Filtro Y vs Filtro T: qual o melhor para suas aplicações?

Filtro Y vs Filtro T: qual o melhor para suas aplicações?

Embora o Filtro Y e o Filtro T executem funções semelhantes em aplicações de tubulações, cada um deles tem qualidades distintas que os tornam exclusivamente diferentes. Ambos são filtros industriais eficazes para remover sujeira dos sistemas de fluidos e protegem equipamentos valiosos à jusante, mas é útil saber as diferenças entre os dois ao selecionar um modelo ou outro.

Neste artigo, vamos abordar as diferenças entre os filtros do Filtro Y vs Filtro T, além de oferecer nossa orientação sobre qual tipo de filtro você deve escolher para seu processo. Como um dos maiores distribuidores em Minas Gerais de equipamentos auxiliares, podemos compartilhar nossa experiência no setor para ajudá-lo a entender tudo o que você precisa saber sobre os filtros. Acompanhe!

O que é um Filtro Y?

Os filtros do tipo Y são usados ​​predominantemente em aplicações líquidas para proteger o equipamento à jusante de partículas, como sujeiras, que podem afetar o desempenho se não forem tratadas. A maioria dos filtros industriais do tipo Y também pode funcionar com eficácia em aplicações de vapor, bem como naquelas que lidam com gases inertes ou ar.

Embora o Filtro Y possa ser fabricado para atender a requisitos específicos de aplicação, a grande maioria dos filtros Y não são personalizáveis ​​como padrão. Os filtros do tipo Y estão disponíveis em tamanhos de 1/4″ a 10″ e podem ser fabricados a partir de uma variedade de materiais, incluindo ferro fundido e aço, bronze e aço inoxidável AISI 316L. Eles também apresentam uma tampa roscada ou aparafusada para acesso à tela e garantindo que, quando abertos, o fluido do processo seja drenado de forma eficaz.

Benefícios do Filtro Y

  • Capacidades de descarga superiores graças às portas de descarga integradas inerentes.
  • Melhor valor para os custos iniciais.
  • Oferece mais flexibilidade geral.
  • Seleção mais ampla de materiais para construção.
  • Gama mais ampla de classes de pressão.
  • Áreas de razão aberta maiores do que os filtros do tipo T.

O que é um Filtro T?

Os filtros do tipo T são, em sua maioria, filtros industriais fabricados sob medida, geralmente fabricados com os mesmos materiais dos tubos. Isso permite que eles ofereçam recursos exclusivos, como tampas de estilo de abertura rápida ou a adição de uma porta de ventilação e pressão diferencial.

O Filtro T também pode ser uma boa escolha por sua entrada e a saída em 90 graus, o que forma um filtro em forma de cotovelo. Isso beneficia aplicações com restrições de espaço. Filtros em T são aplicáveis ​​a todos os tipos de sistemas de vapor, água, óleo e ar. Eles estão disponíveis nos tamanhos DN15 a DN100. No entanto, como são filtros industriais fabricados, isso pode resultar em prazos de entrega mais prolongados.

Benefícios do Filtro T

  • Tampas de estilo de abertura rápida.
  • Portas de ventilação adicionais e acessos com pressão diferencial.
  • Maior capacidade de fluxo, apesar das áreas de razão aberta menores, graças a um caminho de fluxo mais reto.
  • As tampas da câmara podem ser abertas sem que o fluido do processo seja drenado enquanto instaladas horizontalmente
  • Benéfico em processos mais perigosos.
  • Mais adequado para a transferência de fluidos em velocidades mais altas.
  • Ideal para aplicações em tubos maiores que precisam de acesso rápido ao filtro.

Filtro Y vs Filtro T: qual é o melhor?

Quanto ao melhor tipo de filtro industrial, depende inteiramente das necessidades do seu sistema.

Por exemplo, se você estiver procurando por uma solução econômica de filtragem que possa oferecer mais flexibilidade, então comprar um filtro do tipo Y pode ser o caminho a percorrer.

Alternativamente, filtros do tipo T seriam a escolha ideal se sua tubulação lida com fluidos mais viscosos que precisam ser transferidos em velocidades mais altas ou um filtro que tem uma capacidade de fluxo maior.

Escolha um bom distribuidor de Filtro Y ou Filtro T

Aqui na Casa das Válvulas você encontra toda linha de acessórios e conexões para válvulas e tubulações industriais. Nosso amplo portfólio conta com diversos modelos de tamanhos de filtros para todos os segmentos do mercado.

Entre alguns dos principais modelos, encontra-se Filtro Tipo Cesto Simples ou Simplex, Filtro Tipo Y Flangeado, Filtro Tipo Y Rosca e também Filtro Tipo Y Bronze.

Não encontrou o que precisa? Então basta entrar em contato com nosso comercial que te ajudaremos com os itens necessários ao seu projeto.

Deixe um comentário

*