+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Um sistema de captação de água em projetos comerciais, normalmente, envolve a coleta de água da chuva no telhado, escoamento de águas pluviais, condensado de manipuladores de ar e águas cinzas de chuveiros e pias de lavatório. Essa água é reutilizada para aplicações não potáveis, como descarga de vasos sanitários, irrigação e torres de resfriamento.
Por compensar o uso de água potável, essa reutilização tem o potencial de economizar milhões de litros por ano para uma única edificação ou mesmo uma planta industrial.
Para garantir a segurança na manipulação do produto, as agências de saúde supervisionam o projeto, garantindo a adequação desses sistemas para captação de água.
No Brasil, o órgão que acompanha todos os projetos é a Agência Nacional de Águas – ANA, definindo as coletas como:
Para atender às demandas de um sistema de captação e tratamento de água adequadamente projetado, são usadas válvulas de muitos tipos. Elas controlam onde os diferentes tipos de fluidos podem ou não podem ir. Os materiais de construção variam de acordo com os regulamentos locais, mas o Policloreto de Vinila (PVC), o aço inoxidável e o bronze são os mais comuns.
Além dos materiais, também é importante focar nos melhores modelos para cada uso. Na seção a seguir, examinaremos os projetos comuns de sistemas de captação de águas pluviais e águas cinzas e como diferentes tipos de válvulas são usados em cada um deles.
Em aplicações críticas, como descarga de vasos sanitários, as diretrizes exigem uma fonte reserva de água, para casos de uso de águas coletadas como fonte primária.
Duas dessas fontes de backup são: 1) conexão direta e 2) lacuna de ar.
A conexão direta requer o uso de uma válvula de pressão reduzida, bem como uma válvula acionada para separar a fonte de água doméstica (potável) da água coletada (não potável). A maioria dos projetistas de sistemas usa uma válvula solenoide, mantida normalmente fechada para essa tarefa. Esta válvula precisa ter um ciclo de trabalho de 100%, ou seja, ela é classificada como energizada 100% do tempo, sem acúmulo excessivo de calor ou falha da bobina.
A prevenção de refluxo nas linhas é uma parte importante de qualquer sistema de captação de água. As válvulas de retenção são comumente usadas para proteger tubulações contra refluxos no momento que uma bomba é desligada e a pressão do sistema é perdida. Elas também são usadas para impedir que a água doméstica ou a água captada sejam refluídas, o que causaria contaminação ou intrusão em locais indevidos.
Pequenas válvulas de retenção, também chamadas de válvulas de injeção, são usadas quando bombas de dosagem estão adicionando cloro ou produtos químicos em uma linha pressurizada.
Modelos maiores, como o wafer, são usadas nos sistemas de transbordamento em tanques de armazenamento, evitando o retorno de esgoto e a invasão de roedores.
Também há as válvulas borboleta, usadas como fechamento para tubos de grande porte, podendo, por exemplo, ser aplicadas em cisternas.
Para todas as necessidades de equipamentos, a Casa das Válvulas possui um portfólio diverso para essa indústria e muitos outros segmentos. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e soluções.
Deixe um comentário