• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Válvulas de esfera flutuante: maior funcionalidade e tecnologia

Válvulas de esfera flutuante: maior funcionalidade e tecnologia

Dentre as inúmeras opções para vedação de fluidos, uma que chama atenção pela funcionalidade e tecnologia é a válvula de esfera flutuante. Ela funciona da seguinte maneira: uma esfera conectada a duas roscas, permitindo o seu movimento dentro da cavidade para a passagem do fluido ou vedando.

A chave para o bom desempenho da válvula de esfera é o design de vedação, independentemente de os assentos serem feitos de metal, plástico ou outro material. Eles permitem que a esfera flutue dentro da válvula quando acionada.

A qualidades da válvula de esfera flutuante

Uma válvula de esfera flutuante típica veda a pressão da linha, usando assentos macios como PTFE (politetrafluoretileno) ou TFM (uma versão modificada de PTFE e também conhecida como TFM 1600).

Ambos os materiais são conhecidos por suas capacidades de suportar temperatura e pressão razoavelmente altas, no entanto, eles não possuem um bom coeficiente de deformação. Uma vez que o assento é comprimido ou deformado de alguma forma, o material não retorna à sua forma original exata.

As más aplicações

Válvulas de esfera flutuante são rotineiramente mal aplicadas no campo. Por exemplo, para o isolamento de fluidos são frequentemente usadas em aplicações de controle, levando a um fluxo ruim e possíveis danos na válvula. Isso ocorre porque seus projetos de vedação e packaging são tipicamente inadequados para aplicações controle.

Na maioria dos casos, as aplicações de controle têm quedas de pressão relativamente altas através da válvula, o que pode levar a um aumento de ruído, cavitação e vibração. Sem a vedação adequada, uma válvula de esfera é inadequada para a aplicação e pode ser danificada, obrigando à paralisação da operação.

A controlabilidade precisa depende muito da conexão do eixo da esfera, sua orientação e do modelo de atuação. As válvulas não possuem os recursos necessários para esse tipo de aplicação, limitando o fluxo.

Conclusão

Com muitos fabricantes no mercado, as válvulas de esfera flutuantes não devem ser tratadas como uma commodity, mas, consideradas em situações nas quais é a mais adequada para a aplicação, dependendo do fluido, condições de estresse, temperatura e pressão.

A Casa das Válvulas tem essa expertise. A empresa conta com profissionais aptos a participar desta seleção de válvulas e um portfólio abrangente para todo tipo de setor, cumprindo as normas de fiscalização e exigências de funcionalidades técnicas. Entre em contato conosco e comprove.

Deixe uma resposta