Conexões forjadas: quais suas utilidades e aplicações?

Conexões forjadas: quais suas utilidades e aplicações?

Utilizada em diversos segmentos, as conexões forjadas têm lugar cativo no mercado de válvulas industriais. Porém, antes de mais nada, é preciso entender quais são as suas características. Vale destacar que elas foram desenvolvidas para atuar em tubulações que suportam altas temperaturas e pressões, em especial tubos de pequeno diâmetro, de gás, água, vapor e ar comprimido.

Nessas tubulações, cabe às conexões forjadas fazer o transporte de diversos fluidos, líquidos ou gasosos, por meio de elementos diversos, como cotovelos, uniões, luvas, caps, niples, têes, buchas de redução, bujões (plugs), cruzetas, meias luvas e colares.

Para que apresente a eficácia desejada, as conexões forjadas devem ser ligadas às extremidades rosqueadas ou soldadas dos tubos (de fácil instalação), com a vantagem de serem mais resistentes do que outros modelos convencionais, o que resulta em uma maior confiabilidade e um melhor custo-benefício do produto.

Por serem fabricadas por amoldamento a quente de tubos com dimensões variadas, as conexões forjadas atendem às normas ASME/ANSI B16.9, ASME/ANSI B16.28, DIN 2605, DIN 2606 e DIN 2615. Do mesmo modo, são ligadas aos tubos, válvulas ou acessórios por meio de uma solda de topo, em atendimento à norma ASME/ANSI B16.25 ou DIN 2559. Quando fabricadas no aço carbono ou no aço liga, as conexões são oferecidas nas espessuras Std, Sch 40, Xs e Sch 80. E no aço inox, nas espessuras Sch 5S, Sch 10S, Sch 40S e Sch 80S. 

Tipos e materiais utilizados

Como podemos observar, há uma grande diversidade de opções neste mundo das conexões forjadas, que vai além das várias normas atendidas, incluindo inúmeros tipos existentes (com variação de diâmetro e classe de pressão) e materiais utilizados em sua fabricação, a exemplo de:

Materiais utilizados: aço inox, aço carbono e ligas especiais

Diâmetros: ¼ a 4 polegadas

Classe de pressão: 2.000, 3.000, 6.000 e 9.000 libras.

Onde elas são aplicadas

Essa grande gama de materiais e tipos também ajuda a explicar a aplicação das conexões forjadas em diversas indústrias, principalmente aquelas que exigem estruturas versáteis e resistentes para seus processos, tais como:

  •         Petrolíferas
  •         Hidrelétricas
  •         Petroquímicas
  •         Papel e celulose
  •         Energia elétrica
  •         Montagens industriais
  •         Siderúrgicas
  •         Mineração
  •         Óleo e gás
  •         Nuclear
  •         Frigorífica


Você já conhece as funcionalidades, vantagens e aplicações das conexões forjadas, porém se ainda tem alguma dúvida, a recomendação é buscar fabricantes e distribuidoras consolidados no mercado, como a Casa das Válvulas, que dispõe de profissionais qualificados para te oferecer o melhor em conexões forjadas, de acordo com as necessidades de sua empresa.

Deixe uma resposta

*