• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Como a lubrificação influencia nos processos mecânicos?

Como a lubrificação influencia nos processos mecânicos?

Na medida em que as indústrias buscam fazer mais com menos, a manutenção de ativos ganha cada vez mais destaque no mercado de processos mecânicos.  Neste contexto, uma das principais atividades da manutenção é a lubrificação, visando garantir a disponibilidade operacional e a eficácia das máquinas.

A importância desse cuidado ganha, inclusive, respaldo científico. O pesquisador Ernest Rabinowicz, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) concluiu que a degradação da superfície das peças, ou seja, o seu desgaste,  responde por 70% das causas de parada de um equipamento. Por isso, na maioria dos casos, a lubrificação inadequada é uma das razões que mais levam às falhas.

Diante disso, um bom planejamento ganha mais importância e relevância. Afinal, são os cuidados que permitem que a empresa mantenha a integridade de seus equipamentos, reduzindo custos sem comprometer a disponibilidade, segurança e a confiabilidade das operações.

A importância da lubrificação nos processos mecânicos

Os processos industriais requerem uma gestão técnica voltada para projetos e produtos, além do envolvimento das pessoas. Assim, para o gestor de manutenção, ter métodos específicos e uma visão completa de tudo que acontece na planta é fundamental.

A partir daí, vale salientar aos envolvidos como a lubrificação é um procedimento essencial para o pleno e duradouro funcionamento de qualquer máquina, bomba e equipamento. Nas bombas centrífugas, por exemplo, há normalmente apenas a necessidade de lubrificar os rolamentos e os empanques de vedação do veio, mas não se pode descuidar.

Vantagens da adoção de um sistema de controle

Com um sistema bem acompanhado, é possível ainda suprimir diversos problemas na planta e obter vantagens nos processos mecânicos de forma automatizada, como:

  • redução de custo de mão-de-obra na aplicação de lubrificantes;
  • redução no consumo de insumos;
  • aumento da confiabilidade da máquina;
  • uso mais eficiente dos produtos.

Dessa forma, uma solução especializada e um bom controle dos equipamentos apresenta funções que facilitam o dia a dia do gestor de manutenção como, por exemplo, o cadastramento de cada equipamento, partes e pontos de lubrificação, identificação dos produtos e da maneira de aplicar, entre outros.

Invista sempre em processos mecânicos que tragam mais segurança para suas operações. Além da lubrificação, apostar em produtos de qualidade e com tradição de mercado irá garantir menos manutenção e maior ganho de produção. Entre em contato com a gente e conheça mais de nossas soluções para montagens industriais em todo tipo de setor.

Deixe uma resposta