• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Aplicações e processos de trabalho da válvula de controle

Aplicações e processos de trabalho da válvula de controle

As válvulas de controle são instrumentos utilizados para monitorar o fluxo, pressão, temperatura e nível dos fluidos dentro das tubulações. Esse tipo de componente é recomendável para uso em locais com condições abrasivas, ácidas, corrosivas ou perigosas.

Podemos citar a indústria química, onde os cuidados são mais rigorosos por consequência do material que circula dentro do tubo. Porém, a sua instalação não se restringe somente a essa área. Ela também pode ser encontrada na agricultura, biocombustíveis, construção, mineração, farmacêutica, entre outros setores.

Vale salientar que é importante que as válvulas de controle atendam às exigências da norma internacional para válvulas, a ASME B16.34, além de contar com uma infraestrutura adequada para evitar vazamentos que coloquem em risco a segurança das pessoas.

Um dos grandes diferenciais desse componente está relacionado às maneiras que pode ser manuseado. São elas:

 

  • Eletrônica; 
  • Hidráulica; 
  • Pneumática; 
  • Manual.

 

Nos próximos tópicos deste artigo, vamos explicar como funciona o seu mecanismo, quais as subcategorias e para que serve cada tipo de válvula. Já podemos adiantar que há uma gama variada de produtos que podem ser instalados no seu projeto.

Como funciona uma válvula de controle

Para recapitular, as válvulas de controle são utilizadas para regular o fluxo de fluido, por meio da abertura e fechamento de passagens internas, que funcionam da seguinte maneira:

 

  • O atuador move a haste da válvula, por meio de eletricidade ou de forma pneumática;
  • A pressão entre a entrada e saída define a quantidade de fluxo que passa pela válvula;
  • Quando a válvula é fechada, ocorre uma redução de fluxo;
  • A redução resulta em contrapressão e aumenta a diferença entre as pressões de entrada e saída.

 

Quais os tipos de válvula de controle

Neste tópico, vamos abordar quais são as subcategorias das válvulas de controle, que podem ser divididas em três aspectos: regulagem, fluxo e controle de pressão. Entenda mais sobre cada uma delas e sua aplicabilidade:

Válvulas para regulagem

Globo: indicadas para serem utilizadas em gasodutos, pois controlam o fluxo de fluidos mais viscosos, como o óleo. A válvula de corpo esférico é separada por um defletor, enquanto as automatizadas têm hastes deslizantes.

Angular: recomendadas para o bloqueio, comando, dosagem e controle de fluidos líquidos ou gasosos. Elas também servem para aplicações que envolvam pressão diferencial alta, pois são resistentes à cavitação, diminuem o ruído por consequência de vazão e são utilizadas para microvazão.

Diafragma: funcionam de maneira manual ou automatizada, podendo ser usadas nas indústrias de alimentos, bebidas, biotecnológicos e farmacêuticas.

Válvula de fluxo

É indicada para obstrução total ou parcial do fluxo. O tipo pistão impede o contrafluxo de fluidos, sendo aplicada em siderúrgicas, mineração, biocombustíveis, entre outros segmentos.

Válvula de controle de pressão

É recomendada para controlar a pressão do fluxo que poderá passar por meio dela, além de ter aplicações distintas. Há dois modelos: segurança e alívio. A primeira serve para diversos contextos, mas precisa de um auxílio profissional. Enquanto a segunda possui sistemas para produzir vapor seco e limpo a altas pressões.

Vimos como as válvulas de controle são importantes para regular o fluxo que passa pelas tubulações, especialmente na indústria química, onde a matéria trabalhada pode ser tóxica.

Além disso, esse tipo de componente pode ser separado em três subcategorias, demonstrando a variedade de produtos que podem ser usados em outros setores industriais abrangidos pelo seu negócio.

A Casa das Válvulas trabalha com todos os tipos de válvula mencionados neste artigo. Com especialistas no segmento, nossos consultores podem ajudar o seu time para o seu projeto ser bem-sucedido. Quer saber mais? Consulte nosso site e conheça todo nosso portfólio.

Deixe uma resposta