• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Válvulas de controle antissurto aumentam a disponibilidade da planta

Válvulas de controle antissurto aumentam a disponibilidade da planta

As válvulas de controle são dispositivos utilizados para monitorar o fluxo, a pressão, a temperatura e o nível dos fluidos dentro das tubulações, principalmente em condições abrasivas, ácidas ou corrosivas. Em indústrias químicas em que o material trabalhado pode ser nocivo ao ser humano e ao meio ambiente, esse tipo de componente é utilizado com frequência para garantir mais segurança.

Esses instrumentos estão sujeitos ao fenômeno conhecido como surto, que pode sobrecarregar os componentes internos das válvulas de controle, por conta de sua rapidez e energia empregadas, afetando o compressor ao longo do tempo. O surto ocorre, portanto, pelas inversões de fluxo do compressor.

O papel das válvulas de controle antissurto é, justamente, reciclar o fluxo da saída do compressor de volta à entrada, para que haja uma quantidade mínima de material nele. Sua função é lidar com limitações físicas, como o estrangulamento, energia, processo e velocidade de rotação. Contudo, o grande desafio está em operar diversos compressores em paralelo ou estágios diferentes.

A junção de controles digitais com válvulas antissurto facilita o entendimento das aplicações em que a velocidade, bem como a precisão, são fundamentais para o processo. O rendimento da planta está vinculado com o desempenho dessas válvulas.

 

Entenda o funcionamento das válvulas de controle antissurto

A válvula antissurto com controlador digital é projetada com o desempenho de circuito aberto e fechado. A resposta aberta corresponde à velocidade do movimento, enquanto a fechada está vinculada à função do controlador antissurto.

A operação correta melhora o sistema, com ações mais rápidas e controles mais rígidos do compressor. Os sistemas projetados para acelerar a velocidade sentem esta falta de robustez, o que pode levar à instabilidade. Sendo assim, é recomendável que a válvula seja operada em controle manual para dificultar a inicialização e o desligamento automáticos. Vale lembrar que as taxas de transferência e de eficiência do compressor serão reduzidas nestas circunstâncias.

Em contrapartida, a malha aberta e fechada garante a proteção do compressor porque há o controle de aceleração. Essa estabilidade durante todo o percurso da válvula permite a resposta rápida e precisa diante de qualquer alteração provocada pelo controlador antissurto.

 

O controlador digital ajuda na performance das válvulas de controle antissurto

Nesse contexto, a intervenção rápida permite a identificação de problemas potenciais sem o desligamento da válvula, além do teste de curso parcial para garantir a velocidade da válvula durante a demanda.

As válvulas de controle antissurto podem ser encontradas em qualquer instalação, mas são mais indicadas para ambientes de indústrias que tratam materiais tóxicos. 

O controlador digital é um acessório fundamental e sua utilidade contribui no fornecimento de algoritmos específicos contra o surto. Além disso, possibilita que as válvulas de controle, o atuador e os acessórios tenham um rendimento satisfatório do compressor e, consequentemente, no tempo de atividade da planta industrial.

A Casa das Válvulas disponibiliza válvulas de controle capazes de garantir a eficiência da planta. Entre em contato com a nossa equipe de consultores, pois estamos prontos para te atender e fornecer a melhor opção para a sua instalação.

Deixe uma resposta