Aplicação da Válvula de Esfera na Indústria de Alimentos e Bebidas

Aplicação da Válvula de Esfera na Indústria de Alimentos e Bebidas

A área de alimentos e bebidas é uma das indústrias mais abrangentes, desempenhando um papel importante no dia a dia das pessoas. Esta indústria envolve o processamento de bebidas, sopas e refeições prontas, condimentos, laticínios, produtos processados ​​e enlatados. Para tornar os processos pelos quais passam seguros e livres de contaminação, eles utilizam uma variedade de produtos sanitários e de controle, como a válvula de esfera.

Garantir a segurança dos processos pelos quais o produto tem contato é a prioridade das empresas de processamento de alimentos. A indústria de alimentos e bebidas atende a ao consumo humano, então, claramente, não queremos casos de contaminação e mau funcionamento da máquina.

A parceria desses processos de alimentos com o tipo certo de válvula de esfera promoverá melhoria, eficiência e redução de custos. Para você ter uma ideia, veja aqui como as válvulas de esfera funcionam e como elas são importantes na indústria de alimentos e bebidas.

Entendendo o funcionamento da válvula de esfera

Então, como funciona uma válvula de esfera? As válvulas de esfera são dispositivos utilizados para regular ou interromper o fluxo através de uma esfera com um recurso de fechamento hermético. A esfera tem um orifício cilíndrico oco que se alinha com a tubulação quando a válvula está na posição aberta.

Quando está fechado, a esfera gira perpendicularmente à tubulação, assim o fluido é impedido de passar. Além de seu recurso de fechamento hermético, as válvulas de esfera também são conhecidas por seu sistema de controle eficiente em termos de tempo.

Pertencentes à família de válvulas de um quarto de volta, as válvulas de esfera não requerem muito tempo para ligar e desligar. Ao contrário das válvulas gaveta, elas são muito resistentes durante as operações, considerando que realizam um controle com eficiência.

As válvulas de esfera são uma ótima opção para processos na indústria de alimentos e bebidas. Sua composição, em termos de material, é projetada para ser durável em diferentes condições ambientais e parâmetros necessários.

Existem vários tipos de válvula de esfera que atendem a diferentes aplicações. Elas variam em tamanho, composição de material, recursos e serviços que atendem. As válvulas de esfera também são classificadas como válvulas de alta pressão. São projetadas para controlar as operações de fornecimento de vapor pelas quais a indústria de alimentos e bebidas passa durante a produção. Diferentes suprimentos de vapor são classificados em diferentes graus, identificando o quanto estão expostos à contaminação.

Três classificações de vapor de acordo com o grau

Três classificações de vapor são usadas na regulação das operações de alimentos e bebidas. Estes incluem vapor da planta, vapor filtrado e vapor limpo. Essas três classificações variam em grau e desempenho na indústria de alimentos e bebidas.

Vapor de planta

Um vapor de planta é um sistema de vapor estabelecido com o menor grau de vapor. Devido a esta classificação, eles são mais propensos à contaminação em comparação com os outros dois. A contaminação é determinada por uma variedade de fatores como matérias-primas utilizadas, sistema operacional correto, outros processos envolvidos e produtos químicos usados ​​nas operações.

Vapor filtrado

O vapor filtrado é um sistema de fornecimento de vapor garantido com segurança para que os meios passem por um filtro de aço inoxidável. Eles são identificados como sistema de abastecimento de nível médio.

Vapor Limpo

Considerado como o fornecimento de vapor com o mais alto grau, o vapor limpo é estabelecido como o melhor fornecimento de vapor para processos de qualidade crítica.

Independentemente do sistema de vapor usado nas operações da indústria de alimentos e bebidas, a válvula de esfera é necessária para regular e interromper as operações. Isso mantém a qualidade do sistema operacional evitando casos de deterioração.

O uso de válvulas de esfera de qualidade superior ajudará na regulação da velocidade exigida pelo vapor. Há também casos em que o excesso de velocidade é utilizado para interromper a operação do abastecimento em um determinado trecho de uma tubulação.

O papel da válvula de esfera nas operações de alimentos e bebidas

A indústria de alimentos e bebidas está envolvida no dia a dia das pessoas. Das bebidas aos condimentos e especiarias, estes pertencem ao mesmo grupo. Mais do que apenas processos, esta indústria presta atenção ao armazenamento, regulação de temperatura, limpeza, enchimento, dosagem, mistura e dosagem.

Já o envolvimento da válvula de esfera na indústria de alimentos e bebidas é classificado em duas atividades. Uma delas são válvulas com contato direto com o meio. Elas estão envolvidas principalmente em operações de processamento de alimentos para regular e interromper o fluxo dentro de um parâmetro necessário. Por outro lado, as válvulas de esfera também são usadas no sistema de utilidades, onde são usadas para controlar o fluxo de vapor e água através da tubulação.

Independentemente dos serviços que as válvulas de esfera atendem, as válvulas com contato direto com os alimentos e materiais são criteriosamente examinadas. Uma vez que estes são para consumo humano, a contaminação é o maior dos problemas da indústria de alimentos e bebidas.

Válvula de esfera sanitária para processamento de bebidas

As válvulas sanitárias são projetadas para uso em aplicações que exigem processamento limpo ou estéril. Para que uma válvula seja considerada sanitária, ela NÃO deve ter fendas ou cavidades para impedir que as bactérias se alimentem e se multipliquem.

As superfícies molhadas (que entram em contato com o processo) devem ser polidas e seus raios devem ter um tamanho mínimo para evitar toda e qualquer retenção de produtos. As válvulas de esfera sanitárias fornecem fechamento hermético e controle característico.

Existem muitos tipos de válvulas sanitárias como globo, diafragma, pinça, faca ou borboleta, só para citar alguns. Mas para o processamento de bebidas, preferimos as válvulas de esfera sanitárias, pois possuem alta rangeabilidade devido ao design do elemento regulador, sem as complicações de cargas laterais típicas das válvulas borboleta ou globo.

Modelos em plástico, latão e outros materiais são aceitáveis ​​para uso em aplicações sanitárias, mas o aço inoxidável é preferido pela maioria. Algumas das aplicações de válvulas sanitárias mais comuns são usadas no processamento de laticínios, fabricação de cerveja e fabricação de vinhos, entre outras.

Conheça mais de nossas válvulas sanitárias e outros produtos com nossos representantes.

Deixe uma resposta

*