Normas e padrão de flanges: saiba mais sobre ANSI, DIN e AWWA

Normas e padrão de flanges: saiba mais sobre ANSI, DIN e AWWA

Todo tipo de indústria utiliza flanges para conectar tubos em seus processos. Entretanto, nem todos conhecem bem as normas e padrão de flanges, fazendo com que um e outro se diferencie em suas especificações.

Como aqui na Casa das Válvulas trabalhamos com todos os tipos, tamanhos e modelos desse produto, hoje, decidimos trazer um pouco mais dos principais dados de composição para ajudar você a entender qual modelo poderá ser o melhor, com base nas características de seus projetos. Acompanhe!

Normas e padrão de flanges: DIN vs. ANSI

O American National Standards Institute (ANSI) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que coordena os padrões da indústria com base em padrões internacionais para que os produtos dos EUA possam chegar ao mercado global. Em essência, a ANSI atua como um organismo de credibilização para padrões desenvolvidos por outras organizações, empresas, grupos de consumidores e agências governamentais.

Já o Deutsches Institut für Normung (DIN), ou Instituto Alemão de Normatização, desempenha uma função semelhante. No entanto, a DIN é uma organização governamental que incorpora as preocupações alemãs no âmbito das normas europeias e internacionais. A DIN tem um amplo alcance e mais de 30.000 padrões DIN que fornecem cobertura abrangente para vários produtos e tecnologias, assim como normas e padrão de flanges.

A diferença entre os flanges ANSI e DIN

A Norma DIN é mais comumente especificada em países europeus, enquanto ANSI é geralmente especificado nos Estados Unidos e países que utilizam de seus produtos. Portanto, a maioria das fábricas, que seguem o padrão Norte Americano, provavelmente terão tubulação com certificação ANSI, enquanto fábricas semelhantes em países europeus têm tubulação DIN.

Ao trabalhar com tubulação que usa o padrão ANSI, os padrões dos parafusos do flange, as dimensões da válvula face a face e os requisitos de pressão estarão todos em medidas padrão (polegadas e PSI). Os padrões DIN usam medidas métricas (mm e bar) para medir os tamanhos e pressões da válvula e do flange.

normas e padrão de flanges ANSI, DIN e AWWA

Em geral, empresas americanas ou as que dependem de outros materiais que seguem suas normas, como as dos setores automotivo e alimentício, optam por trabalhar com a ANSI. Já as empresas europeias geralmente sempre empregam DIN, mesmo se a fabricação ocorrer nos Estados Unidos ou em outros países.

Normas e padrão de flanges: AWWA vs. ANSI

Seguindo no padrão americano, outra norma mundialmente comum é a da American Water Works Association (AWWA). Esta é a maior associação científica e educacional sem fins lucrativos dedicada à gestão e tratamento da água, o recurso mais importante do mundo.

Fundada em 1881, como um fórum para profissionais da água, a AWWA é o recurso autorizado para conhecimento, informação e defesa para melhorar a qualidade e o abastecimento de água na América do Norte e além.

Por mais de 100 anos, a AWWA desenvolveu padrões voluntários de requisitos mínimos, materiais, equipamentos e práticas usadas no abastecimento de tratamento de água. Eles são usados ​​por milhares de fabricantes, distribuidores e instalações em todo o mundo para garantir produtos e serviços da mais alta qualidade.

A diferença entre os flanges AWWA e ANSI

Tanto a AWWA quanto a ANSI têm completas normas e padrão de flanges e os dois padrões são diferentes de várias maneiras. Os padrões AWWA fornecem propriedades de flange destinadas apenas para uso em água potável. Em contraste, os padrões ANSI são voltados para aplicações de flange industriais em geral. Por exemplo, as classificações de flange AWWA são aplicáveis ​​apenas à temperatura atmosférica, enquanto as classificações ANSI cobrem instalações de flange de -29°C a 816°C.

A ANSI cobre flanges de classe numerada de 150 a 2500 libras, e os padrões AWWA abrangem flanges de classe B, E, F e a conexão de classe D comumente usada. Outro ponto é que a AWWA fornece classificações para uma faixa muito mais ampla de tamanhos de tubos nominais (3″ -144″) do que a ANSI fornece (1/2″ – 24″).

Finalmente, os padrões de flange ANSI e AWWA diferem na amplitude das aplicações discutidas. A ANSI inclui informações para conexões auxiliares soldadas e rosqueamento, enquanto a AWWA não aborda essas instalações. Além disso, o padrão AWWA abrange apenas flanges cegos, flanges sobrepostos e flanges de ferro fundido com rosca, enquanto o padrão ANSI inclui todos os tipos de flange.

Diversas normas e padrão de flanges

Com tantos modelos, características, normas e padrão de flanges, fica fácil se perder na escolha e no fornecedor adequado para as necessidades de seus projetos. A boa notícia é que a Casa das Válvulas possui um amplo estoque de flanges, das três principais normas mundiais e, com isso, poderá ajudar você a completar suas montagens de forma prática e despreocupada.

Além disso, nossa localização estratégica em Contagem (MG), próxima às BRs 381, 040 e 262 e MG 040, facilita o trabalho de logística e das transportadoras, permitindo uma entrega mais rápida em todas as regiões do país. Nossa empresa está preparada e estruturada para atender seus pedidos e garantir a entrega dos seus produtos!

Comentários

jorge cavalcante

Muito importante essa sua explanação das Normas internacionais sobre flangeamento, sinto me muito feliz quando alguém se preocupa e dedica se com outros do nosso ramo.

Responder
    Casa das Válvulas

    Muito obrigado pelo retorno Jorge. Acompanhe sempre nossos conteúdos!

    Responder

Deixe uma resposta

*