• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Como garantir sistemas de controle mais seguros com rastreabilidade

Como garantir sistemas de controle mais seguros com rastreabilidade

A rastreabilidade é fruto de um trabalho desenvolvido pelos fabricantes das marcas para mensurar o desempenho das válvulas industriais. O avanço da tecnologia neste setor está em desenvolvimento constante para melhorar a produção das empresas, aumentar a segurança e reduzir os custos com manutenções.

Antes não era possível rastrear a performance das válvulas de controle em decorrência do seu movimento contínuo. Chamada de variabilidade, essa inconstância apresentada dentro de cada componente impedia a mensuração dos dados dentro dos dispositivos. 

Sendo assim, os fabricantes tentaram torná-los rastreáveis com a introdução de dados de pressão e posição no interior. Entretanto, outro desafio surgiu: os sensores também precisavam ser calibrados para garantir a pressão e fornecer a rastreabilidade, que, assim como o teste de posicionadores digitais, fundamentais é fundamental para precisar e assegurar o controle do processo. Por meio dela, os custos são reduzidos e os sistemas de controle de fluxo de fluido são mais seguros.

Posicionadores digitais são responsáveis pela coleta de informações

Hoje, o mercado disponibiliza diversos dispositivos que fornecem dados por meio de ferramentas portáteis capazes de diagnosticar o desempenho das válvulas de controle. Como exemplo, é possível citar os posicionadores digitais e os dispositivos portáteis.

Os posicionadores digitais são designados para coletar, assim como fornecer informações para ajudar no processo de rastreabilidade. Enquadrado como instrumento, esse aparelho precisa ser calibrado de modo anual para transmitir informações corretas.

O feedback dos posicionadores digitais são medidos em porcentagens (%). E, entre os seus principais benefícios, estão a manutenção preventiva e preditiva, antes da válvula apresentar algum problema, aumento da segurança e da linha de produção das indústrias. 

Os sistemas de diagnóstico portáteis determinam se os posicionadores, bem como as válvulas de controle, estão dentro dos parâmetros ideais de funcionamento da regulamentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dispositivos portáteis ajudam a calibrar os posicionadores digitais

Os dispositivos portáteis das válvulas de controle podem calibrar o posicionador e testá-la. Como as plantas obtêm o máximo proveito do seu processo, as pressões e o fluxo mudam ao longo dos anos. 

Como as válvulas de controle devem ser testadas para garantir que estejam com o funcionamento regulado, a utilização de um dispositivo de diagnóstico consegue verificar se esses componentes de planta (linear, rotativa, analógica, digital e solenoide on/off) estão com o desempenho correto.

O resultado é a redução do tempo de inatividade, assim como de despesas, além da garantia de que somente os reparos necessários serão realizados em situações específicas do circuito de controle para atestar se estão seguros e precisos. 

Vimos também que a rastreabilidade é fundamental para monitorar o desempenho das válvulas de controle por meio dos posicionadores digitais para coletar e fornecer informações.

A Casa das Válvulas, em seu portfólio, possui diversos tipos de válvulas de controle ideais para atender o seu negócio. Para saber mais, entre em contato conosco, pois nossos consultores comerciais estão prontos para lhe atender e orientar sobre qual a melhor solução para a sua infraestrutura. 

Deixe uma resposta