• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Quais são os revestimentos internos de válvulas para sistemas hidráulicos?

Quais são os revestimentos internos de válvulas para sistemas hidráulicos?

O revestimento para válvulas de sistemas hidráulicos serve para proteger os componentes contra a corrosão, o desgaste, as escoriações e os danos por cavitação. Tais problemas, se não tratados, além de prejudicar o desempenho, podem culminar em vazamentos e contaminações.

No entanto, quando falamos de revestimento, eles são separados entre externos e internos. A primeira opção, geralmente, é feita por tintas e inorgânicos para proteger as superfícies. Os internos são mais complexos porque precisam de mais atenção e cuidado.

Antes de fazer qualquer revestimento interno, a empresa deve considerar algumas perguntas, como: por que o equipamento está sendo revestido? No sistema de tubulações e válvulas, a resposta costuma ser a resistência à corrosão. Entretanto, outros pontos merecem a mesma atenção:

 

  • O revestimento será exposto a quais fatores (vapores químicos, temperatura, respingos ou derramamento de produtos químicos etc)?
  • Qual a durabilidade esperada do revestimento?
  • E qual o orçamento para o revestimento?

 

 

Importância dos revestimentos epoxy ligado por fusão e líquido para sistemas hidráulicos 

Na indústria de tratamento de água, o revestimento mais comum e utilizado pelos engenheiros e técnicos é o epoxy ligado por fusão e líquido. Os dois são baseados em sistemas epoxy termo – ajustados com resistência à corrosão – e estão descritos na Norma AWWA C550, da Americam Water Works Association.

 

Diferença entre revestimentos em sistemas hidraúlicos:

  • Epoxy ligado por fusão: é aplicado a componentes pré aquecidos na forma de pó em um processo de leito eletrostático ou fluidizado, seguido de cura térmica. 
  • Epoxy líquido: é um material misto de dois componentes aplicado por spray, pincel ou outros métodos e cura quimicamente após a aplicação.

Ambos os revestimentos são capazes de fornecer um acabamento duro, suave e brilhante, sendo o mais indicado para os interiores das válvulas. Sua resistência a danos em função do manuseio pode ser comparada por meio da revisão de sua resistência ao impacto direto, de acordo com a ASTM D2794, e da resistência à aderência, de acordo com a ASTM D4541. 

O AWWA C550 requer uma força de impacto mínima de 20 in-lbs, que pode ser atendida pelo epoxy líquido, mas normalmente não é relatada quantitativamente. Os revestimentos epóxi ligados por fusão, normalmente, têm o dobro da resistência ao impacto e podem chegar a 160 in-lbs. 

A força de adesão também é raramente publicada para epoxy líquido, mas foi medida para estar na faixa de 1000 a 3000 psi, quando boas práticas de preparação de superfície são seguidas. Em geral, os revestimentos epoxy ligados por fusão exibem duas vezes a força de adesão na faixa de 3000 a 6000 psi.

Os revestimentos de epoxy são eficientes para sistemas hidráulicos. Eles evitam a corrosão e o desgaste nas válvulas, além de promover um fluxo eficiente de fluido por meio dos sistemas de tubulação.

 

Revestimento interno da Resistoflex distribuído pela Casa das Válvulas

A Resistoflex é o maior fabricante mundial de tubulações e acessórios com revestimentos internos de plástico. A Resistoflex oferece uma gama variado de revestimentos, sendo o seu grande diferencial. Entre os tipos, podemos mencionar:  

  • PTFE. 
  • PP. 
  • PVDF.
  • ETFE. 
  • Polietileno de alta densidade.

“Todos esses revestimentos visam proteger os sistemas hidráulicos dos problemas de corrosão”, segundo Rene Fernandes, engenheiro e sales manager da Crane. A Resistoflex fabrica desde tubulações, acessórios, mangueiras e juntas de expansão em diâmetros de 1 até 48 polegadas. 

Quer evitar a corrosão do sistema hidráulico da sua empresa? Entre em contato com a Casa das Válvulas, temos o portfólio completo de soluções para atender a sua indústria.

Deixe uma resposta