7 livros sobre processos de mineração que você deveria ler

A área de mineração é um dos mais antigos e populares setores industriais que existem. No Brasil, por exemplo, ela é reconhecida como área comercial desde o século XVII, com o começo da exploração de carvão e diamante.

De lá para cá, o segmento vem se desenvolvendo a passos largos, absorvendo cada vez mais tecnologias e melhorias nos processos, voltadas desde as extrações até fatores de segurança. Por isso, para quem busca se especializar nesses processos e ampliar sua base teórica, precisa sempre contar com boas literaturas sobre o tema.

Pensando nisso, nesse artigo trouxemos uma lista de ótimos livros sobre os processos de mineração, enriquecendo ainda mais sua biblioteca. Acompanhe!

1. Teoria e Prática do Tratamento de Minérios - Oficina de Textos

No ano de 2014 a editora Oficina de Textos adquiriu os direitos de uma das melhores coleções sobre Tratamento de Minérios que temos no Brasil. O conjunto conta com 6 edições que contemplam as principais etapas dos processos de mineração.

O kit é composto pelas edições:

·         Bombeamento de Polpa e Classificação;

·         Desaguagem, Espessamento e Filtragem;

·         Britagem, Peneiramento e Moagem;

·         A Flotação no Brasil;

·         Manuseio de Sólidos Granulados;

·         Separação Densitária.

2. Lavra de minas - Oficina de Textos

A obra Lavra de minas apresenta de maneira didática os fundamentos dos processos a céu aberto e subterrâneos. Compreendendo os conceitos básicos, detalhes técnicos sobre os métodos de lavra – incluindo extração a seco, via úmida, autossuportados, com suporte artificial e por abatimento –, e a aplicação de novas tecnologias nas operações de lavra.

É um livro fundamental, especialmente para estudantes de Engenharia de Minas, Geologia e Engenharia Geológica; além de obra de referência para Engenharia Civil, particularmente Engenharia Geotécnica, e avaliações de Engenharia Ambiental.

3. Avaliação de empreendimentos e recursos minerais - Oficina de Textos

Os recursos nos processos de mineração apresentam características únicas que os diferenciam intrinsecamente de outros meios naturais. Entre elas, sobressaem sua ocasional e fragmentada distribuição espacial; a incerteza que recai sobre suas características de qualidade e quantidade; seu esgotamento e extinção paulatina e a flutuação cíclica que afeta o preço dos metais; além das cada vez mais exigentes restrições ambientais.

Assim, o livro Avaliação de empreendimentos e recursos minerais sintetiza, de maneira coerente, um conjunto de técnicas e procedimentos estatísticos, geoestatísticos e econômicos que permitem limitar as incertezas e avaliar os erros e flutuações de seus principais parâmetros, além de melhor sustentar projeções e resultados do empreendimento mineral.

 

4. Physics of Coal and Mining Processes - CRC Press

Em todo o mundo, em média, quatro mineiros de carvão morrem por cada milhão de tonelada de carvão recuperada. Melhorar a segurança do trabalho de mineração enquanto responde à necessidade de aumentar a produção, no entanto, é impossível sem o desenvolvimento da física dos processos de mineração.

Este é um ramo da ciência relativamente novo, abordando os problemas que surgem durante a recuperação dos produtos minerais, particularmente questões de segurança como falhas de rocha, explosões de carvão, gás e explosões de metano.

O livro resume os resultados de pesquisas recentes e estabelecidas, incluindo estudos realizados no Institute of Physics of Mining Processes of the National Academy of Sciences na Ucrânia, liderados pelo autor.

5. Environmental Impact of Mining and Mineral Processing: Management, Monitoring, and Auditing Strategies - Butterworth-Heinemann

O livro Environmental Impact of Mining and Mineral Processing: Management, Monitoring, and Auditing Strategies, abrange todos os aspectos relacionados à mineração e ao meio ambiente, incluindo avaliação ambiental nos estágios de planejamento precoce, gerenciamento ambiental durante a operação da mina e identificação de impactos importantes.

Além disso, tecnologias para tratamento de mineração, processamento de minerais e resíduos metálicos também são abordados nessa obra, além do gerenciamento ambiental de resíduos de mineração, incluindo opções de disposição e tratamento de efluentes de mineração.

Bônus

Para completar o acervo, além dos livros físicos abordados até aqui, também recomendamos outras duas obras. Livros digitais, que podem ser baixados gratuitamente e abordam profundamente os processos de mineração. São eles:

6. Tratamento de Minério – CETEM

O Centro de Tecnologia Mineral, reafirmando o compromisso de produzir documentos atualizados e que possam contribuir para o crescimento do setor mineiro e metalúrgico, lança sua 5ª Edição do livro Tratamento de Minério, uma obra ampla com quase mil páginas aprofundadas em diversos processos de mineração.

Vale muito a leitura.

7. A Mineração e a Flotação no Brasil – Uma perspectiva histórica

Por fim, saindo da esfera técnica, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) traz a obra A Mineração e a Flotação no Brasil – Uma perspectiva histórica, contando por meio do Geólogo e Engenheiro de Minas, Axel Paul Noël de Ferran, o desenvolvimento dos diversos tipos de minérios aqui no Brasil, tanto de um viés comercial, quanto exploratório.

Em seus seis capítulos, o autor inicia pela Pré-História da Mineração no Brasil, passando pelos variados processos usados nos diferentes produtos, até alternativas para o futuro. Esta é sem dúvidas uma leitura muito agradável e interessante para seu conhecimento pessoal e profissional.

Gostou dessa nossa lista de leitura sobre processos de mineração? Quer ficar sempre por dentro de notícias sobre a indústria? Então siga nossa página no Facebook e acompanhe novidades!