• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Barragem de rejeitos e projeções para o futuro da mineração no Brasil

Barragem de rejeitos e projeções para o futuro da mineração no Brasil

A barragem de rejeitos tem papel fundamental na indústria mineral e na economia nacional, sendo um centro de atenção e análises sobre suas normativas. Reservatório feito de terra, seu processo consiste no armazenamento e separação de resíduos sólidos e água, após a extração de minérios. E é justamente no descarte dos resíduos que nascem as discussões no setor.

A indústria extrativista procura manter-se atualizada com as melhores práticas socioambientais, promovendo congressos para discutir projetos que envolvam temáticas relacionadas à sustentabilidade, segurança ambiental e humana, como aconteceu no último congresso da Exposibram, realizado entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Pontos de destaque e perspectiva para a mineração no Brasil

A Exposibram contou com a participação de diversos especialistas da área de mineração e um dos principais temas discutidos foi a “Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade”, documento produzido para informar quais aspectos serão implementados pelas mineradoras no futuro.

Entre os assuntos abordados na carta está como as mineradoras podem reduzir o consumo de água nas operações e quais são as melhores práticas de segurança para evitar rompimentos nas estruturas das barragens de rejeitos, pensando na vida das pessoas e no meio ambiente. Além disso, melhorar a visão da população diante da indústria extrativista, estabelecendo um diálogo com as comunidades próximas, para que haja um desenvolvimento local. Diversidade e inclusão de mulheres em postos mais altos nas mineradoras também foram assuntos abordados durante as palestras.

No aspecto tecnológico, foi citada a evolução de máquinas controladas de maneira remota, o lançamento de um edital para pesquisa e exploração de 1.000 áreas em novembro de 2019 e, por fim, um acordo com a MAC (Associação de Mineração do Canadá) para ajudar a implementar um plano de sustentabilidade.

As válvulas abrasivas e o setor de mineração

As válvulas abrasivas são responsáveis pelos trabalhos severos na mineração, garantindo a segurança em processos industriais, envolvendo catalisadores, polímeros, produtos químicos, materiais de resíduos ou transporte de suspensões de minerais, ideal para locomover os rejeitos de maneira segura e prática.

A Casa das Válvulas prioriza produtos de qualidade, trabalhando com os melhores fabricantes de válvulas abrasivas, como a New Con, empresa americana fundada em 1979, que fornece materiais com boa durabilidade e pouco risco de vazamento.

Para a Casa das Válvulas, é uma satisfação fazer parte de mais uma edição da Exposibram, acompanhando e fazendo parte do avanço tecnológico e sustentável da indústria mineral, oferecendo produtos com selo de qualidade e segurança das principais marcas do mundo. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.

Deixe uma resposta