• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Sistema de controle de pressão: como o tipo de rosca afeta o projeto

Sistema de controle de pressão: como o tipo de rosca afeta o projeto

Na Física, pressão significa uma força exercida sobre algo pelo ato de comprimir ou pressionar. E para entender sobre sistema de controle de pressão, segue-se o mesmo raciocínio.

Para que um sistema funcione com exatidão, seus equipamentos e componentes precisam estar de acordo e em perfeito funcionamento e, neste sentido, a segurança do projeto exige a identificação do tipo certo de rosca.

Sistema de controle de pressão – funcionamento

O sistema de controle e pressão é um dos processos mais usados na indústria em diversos segmentos, como alimentação, bebidas, química e farmacêutica, entre outros.

Por meio da pressão, é possível controlar e manter a segurança de variáveis do processo, como o nível, volume, vazão e densidade.

Os dispositivos deste sistema podem ser acompanhados de válvulas de alívio e válvulas de segurança de pressão. Todos são ativados quando a pressão fica mais próxima da máxima permitida.

O uso deles sempre fará parte de um projeto mecânico que garantirá confiabilidade sob condições previsíveis. Tecnicamente, seu funcionamento se dá pela pressão excessiva no sistema, aliviada ao soprar fluido do processo (gás ou líquido) para o ambiente ou a um sistema de recuperação fechado.

Às vezes, esse sistema é o único indicador de problema no processo e, quanto mais cedo um evento for detectado, mais cedo os operadores poderão resolvê-lo.

Tipos de roscas

O tipo de rosca é uma informação importante ao profissional que irá operá-la. Um processo tão preciso depende de pequenos detalhes e esse dispositivo pode comprometer a segurança na condução do fluido.

Existem três tipos de conexões em válvulas, conhecidas como flanges, solda (SW e BW) e roscas

As destinadas aos sistemas de controle de pressão são as roscas. Em parceria com as válvulas, elas agem com assertividade.

A NPT (National Pipe Thread) é um tipo de rosca para vedação de sistemas de alta pressão. Cônica, ela é desenvolvida para funcionar segundo o “princípio de arredondamento”. Ou seja, conforme a rosca NPT macho entra na conexão NPT fêmea, seu diâmetro vai ficando gradativamente maior, até realizar o travamento e a completa vedação.

Normalmente, as roscas NPT são usadas em um sistema de ar comprimido, água de processo de lavagem, transporte de líquidos, vapor e gases em geral, além de outros fluidos hidráulicos. Podem ser fabricadas em diversos tipos de materiais, como cobre, alumínio, PVC, Nylon, PTFE, ferro fundido e bronze.

Já para sistemas de vapor ou com pressão mais moderada, o ideal é usar roscas BSP (British Standard Pipe Theread). Ela é paralela, podendo ser rosqueada até o fim. Possui no seu início uma ponta que vai aumentando em diâmetro até atingir sua medida nominal.

Para esse tipo de rosca, a consistência e a viscosidade são importantes, pois, ao contrário das cônicas, tende a permitir uma migração do adesivo pelo tubo. Conhecida por ser paralela, deve ser rosqueada até o final.

A Casa das Válvulas possui aplicações específicas para cada tipo de sistema e tem o produto certo para seu projeto em sistema de controle de pressão. Acesse nosso site e consulte nosso portfólio.

Deixe uma resposta