Entenda agora como funciona e a importância da Válvula Fire Safe

Entenda agora como funciona e a importância da Válvula Fire Safe

Uma válvula é considerada a prova de fogo quando ela é capaz de manter a vedação e conter o fluido mesmo quando envolvida por um incêndio.

Nos últimos anos, muitos fatores contribuíram para o aumento da demanda por válvulas seguras contra incêndios, também chamada de Válvula Fire Safe. Isso porque engenheiros e gerentes de fábricas têm enfrentado o aumento de custo do seguro por responsabilidade e danos materiais.

Além disso, houve um endurecimento das normas ambientais e de segurança, sem falar, é claro, do custo de substituição de bens danificados e as despesas de limpeza pós-incêndio. Então, que tal conhecermos um pouco mais como funciona e a importância da Válvula Fire Safe?

O que é uma Válvula Fire Safe?

A Válvula Fire Safe é considerada à prova de fogo por ser totalmente capaz de manter a vedação, mesmo se houver um incêndio. O equipamento funciona como uma válvula de bloqueio em caso de fogo.

Quando exposta ao calor, ela mantém vazamentos de modo limitado por meio do engaxetamento da haste. Assim, o líquido que vazou não é suficiente para causar ainda mais dano no incêndio em que ocorre a instalação hidráulica. Caso um sistema não utilize uma Válvula Fire Safe, em caso de vazamentos, o líquido inflamável que passa pela tubulação pode aumentar muito os prejuízos do incêndio.

A Válvula Fire Safe é essencial para a segurança do setor industrial. Proteger a vida, proteger equipamentos e o meio ambiente são apenas algumas das motivações para a utilização desse tipo de válvula de segurança.

Estas válvulas devem ser certificadas pelas normas ISO 10497/API 607, que especificam o método de teste, cujo o princípio é que a válvula deverá ficar fechada e envolvida por chamas a uma temperatura que varia entre 750 e 1000°C. Durante este período, vazamentos internos e externos são monitorados e registrados.

Válvula Fire Safe 1 MGA

Válvula Fire Safe 2 MGA

Como a Válvula Fire Safe funciona?

Dentro da Válvula Fire Safe, existem duas sedes. Uma sede primária que entra em contato com o disco e uma sede metálica que resiste ao fogo e preserva a vedação. A sede primária pode ser de acordo com o tipo de válvula e construção, como borboleta, globo, esfera ou outros tipos de válvulas.

Essa sede primária serve para auxiliar a sede metálica (também chamada de secundária) a manter a sua integridade. Assim, o vazamento é controlado de acordo com as normas que foram utilizadas para produzir a válvula. Caso essa primeira sede não existisse, a sede metálica entraria em contato com o fluido durante todas as operações e sofreria desgastes. Assim, em caso de incêndio, não haveria mais resistência ao incêndio por parte da sede metálica. E por fim, a manutenção seria muito mais cara.

Além disso, a sede secundária tem um coeficiente de atrito mais baixo. O torque para movimentar o equipamento fica, portanto, menor. O atuador não precisa de uma força muito grande para que bloqueie o fluido.

A vedação da Válvula Fire Safe não é metal-metal, já que a sede primária não é metálica. A sede primária tem propriedade elástica, isto é, ela é resiliente e a sede secundária, é metálica. Por isso a vedação desse tipo de válvula é muito mais eficiente do que das válvulas metal-metal.

De modo geral, escolher uma Válvula Fire Safe é optar pela garantia de que, caso haja um incêndio, o vazamento de líquidos inflamáveis será nulo ou bastante reduzido. Sendo assim, antes de utilizar uma Válvula Fire Safe, um estudo do sistema de tubulação e seus riscos precisa ser realizado.

Podemos dizer então que, essas válvulas são medidas de segurança quase que essenciais em sistemas industriais com líquidos agressivos, como petroquímicas, químicas, óleo e gás, entre outras.

Sistema de combate a incêndio pela Casa das Válvulas

A Casa das Válvulas é a maior distribuidora em Minas Gerais e uma das maiores do país de válvulas MGA, grande fabricante nacional de Válvula Fire Safe há mais de 30 anos.

Para completar todo um conjunto de sistemas hidráulicos, a Casa das Válvulas também conta com toda linha de equipamentos de controle e combate a incêndio. Nossa linha inclui todas as peças necessárias para o sistema de proteção, como: Adaptador Storz, Chave, Tampão, Esguichos, Hidrantes, Mangueira, Abrigo e Canhão.

Em nosso catálogo você encontra todos os materiais necessários para a montagem do seu projeto e sempre que precisar, você também pode contar com a assessoria de nossos especialistas para identificar os melhores modelos para seu projeto.

Comentários

Walcir Rodrigues

Vcs trabalham com Válvulas tipo Fire Stop bastante utilizadas em linhas de Oxigênio ???

Responder

Deixe uma resposta

*