Válvula Borboleta: a válvula mais popular no Brasil

Válvula Borboleta: a válvula mais popular no Brasil

Uma válvula borboleta é uma válvula de movimento rotacional de um quarto de volta, que é usada para parar, regular e iniciar o fluxo. Uma válvula borboleta tem um disco que é montado em um eixo giratório. Quando a válvula borboleta está totalmente fechada, o disco bloqueia completamente a linha. Quando a válvula borboleta está totalmente aberta, o disco está em ângulo reto, paralelo ao fluido.

Não importa se você está apenas começando na indústria ou se já trabalha nisso há décadas – você provavelmente já ouviu falar de válvulas borboleta. Eles são um dos tipos mais comuns de válvulas na indústria, e com razão. Por isso, esta é uma das válvulas mais populares no Brasil.

Componentes da válvula borboleta

A válvula borboleta consiste em apenas quatro componentes principais: corpo, disco, haste e sede.

Corpo da válvula borboleta: As válvulas borboleta geralmente têm corpos que se encaixam entre dois flanges, sendo o mais comum o design do corpo tipo lug e wafer.

Disco da válvula borboleta: O disco é obturador da válvula que interrompe o fluxo – é equivalente a um plugue em uma válvula plug, a gaveta em uma válvula gaveta  ou uma esfera em uma válvula de esfera. Existem variações no design e orientação do disco para melhorar o fluxo, vedação e/ou torque de operação.

Haste da válvula borboleta: A haste da válvula borboleta pode ser um projeto de eixo de uma peça ou de duas peças (haste dividida). A haste em projetos com sede mais resiliente é protegida do fluido, permitindo assim uma seleção eficiente de material com relação ao custo e às propriedades mecânicas.

Sede da válvula borboleta: A sede de uma válvula borboleta de sede resiliente utiliza um ajuste de interferência entre a borda do disco e a sede para fornecer o fechamento. O material do assento pode ser feito de muitos elastômeros ou polímeros diferentes. O assento pode ser colado ao corpo, pode ser pressionado ou travado.

Válvula Borboleta: a válvula mais popular no Brasil

Vantagens da válvula borboleta

As válvulas borboleta são fáceis e rápidas de abrir

Uma rotação de 90° do manípulo proporciona um fecho ou abertura completo da válvula. As válvulas borboleta grandes geralmente são equipadas com a chamada caixa de engrenagens, onde o volante por engrenagens é conectado à haste. Isso simplifica a operação da válvula, mas em detrimento da velocidade.

As válvulas borboleta são relativamente baratas de construir

As válvulas borboleta requerem menos material devido ao seu design. O mais econômico é o tipo wafer que se encaixa entre dois flanges de tubulação. Outro tipo, o projeto de lug, é mantido no lugar entre dois flanges por parafusos que unem as duas peças e passam por orifícios na carcaça externa da válvula. Além disso, os materiais comuns das Válvulas Borboleta são geralmente mais baratos.

Altamente eficiente

Uma das principais razões pelas quais as empresas e trabalhadores preferem válvulas borboleta é porque elas são eficientes. Além disso, esses modelos são fáceis de ajustar e exigem um esforço mínimo dos trabalhadores devido às válvulas borboleta com várias opções de atuação. Finalmente, a construção simples e leve torna as válvulas borboleta uma das válvulas mais fáceis de manter.

Disponível em vários tamanhos

As válvulas borboleta são uma das opções mais versáteis disponíveis para a indústria porque estão disponíveis em diversos tamanhos. As opções de tamanho tornam essas válvulas compatíveis com a maioria das tubulações, independentemente do tamanho da linha. Em alguns casos, uma determinada tubulação pode precisar de uma válvula de tamanho compacto, e a válvula borboleta é a melhor opção para essa necessidade.

Ótima vedação em cenários de baixa pressão

Cada válvula no mercado tem seus próprios pontos fortes e fracos. No entanto, as válvulas borboleta têm capacidades de vedação excepcionais para qualquer situação que envolva baixa pressão. A razão pela qual essas válvulas são ideais em cenários de baixa pressão é porque o disco é leve, o que torna a vedação muito mais fácil. Se você tiver que selar um fluxo de alta pressão, talvez seja melhor usar uma válvula de esfera, pois é uma alternativa mais pesada.

Válvula Borboleta: a válvula mais popular no Brasil

Aplicações da Válvula Borboleta

As válvulas borboleta podem ser usadas em uma ampla gama de aplicações. Elas funcionam bem em aplicações de água de grande volume e aplicações de polpa. A seguir estão algumas aplicações típicas das válvulas borboleta:

  • Água de refrigeração, ar, gases, proteção contra incêndio etc.
  • Lodo e serviços similares
  • Serviço de vácuo
  • Serviços de água e vapor de alta pressão e alta temperatura
  • Aplicações de Ar Comprimido ou Gás

As válvulas borboleta, embora não pareçam muito no início, são extremamente benéficas e amplamente aceitas como padrão na indústria de tubulação. Se você está procurando novas válvulas para sua tubulação com baixa pressão, não procure mais, use válvulas borboleta.

Você já viu algumas das vantagens de usar uma válvula borboleta industrial, agora é hora de aplicá-las aos seus projetos!

Deixe uma resposta

*