• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

O futuro da energia renovável e a mineração

O futuro da energia renovável e a mineração

A implementação de fontes de energia renovável está ganhando cada vez mais espaço na mineração, visto que a maioria das empresas ainda é movida por combustíveis fósseis tradicionais.

Segundo uma estimativa da Agência Internacional de Energia (AIE), a indústria extrativista é um dos setores que mais consome energia. No total, são 11% do consumo final atribuídos à mineração.

Os desafios enfrentados pelas mineradoras

Os principais desafios enfrentados pela indústria extrativista estão vinculados em como ajudar na descarbonização do planeta, isto é, diminuir a emissão de poluidores na atmosfera.

Fazer a conexão dos equipamentos em locais de acesso restrito é uma das barreiras. Como exemplo, temos a distância entre a operação da mineradora e a infraestrutura elétrica. Um fator ambiental preocupante é a utilização demasiada de diesel na mineração, aumentando o risco de contaminação do solo.

Para transformar esse cenário, algumas empresas estão dispostas a fazer investimentos em energia renovável. A estimativa pode chegar na casa dos US$  4 bilhões para os próximos três anos.

Perspectiva de melhora em energia renovável

Para os próximos anos, fontes mais limpas de energia serão uma realidade comum nas mineradoras, que já perceberam a importância da instalação para reduzir os custos, mas principalmente para contribuir com a saúde do meio ambiente.

O uso do carvão mineral, derivados do petróleo e o gás natural será substituído por fontes renováveis, como a energia eólica, híbrida e solar, geradores mais experimentados em empresas estrangeiras.

Ações para minimizar os impactos ao meio ambiente 

Algumas ações podem ser adotadas pelas mineradoras para minimizar os impactos no meio ambiente, como a instalação de fontes mais limpas: energia eólica, híbrida e solar.

Nesse contexto, as válvulas agem como aliadas na otimização e precisão de processos mais sustentáveis. Esses componentes cumprem rigorosos padrões de qualidade e segurança, atingindo a eficiência e favorecendo as aplicações que dizem respeito à energia limpa.

Trabalhar com válvulas de qualidade permite a redução de gastos da operação com energia, que giram entre 20% e 40%, o aumento da competitividade no mercado, fornecimento de energia constante, melhora na imagem da empresa diante da população e imprensa e, principalmente, evita o vazamento de gases na atmosfera.

Neste artigo, produzido pela Casa das Válvulas, podemos ver outras dicas de como se tornar uma indústria sustentável. A Casa das Válvulas apoia a implementação de práticas mais ecológicas para reduzir os danos ao meio ambiente, oferecendo produtos com selo de qualidade, responsabilidade e segurança. Entre em contato com a nossa equipe.

Deixe uma resposta