Válvula Guilhotina

Válvula Guilhotina

Uma válvula de guilhotina é um componente que utiliza uma lâmina para cortar o entupimento de líquidos pesados. Essas válvulas foram projetadas para funcionar em alguns dos ambientes mais corrosivos, erosivos e abrasivos do mundo. A válvula guilhotina é projetada para trabalhar totalmente aberta ou fechada (on/off). São aplicadas em ambientes adversos, como polpas abrasivas ou ácidos, e seu disco afiado é ideal para “cortar” os materiais viscosos e lama.

As válvulas de guilhotina foram originalmente projetadas para a indústria de celulose e papel. Isso porque a polpa fibrosa ficava presa entre a cunha e a sede de uma válvula de gaveta normal e impediria o corte do fluxo. Assim, as válvula guilhotina foi especialmente projetada com uma borda afiada para cortar a polpa e selar o fluxo. O seu design simplificado e leve a torna ideal para instalações com difícil acesso ou em tubulações suspensas. O acionamento de uma válvula guilhotina pode ser feito manualmente por volante ou por atuadores elétricos, hidráulicos ou pneumáticos.

Áreas de aplicação da

VÁLVULA GUILHOTINA

São tipicamente encontradas em:

  • Estações de tratamento de água
  • Fábricas de produtos químicos
  • Mineração
  • Cimento
  • Papel e celulose
  • Alimentício
  • Petroquímico
  • Geração de energia
  • Fertilizantes

Funcionamento da

VÁLVULA GUILHOTINA

As válvulas guilhotina são aplicadas em praticamente todos os segmentos industriais. Seu formato dinâmico é capaz de bloquear a passagem de minérios, fluidos com sólidos em suspensão e polpas abrasivas. Em razão da sua resistência e constituição, essa peça é uma ótima opção para montagens aéreas ou em solo.

Esses componentes são utilizados no setor de mineração por possuir total capacidade de estanque, eliminando turbulências. O fluxo não tem contato com partes metálicas, já que a vedação completa é feita por anéis de sede em elastômero com alma de aço. 

Independentemente do modelo a ser escolhido, as válvulas guilhotina são bidirecionais e especialmente projetadas, para que a faca remova o material sedimentado na parte inferior da válvula.

É importante observar que essas válvulas têm limitações de baixa pressão e são projetadas para assentar a lâmina em uma vedação de elastômero, uma vez que a lâmina corta as substâncias com seu manuseio.

Líquidos espessos deslizam facilmente sobre essas vedações macias sem nenhuma interferência, no entanto, quando uma massa sólida ou pó passa pela faca, o material seco e volumoso acaba acumulando nas vedações macias localizadas na extremidade da porta. Quando isso acontece, as vedações eventualmente não fecham com força suficiente. Se isso acontecer, as vedações precisarão ser substituídas.

Linhas de rejeito

Os rejeitos de minas são geralmente produzidos na flotação em forma de lama (uma mistura de finas partículas minerais e água). Nesse estágio, o produto já tem altos índices de compostos químicos e alcalinos, tornando o pH muito alto e corrosivo. As válvulas guilhotina são ideais para essas linhas, uma vez que não produzem fricção

do metal com o produto, garantindo uma vida útil maior para o instrumento, além de segurança para o meio ambiente, por evitar vazamentos.

Quando não usar uma

VÁLVULA GUILHOTINA

A válvula guilhotina não deve ser usada para regular o fluxo, porque sempre que o fluido é forçado contra uma comporta parcialmente fechada, ocorre uma vibração, erodindo gradualmente o disco e a sede.

Consequentemente, a válvula guilhotina só deve ser usada completamente fechada ou aberta. Além disso, essas válvulas são projetadas para abrir e fechar lentamente para proteger o sistema contra os impactos do golpe de aríete.

Modelos de

VÁLVULA GUILHOTINA

Wafer BR: esse modelo é bidirecional tipo wafer, projetada para aplicação na indústria em geral. A forma construtiva do corpo e da sede possibilita um fechamento sem incrustação de sólidos.

Wafer com manga VG: esse modelo é bidirecional wafer, dotada de duas mangas elastoméricas com alma metálica, projetada para utilização no tratamento de fluidos abrasivos.

Flangeada com manga WG: esse modelo é bidirecional flangeada, dotada de duas mangas elastoméricas com alma metálica projetada, para utilização no tratamento de fluidos abrasivos.

Conheça nossos

PRODUTOS DE VÁLVULA GUILHOTINA

Artigos

RELACIONADOS

ENVIE SUA MENSAGEM

    Download

    MATERIAIS ÚTEIS

    GUIA COMPLETO DE ARMAZENAMENTO E CUIDADOS

    Antes mesmo de realizar a compra, entenda o processo no transporte e armazenamento até a instalação.

    EBOOK ATUADORES E CONTROLES

    A automação das válvulas melhora drasticamente o controle, precisão e eficiência das operações.

    CATÁLOGO TÉCNICO

    Tenha em mãos um catálogo completo com características de materiais, modelos e especificações de projeto.