• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Pesquisa Mineral no Brasil e oportunidades de melhoria de performance

Pesquisa Mineral no Brasil e oportunidades de melhoria de performance

A pesquisa mineral é uma etapa importante do trabalho desempenhado pelos engenheiros e técnicos de uma mineradora. Essa tarefa consiste em avaliar as condições, substâncias e benefícios que uma jazida pode proporcionar por meio de um ou mais elementos que podem ser retirados da superfície ou interior da terra. Porém, o foco principal é obter informações geológicas e técnico-científicas. 

Contexto da pesquisa mineral no Brasil

Com o avanço da tecnologia na indústria mineral, alguns novos depósitos de minerais estratégicos foram descobertos: lítio, cobalto, terras raras e a grafita – as pesquisas são conduzidas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Com base em um estudo desenvolvido pela CPRM, em quatro anos (2012-2016) foram descobertos 45 corpos rochosos com minerais de lítio, sendo 20 exclusivos, na região do Vale do Jequitinhonha (MG). O trabalho resultou em 42 novos requerimentos para estudos na mesma área.

Em 2017, a CPRM também realizou outra pesquisa, desta vez, por meio do Projeto Grafita, em que foi feito um levantamento para identificar quais seriam as melhores áreas para estudar geologia e geoquímica, mercados em crescimento desde o último ano. Os locais escolhidos foram a divisa de Bahia e Minas Gerais, sul do Tocantins e a região central do Ceará.

Para os próximos anos, uma pesquisa será implementada para estudar o cobalto em Goiás (Santa Fé, Niquelândia e Barro Alto) e no Pará (Vermelho e Quatipuru). O projeto é realizado em parceria com a Agência Alemã de Recursos Minerais do Instituto Federal de Geociências e Recursos Naturais (BGR/Dera).

Soluções para melhorar a performance da pesquisa mineral 

A indústria extrativista está crescendo em virtude das pesquisas realizadas em campo e, consequentemente, mantém o mercado aquecido, como vimos acima nos estudos da CPRM.

Em busca das principais tendências da mineração, a Casa das Válvulas esteve presente na Exposibram, congresso organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG). 

Em parceria com a empresa Crane, a Casa das Válvulas apresentou soluções para melhorar a performance, desempenho e segurança da indústria mineradora.

“A Crane é uma multinacional norte-americana com atuação global e, em conjunto com a Casa das Válvulas, destacou os modelos: válvulas de esfera metal-metal da Krombach, assim como da linha da Xomox de válvulas macho e das revestidas por teflon. Para 2020, a nossa expectativa é crescer no mercado de mineração no Brasil, principalmente nas aplicações de produtos químicos e na parte de minérios de cobre e ouro”, explicou Renê Fernandes, gerente de vendas da Crane.

Deixe uma resposta