Como válvulas de diafragma podem ser grandes aliadas nos processos?

Durante anos, a válvula de diafragma foi um dos modelos mais usados para a manipulação e aplicação de fluxos quimicamente agressivos, em que a abrasão e a corrosão são desafios combinados.

Já ao longo dos últimos anos, novas tecnologias foram cuidadosamente desenvolvidas, visando especificamente aplicações mais exigentes, como na mineração, indústrias químicas e petroquímicas. Esses novos estudos ajudam a construir produtos sob uma firme base estabelecida pelos líderes na tecnologia de diafragmas.

A partir desses avanços, ficou fácil contar com mais esse aliado. Saiba mais em nosso post.

Onde são usadas as válvulas de diafragma?

As válvulas de diafragma são usadas em vários setores da indústria, incluindo, como acima mencionado, aplicações quimicamente agressivas. Por exemplo, a polpa encontrada nas aplicações e nos serviços de mineração exigem uma válvula capaz de resistir duramente ao meio abrasivo e poder lidar com alto teor de sólidos.

Certos tipos de válvulas são mais suscetíveis à abrasão e se desgastam rapidamente. Já outras são incapazes de alcançar o fechamento completo ao manusear fluidos com uma porcentagem elevada de sólidos.

Da mesma forma, as válvulas que operam dentro das instalações de fertilizantes fosfatados estão expostas a uma variedade de produtos agressivos e exigentes. Outro exemplo são as fábricas de produção de fertilizantes, que contam com instalações onde há o manuseio de ácidos (ácido sulfúrico e ácido fosfórico), além de líquidos em suspensões e gases que tornam as válvulas suscetíveis à abrasão, corrosão e erosão.

O que resulta de válvulas danificadas no processo?

Quando há a incorreta escolha de válvulas dentro das indústrias com altos teores de corrosão, o resultado evidente é que ocorra desgastes prematuros e peças danificadas. Com isso, as consequências desse estrago podem resultar em vazamentos, emissões de produtos e gases no ambiente, tornando o local insalubre, além de reparos e substituições frequentes de equipamentos.

A consideração dessas questões-chave do processo é imperativa para a seleção bem-sucedida da válvula, tornando o modelo de diafragma uma ótima opção para esse meio.

Com base nisso, na hora de fazer um estudo ou especificação para sua planta, considere sempre as válvulas de diafragma para os processos como um recurso de longa duração e resistência ao ambientes e fluidos mais agressivos.

Gostou desse nosso conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe sempre outras notícias e curiosidades da indústria.