3 coisas a evitar ao instalar e operar uma válvula de segurança

3 coisas a evitar ao instalar e operar uma válvula de segurança

Anteriormente, exploramos algumas causas comuns de vazamento de válvulas industriais, como modelo incorreto, má aplicação, entre outros. Essas causas são propriedades da própria válvula e podem resultar em vazamentos significativos.

No entanto, as causas mais comuns de vazamento em uma válvula de segurança vista nos locais de trabalho não estão relacionadas às próprias válvulas, mas sim a práticas inadequadas de instalação e operação.

Para evitar vazamento desta válvula, aqui estão três coisas a serem evitadas ao instalar e operar válvulas de segurança.

1. Não instalar a válvula de segurança horizontalmente

A maioria das válvulas de segurança são projetadas, fabricadas e testadas para serem usadas na vertical, ou seja, com o fuso na vertical. A montagem de uma válvula horizontalmente pode ter vários efeitos adversos significativos:

  • Pode ser contra os regulamentos e resultar em atraso nas operações.
  • Uma orientação não vertical pode não fornecer drenagem adequada para a válvula.
  • Uma válvula de segurança montada em uma orientação não vertical pode não funcionar como esperado: a estanqueidade da sede, a operação e a pressão de ajuste da válvula podem ser afetadas.

Uma válvula de segurança instalada incorretamente pode causar vazamentos e, ironicamente, representar riscos de segurança. Para garantir que seus equipamentos sejam instalados corretamente, evitando danos à válvula e ao sistema, certifique-se de que a empresa de instalação que você usa seja adequadamente treinada.

2. Evite estresse na tubulação de descarga instalada ou apoiada incorretamente

A tubulação de descarga deve ser instalada de forma que suporte seu próprio peso e não coloque nenhum peso ou tensão na própria válvula. De acordo com o National Board of Boiler and Pressure Vessel Inspectors, a tubulação de descarga com suporte inadequado é um dos principais problemas que podem impedir que as válvulas funcionem normalmente. Eles escrevem:

“As tubulações de descarga conectadas ao equipamento devem ser apoiadas de forma a não transmitir cargas no corpo do dispositivo. Essas cargas podem afetar ou impedir a operação adequada, incluindo o religamento correto após a operação”.

Aqui estão alguns outros problemas comuns com a instalação da tubulação de descarga apontados por especialistas:

  • Tubulação muito pequena. A tubulação de descarga deve ser igual ou maior que a abertura de descarga da válvula.
  • Tubulação que não permite a amplitude total de movimento. Quando uma caldeira aquece, ela se move para cima e para baixo, e a instalação deve permitir que a válvula e a tubulação se movam junto com ela. Caso contrário, pode haver muita tensão no corpo da válvula.
  • Tubulação muito longa ou com muitos cotovelos de 90°. A maioria das jurisdições especifica o comprimento máximo da tubulação de descarga e o número máximo de cotovelos de 90° permitidos.
  • Orifícios de drenagem que estão fechados. Os orifícios de drenagem nas válvulas de segurança com mola e sua tubulação de descarga devem estar abertos quando necessário para drenar o líquido da parte superior da válvula.

3. Diferencial inadequado entre a pressão de operação e definida

Vemos mais problemas causados ​​pela instalação inadequada da válvula de segurança do que pela operação da válvula de segurança. Dito isso, os problemas operacionais mais comuns que encontramos são aqueles causados ​​pela operação da válvula muito perto de sua pressão de ajuste.

Para a maioria das válvulas de segurança, é recomendável manter um diferencial de 10% entre a pressão de operação do sistema e a pressão de ajuste da placa de identificação. No entanto, a estanqueidade da sede e, portanto, os desempenhos das válvulas serão melhores com um diferencial de 20%.

Se você estiver enfrentando problemas com sua válvula de segurança, a Casa das Válvulas pode ajudá-lo a identificar e corrigir o problema para que tudo possa voltar a funcionar da forma mais rápida e eficiente possível. Entre em contato com nossa equipe comercial!

Deixe uma resposta

*