• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Otimização de processos: análise do desempenho de válvulas

Otimização de processos: análise do desempenho de válvulas

A otimização de processos diz respeito à organização das demandas operacionais (instrumentos, equipamentos, limites e capacidade da produção) e tem o intuito de aumentar a entrega de produção por meio de uma plataforma de controle.

Utilizar ferramentas de monitoramento e detecção, por meios digitais, faz parte do chamado Controle Avançado, uma técnica capaz de prever a variabilidade da ação pela utilização de modelos que apresentem o comportamento daquele sistema, e assim, estruturar estratégias mais assertivas.

Entre os benefícios dessas tecnologias de Controle Avançado está o aumento da produção e rendimento, a redução dos custos, aumento da eficiência energética e alta performance das válvulas e conexões.

Tecnologia – principal aliada para processos industriais mais competitivos

O setor industrial tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Com o aumento da competitividade e a transformação digital, as empresas buscam cada vez mais eficiência em suas operações, com base no conceito de Lean Manufacturing.

Lean Manufacturing, também conhecida como manufatura enxuta, é um método de gestão focado na redução de desperdícios na produção, para melhorar a qualidade dos produtos e diminuir custos, e faz parte da Indústria 4.0 a análise do desempenho de válvulas que vai ao encontro à essas mudanças.

Otimizar processos com base em dados de desempenho das válvulas significa: coletar, compilar, interpretar e utilizar informações mais precisas sobre esses componentes, disponibilizadas por meio digital.

A automação das válvulas nos processos industriais

Após a instalação de uma válvula de controle, é essencial testar seu acionamento com periodicidade, assim como efetuar testes de vedação até chegar em diagnósticos conclusivos.

Nesse ponto, a tecnologia vem como aliada ao processo. Existem softwares que identificam a modelagem das falhas e criam algoritmos de resposta para a detecção e identificação delas, por meio da utilização de uma rede neural (RNA) que tenha uma base de dados para comparação.

Essas informações simulam um sistema dinâmico, trabalhando de forma normal, com possíveis falhas frente a diferentes plantas e controladores, e, a partir daí, comprovam o trabalho do componente corretamente, alcançando a alta performance no processo todo.

Na produção de bioprodutos (originados de biomassa), como papel e celulose por exemplo, todo processo contém informações importantes. Se esses dados forem utilizados de maneira estratégica, será possível obter benefícios expressivos, inclusive na maior eficiência de utilização das válvulas. E esse mapeamento da base instalada dos componentes é feito pelo uso da tecnologia desses softwares especiais.

Competitividade, tecnologia e qualidade

Com a Internet Industrial das Coisas (IIoT), as soluções e modelos operacionais orientados por dados não estão mais restritos a processos individuais e isolados do setor.

Por meio de ferramentas digitais como softwares avançados o desenvolvimento de soluções inteligentes em análise de desempenho das válvulas evolui a cada ano, assim como a qualidade desses componentes.

É preciso adequar-se a essa nova realidade, acompanhando a Indústria 4.0 e soluções de qualidade, visando o aumento da competitividade.

Nesse contexto, a Casa das Válvulas comercializa a conexão necessária, acompanhando a evolução da tecnologia e facilitando esse trabalho de análise, uma vez que os fabricantes que a empresa representa são referências de qualidade mundial.

Deixe uma resposta