Sistema à prova de bolhas: Por que a Válvula Esfera é a escolha perfeita?

Sistema à prova de bolhas: Por que a Válvula Esfera é a escolha perfeita?

Válvula Esfera. As utilidades mais comuns passam pelos processos mais extremos. Pense em sistemas de resfriamento, no combustível que entra nos carros e até na água corrente disponível na torneira.

Esses fluidos passam por procedimentos rigorosos antes de assumir a forma familiar que conhecemos. As válvulas são essenciais para controlar e gerenciar o fluxo de fluidos em seus diversos estados. Embora muitos tipos estejam disponíveis, a válvula esfera é o componente mais comum e versátil que mantém os sistemas de tubulação à prova de bolhas.

Como funciona a Válvula Esfera?

Os nomes para os tipos de válvulas são sugestivos com base na forma que elas operam. Por exemplo, uma válvula esfera utiliza um implemento esférico com um furo cilíndrico em seu centro. A “bola” gira com a ação oscilante do manípulo da válvula. Seu orifício, também conhecido como porta, pode assumir uma posição fechada ou aberta à medida que a esfera gira 90 graus.

Na posição aberta, a porta se alinha com a direção da tubulação e do fluxo. Esta orientação permite que o fluido passe através da abertura. Por outro lado, a posição fechada coloca a abertura perpendicular ao caminho do fluido para evitar seu fluxo. Projetos convencionais levam um quarto de volta para abrir ou fechar uma válvula esfera, o que permite uma resposta rápida.

Devido à maneira como as válvulas esfera funcionam e os modos de operação permitidos, sua finalidade em um sistema é principalmente iniciar ou interromper o fluxo de fluidos. No entanto, sua aplicação pode se estender a serviços de regulagem moderada, pois as válvulas esfera oferecem uma maneira de regular líquidos e gases, abrindo para aliviar a pressão.

Exemplos de uso típico da Válvula Esfera

Como os projetos de Válvulas Esfera padrão são compactos e de baixa manutenção, eles são a escolha certa em muitas instalações de processamento. O design simplista de uma Válvula Esfera a torna uma opção versátil que atende a várias aplicações em diferentes indústrias.

Você encontrará Válvulas Esfera usadas nos estágios upstream e downstream da indústria de petróleo e gás, processamento químico e outras aplicações residenciais e comerciais. Os fluidos nesses processos podem vir como líquidos viscosos, pastas, gases ou até mesmo substâncias químicas corrosivas.

O movimento de varredura da esfera enquanto ela desliza dentro do corpo da válvula para abrir ou fechar a válvula torna, muitas vezes, esses dispositivos adequados para fluidos que contêm sedimentos ou sólidos em suspensão.

Além disso, os componentes da construção desta válvula garantem que ela suporte os diferentes tipos de fluidos que passam. Por exemplo, uma válvula para aplicações criogênicas exigirá uma liga metálica especial, enquanto uma válvula que lida com produtos químicos pode exigir alternativas não metálicas e vedações resistentes à corrosão.

Vantagens e desvantagens do uso da Válvulas Esfera

As vantagens de usar uma Válvula Esfera incluem permitir altas capacidades de fluxo com baixa queda de pressão. Essa característica se traduz em menores perdas de carga para o sistema.

Enquanto isso, a posição fechada oferece uma vedação hermética que resulta em baixo vazamento. A rapidez de alternar entre os dois modos operacionais também é uma vantagem adicional.

Por outro lado, existem algumas desvantagens no uso de Válvulas Esfera, especialmente se estiver trabalhando em condições extremas. Os sistemas de alta pressão, juntamente com a ação de abertura rápida de uma Válvula Esfera, podem causar um aumento de pressão que pode danificar o equipamento a jusante. Além disso, existe o risco de degradação se os componentes internos de uma Válvula Esfera não forem adequados para serviço de alta temperatura.

Pesando as vantagens e desvantagens, tudo se resume a ter o tipo adequado de válvula para a finalidade pretendida. Uma Válvula Esfera geralmente é um bom ponto de partida para a maioria das aplicações que visam controlar se deve ou não permitir o fluxo. À medida que você aprende mais sobre o seu sistema, pode avaliar se a Válvula Esfera é o mais adequado.

Por exemplo, uma Válvula Esfera geralmente fornecerá melhores características de fechamento do que uma válvula gaveta. No entanto, você pode considerar o uso de uma válvula gaveta se antecipar a necessidade de realizar manutenção e serviços frequentes.

Outra consideração é a extensão do controle que seu sistema requer. As Válvulas Esfera são confiáveis ​​e duráveis ​​para aplicações on/off. Mas para um controle mais preciso do fluxo, uma válvula globo pode ser mais apropriada.

Melhores aplicações para cada tipo de válvula

Seja servindo como dispositivos manuais ou com variantes acionadas, a versatilidade das Válvulas Esfera permite sua implementação em uma ampla gama de aplicações. Uma Válvula Esfera à prova de fogo, por exemplo, pode suportar condições extremas enquanto responde à presença de calor intenso. Essas características são essenciais em indústrias que trabalham com fluidos combustíveis e sistemas de combate a incêndio.

Um processo adequado de seleção de válvulas também consideraria outros componentes usados ​​ao longo do sistema. Por exemplo, o uso de Válvulas Esfera para controlar certas características do fluxo antes ou depois de uma bomba também pode, consequentemente, ajudar a própria bomba a operar em condições seguras, maximizar sua eficiência, evitando tensões excessivas.

Lembre-se de que, embora as válvulas individuais sejam essenciais por si mesmas, elas também representam apenas partes de um sistema mais amplo e bem vedado. A Casa das Válvulas atende a todos os segmentos da indústria. Trabalha com parceiros que prezam por tecnologia e inovação e tem um portfólio de válvulas e componentes que vai ajudar você com todas as demandas de projeto e manutenção.

Para conhecer a variedade de aplicações e processos, entre em contato conosco e confira!

Deixe uma resposta

*