+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
A implementação de fontes de energia renovável está ganhando cada vez mais espaço na mineração. Porém, a maioria das empresas ainda é movida por combustíveis fósseis tradicionais.
Segundo uma estimativa da Agência Internacional de Energia (AIE), a indústria extrativista é um dos setores que mais consome energia. No total, são 11% do consumo final atribuídos à mineração.
Os principais desafios enfrentados pela indústria extrativista estão vinculados em como ajudar na descarbonização do planeta. Isto é, diminuir a emissão de poluidores na atmosfera.
Fazer a conexão dos equipamentos em locais de acesso restrito é uma das barreiras. Como exemplo, temos a distância entre a operação da mineradora e a infraestrutura elétrica. Um fator ambiental preocupante é a utilização demasiada de diesel na mineração, aumentando o risco de contaminação do solo.
Para transformar esse cenário, algumas empresas estão dispostas a fazer investimentos em energia renovável. A estimativa pode chegar na casa dos US$ 4 bilhões para os próximos três anos.
Para os próximos anos, fontes mais limpas de energia serão uma realidade comum nas mineradoras. Elas já perceberam a importância da instalação para reduzir os custos. Mas principalmente para contribuir com a saúde do meio ambiente.
O uso do carvão mineral, derivados do petróleo e o gás natural será substituído por fontes renováveis, como a energia eólica, híbrida e solar, geradores mais experimentados em empresas estrangeiras.
Algumas ações podem ser adotadas pelas mineradoras para minimizar os impactos no meio ambiente, como a instalação de fontes mais limpas: energia eólica, híbrida e solar.
Nesse contexto, as válvulas agem como aliadas na otimização e precisão de processos mais sustentáveis. Esses componentes cumprem rigorosos padrões de qualidade e segurança, atingindo a eficiência e favorecendo as aplicações que dizem respeito à energia limpa.
Trabalhar com válvulas de qualidade permite a redução de gastos da operação com energia, que giram entre 20% e 40%, o aumento da competitividade no mercado, fornecimento de energia constante, melhora na imagem da empresa diante da população e imprensa e, principalmente, evita o vazamento de gases na atmosfera.
Neste artigo, produzido pela Casa das Válvulas, podemos ver outras dicas de como se tornar uma indústria sustentável. A Casa das Válvulas apoia a implementação de práticas mais ecológicas para reduzir os danos ao meio ambiente, oferecendo produtos com selo de qualidade, responsabilidade e segurança. Entre em contato com a nossa equipe.
Comentários
Cursos Com Certificado
Aqui é a Mônica Souza, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.