• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Por que as válvulas de ar são necessárias em aplicações de água?

Por que as válvulas de ar são necessárias em aplicações de água?

Um sistema de tubulação de água depende da remoção contínua de ar e gases residuais para que a operação seja segura. A válvula de ar, mais conhecida como válvula ventosa, é responsável pelo desempenho eficiente desse processo.

As válvulas ventosas, eliminadoras de ar, são projetadas para expelir o ar retido que se acumula nos pontos altos de uma tubulação. Essa válvula elimina o ar continuamente a partir de um sistema, liberando pequenas quantidades de ar antes que grandes bolsões possam se formar dentro da tubulação.

Essa válvula agirá aberta ou fechada. Se for aberta, só fechará quando a pressão de refluxo estiver concluída. Caso contrário, só abrirá quando houver pressão suficiente para atingir ou exceder a pressão da válvula. E esse é só um exemplo da relevância desse componente na operação.

Funcionamento preciso contra vazamentos

Para evitar o problema de ar aprisionados no sistema, podendo acarretar graves perturbações ao escoamento, as válvulas são instaladas em pontos específicos da linha e, durante seu funcionamento, usualmente a ventosa é usada para expelir o ar acumulado nesses pontos, permitindo assim a rápida passagem de ar em condições de subpressão.

Sua dinâmica de funcionamento acontece da seguinte forma: com a câmara cheia de líquido, o flutuador é empurrado para cima pelo empuxo exercido pela água e obtura o orifício do niple. Durante o funcionamento da rede, o ar fica acumulado no interior da ventosa, o empuxo diminui, o flutuador desce e o ar concentrado então é eliminado pelo orifício do niple.

Logo, entre as vantagens que as válvulas de ar podem proporcionar a uma aplicação de água, além da precisão no processo, é possível citar a eficiência energética no abastecimento de água, pois uma perda de carga adicional em um sistema de tubulação para líquidos diminuiria o fluxo e aumentaria o consumo de energia necessário para bombear esse conteúdo interno. Além disso, haverá mais segurança, já que essas válvulas impedem o estouro da tubulação, por ruído do sistema e corrosão, especialmente a provocada por sulfeto de hidrogênio.

Fatores importantes desse processo

A válvula de ar, ou ventosa, faz fluir um sistema de água a cada partida da bomba, com equilíbrio entre pressão atmosférica, flutuabilidade, velocidade e tensão controlada de fluidos com a parede do tubo.

Conclui-se, então, que esse tipo de componente é necessário em vários setores, desde residências até indústrias, inseridas no controle da direção e integridade da água. Para um resultado satisfatório, o conhecimento dos profissionais responsáveis pela instalação, assim como a escolha dos fabricantes desses componentes, é essencial.

A Casa das Válvulas é especialista no fornecimento de soluções e aplicações de água, trabalhando com as melhores marcas, nacionais e internacionais. Acione a equipe de consultores da empresa e conheça o portfólio de conexões para esse segmento.

Deixe uma resposta