• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Recursos Minerais: principais produtos extraídos em solo nacional

Recursos Minerais: principais produtos extraídos em solo nacional

O Brasil é um país conhecido pela prática da extração de minério de ferro desde a época colonial. Nossos recursos minerais têm histórico de impulsionar a economia, com influência direta no PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), a indústria mineral brasileira representa 4% do PIB e contribui com 25% do saldo comercial. Consequentemente, gera muitos empregos. São mais de 180 mil diretos e mais de 2,2 milhões indiretos.

Esse desempenho positivo está ligado à preciosidade e aplicabilidade desses minérios aqui e no restante do mundo.

Recursos minerais brasileiros

O território nacional é imenso e possui uma formação rochosa antiga, o que justifica a grande quantidade de minerais. Os mais conhecidos são o ouro, o cobre e o nióbio. O último é extremamente utilizado na indústria de tecnologia, como nos computadores, assim como em turbinas de aviões e aparelhos de ressonância magnética.

No entanto, existem os minerais chamados metálicos, como ferro, manganês e a bauxita (um minério de alumínio), que compõem parte da riqueza do Brasil.

O ferro está entre os cinco maiores minérios produzidos no país. Ele é extraído principalmente na região de Minas Gerais (o chamado Quadrilátero Ferrífero), no sudeste do Pará e no Mato Grosso do Sul. O MME afirma que o minério de ferro detém 93% das exportações nacionais.

O manganês também é muito utilizado na produção do aço e produtos químicos, encontrado sobretudo no estado do Amapá, assim como Minas Gerais e Serra dos Carajás, no Pará.

A bauxita, importante matéria-prima do alumínio, é usada na fabricação de eletrodomésticos, materiais elétricos, entre muitos outros produtos. O Brasil é a terceira maior reserva do mundo desse minério, com uma produção de aproximadamente 17,4 milhões de toneladas e jazidas em Minas Gerais e Pará.

São muitos fatores que envolvem o trabalho de extração de todos esses minérios. São exigidos investimentos por parte de mineradoras e governos, além de máquinas, equipamentos e componentes de precisão e qualidade.

As válvulas e o segmento de Mineração

Nesse contexto, as válvulas para mineração são os componentes responsáveis para bloquear a passagem dos minérios, fluidos sólidos em suspensão e polpas abrasivas.

Podemos destacar como as mais usadas no processo de extração de recursos minerais as válvulas guilhotina, globo e a mangote.

Esses componentes podem ser aplicados em áreas como de polpas de minérios e minerais, lamas abrasivas em geral, materiais de argilas, garimpos e areias. Elas vedam totalmente, o que faz com que não haja as sublevações e o fluxo não entre em contato com as partes metálicas.

Seu material pode ser de aço carbono, aço inoxidável ou ferro fundido nodular. Suas principais qualidades exigidas são a resistência contra impactos e vedação e controle impecáveis.

A Casa das Válvulas trabalha com produtos específicos e utilizados para todos os tipos de mineração. Compreendemos o papel determinante da performance desse componente em ambientes que exigem altos níveis de controle. Por isso, a empresa busca a solução ideal, que atenda as mais altas especificações do mercado.

Agende uma reunião com um de nossos consultores e conheça mais de nossas soluções!

Deixe uma resposta