Explicando – o que são válvulas borboleta tri-excêntrica

Explicando – o que são válvulas borboleta tri-excêntrica

Desde sua introdução no mercado, há mais de 50 anos, as válvulas borboleta tri-excêntrica, também conhecidas como válvulas borboleta de deslocamento triplo, continuaram a evoluir, enquanto o uso desse equipamento se expandiu em vários setores.

Originalmente projetada para aplicações de corte de água, os aprimoramentos no design ao longo dos anos colocaram esta válvula versátil entre outros itens básicos da indústria para desempenho nas condições mais adversas de ambientes de processos críticos. Ao mesmo tempo, essas válvulas sempre tiveram certos parâmetros dentro dos quais podem operar com eficácia.

Hoje, as válvulas borboleta tri-excêntricas oferecem inúmeros benefícios para a indústria e, mais recentemente, eles receberam atenção devido ao papel que podem desempenhar no controle de emissões fugitivas.

A indústria começou a procurar maneiras mais exclusivas e inovadoras de combater esse desafio global de emissões, e as válvulas borboleta tri-excêntricas são uma área em que os fabricantes de válvulas se concentraram recentemente.

Ao incorporar recursos novos e aprimorados, as válvulas borboleta tri-excêntricas são usadas ​​de formas nunca antes vistas, embora também estejam sendo aplicadas ​​de maneira mais econômica.

Para entender o quão longe essas válvulas chegaram, primeiro devemos inspecionar os recursos e benefícios padrão que tornaram as válvulas borboleta tri-excêntrica valiosas.

Desconstruindo as válvulas borboleta tri-excêntrica

As válvulas borboleta tri-excêntrica podem ser a solução certa quando uma vedação estanque é necessária. Como o nome indica, três deslocamentos separados são projetados neste instrumento.

São eles:

  1. a linha central das superfícies de vedação do disco/sede
  2. a localização do eixo em relação à linha central do furo e
  3. o eixo do ângulo do cone da sede que é deslocado da linha central do orifício da válvula.

A combinação desses três deslocamentos fornece uma superfície de vedação ininterrupta, minimiza o desgaste entre a sede e a vedação e preserva a integridade da vedação durante o ciclo de vida da válvula. Além disso, o ângulo de assento otimizado minimiza a aderência ou emperramento do disco e reduz o torque operacional da válvula.

Geralmente, válvulas borboleta tri-excêntricas são selecionadas para aplicações específicas por causa de seus recursos de vedação, bem como economia de custos em relação a outros tipos de válvula de sede metálica.

Por causa do design compacto de um quarto de volta e da estrutura leve, as válvulas borboleta tri-excêntricas podem ser instaladas e operadas facilmente e exigem menos reforços. Um anel de vedação substituível que permite um reparo rápido e fácil e o baixo torque de válvulas borboleta tri-excêntricas (que permite atuadores menores) significam ainda mais economia de custos.

Além dos benefícios financeiros, as válvulas borboleta tri-excêntricas oferecem um fechamento bidirecional de vazamento zero com uma sede de metal que só estava disponível com válvulas de sede macia. Isso expande as possibilidades de aplicação tremendamente.

Anéis de vedação flexíveis, autocentrados, inovadores e transmissões de torque ideais significam que essas válvulas podem oferecer um design à prova de fogo e desempenho de vedação que pode ser maior do que a maior faixa de temperatura das válvulas borboleta em geral.

Roscas NPT e BSP

Válvulas borboleta tri-excêntrica tradicionais e novas tendências

Tradicionalmente, as válvulas borboleta tri-excêntricas pode ser encontrada em várias indústrias, abrangendo processamento de petróleo e gás, refino, usinas químicas e petroquímicas, geração de energia, plataformas offshore, aquecimento urbano, papel e celulose, siderúrgicas, usinas de açúcar, dessalinização e tratamento e distribuição de água.

Seu uso em todas as indústrias aumentou à medida que regulamentações governamentais rígidas e maiores demandas de produção obrigaram os usuários a buscar soluções tão eficientes quanto eficazes.

O uso também está aumentando porque os recursos das válvulas borboleta tri-excêntrica, que existem há décadas, oferecem muitos benefícios para todas as aplicações, incluindo aquelas com maiores desafios.

Alguns desses benefícios incluem eficiência operacional, resistência a meios abrasivos e produtos químicos até uma determinada temperatura ou pressão e versatilidade em várias condições operacionais.

Aproveitando os recursos de projeto das válvulas borboleta tri-excêntrica anteriores, a próxima geração oferece recursos que melhoram ainda mais a segurança e o desempenho da válvula, incluindo:

Vedação metal x metal

Ao oferecer uma sede de metal usinado com precisão e um anel de vedação, as válvulas borboleta tri-excêntrica podem fornecer um fechamento bidirecional confiável próximo a zero em aplicações de alta temperatura, alta pressão e de serviço severo, bem como outras.

Além disso, uma sede de metal com metal pode lidar melhor com as flutuações térmicas e o design cônico de ângulo reto padrão das válvulas borboleta tri-excêntrica facilita a vedação em linha de baixo atrito, um recurso importante em aplicações de alta temperatura e alta pressão.

No serviço de hidrocarbonetos, a sede de metal x metal permite que uma válvula atenda aos requisitos para aplicações à prova de fogo, o que é ainda suportado pela característica de quarto de volta das válvulas borboleta tri-excêntrica.

Ângulo de assento otimizado

O design do ângulo da sede, combinado com o uso de Stellite na sede do corpo da válvula, resulta em uma vida útil mais longa da vedação, bem como uma resistência à abrasão aprimorada, mesmo após ciclos extensos. Este ângulo de assento otimizado pode minimizar o entalamento ou emperramento do disco e diminuir o torque operacional.

Assentamento por torque

O assentamento por torque em válvulas borboleta tri-excêntricas permite que a válvula se autoajuste para distribuir uniformemente a compressão da vedação. Um anel de vedação “flutuante” e uma gaxeta de suporte de anel de vedação ampla produzem uma vedação superior e um fechamento hermético.

Um ligeiro aumento no torque produz uma vedação melhor por causa da compressão mais uniformemente distribuída do anel de vedação ao longo de toda a área de vedação. O torque aplicado também garante uma vedação bidirecional.

Design do eixo

O posicionamento do pino conector na parte inferior do disco permite bom desempenho na expansão térmica e minimiza a deflexão do eixo, permitindo assim uma maior vida útil da válvula.

Hoje, os fabricantes estão ajustando o design clássico e combinando recursos padrão com outros novos, que aprimoram os recursos das válvulas borboleta tri-excêntrica, permitindo que essas válvulas atendam a aplicações e ambientes mais desafiadores.

As válvulas borboleta tri-excêntricas também são oferecidas em tamanhos e faixas de pressão expandidas. Um diferencial importante em relação aos projetos anteriores é um nível de emissões ISO Classe A mais restrito, que normalmente estava associado a válvulas com selagem por fole.

Ao incorporar novas vedações na haste, as válvulas borboleta tri-excêntricas também fornecem controle de emissões fugitivas sob ciclagem térmica. Essa vedação mais apertada é possível devido aos designs de vedação da haste atualizados e aos métodos de montagem de engaxetamento, que permitem que a válvula suporte temperaturas mais altas.

Válvulas e acessórios contra emissões fugitivas

Embora muitos tipos de válvulas sejam eficazes no controle de emissões fugitivas, o design compacto das válvulas borboleta tri-excêntrica as tornam uma alternativa viável para seleções de válvulas de alto custo.

Além disso, elementos complementares ajudam com que o processo mantenha-se limpo e seguro. É o caso, por exemplo, de produtos especiais da FITOK Group, desenvolvedor e fabricante líder da indústria de válvulas e acessórios de instrumentação. A empresa que trabalha com produtos de alta pureza e ultra alta pureza, traz materiais superiores, processos de limpeza rigorosos a fim de atender às necessidades dos clientes e ajudar a superar os desafios atuais.

Um dos destaques da marca são produtos em inox 316/316L aprimorado. Os teores de Ni, Cr e Mo do material estão próximos dos valores superiores definidos nos requisitos ASTM, entre os quais, o teor de molibdênio ultrapassa 2,6%. Com o aumento do teor de molibdênio, o material apresenta maior resistência à corrosão e melhor desempenho em ambiente corrosivo contendo cloretos.

Conheça mais de nossas linhas e produtos com nossos representantes comerciais!

Deixe uma resposta

*