• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Junta de expansão: ação e especificação do equipamento

Junta de expansão: ação e especificação do equipamento

A junta de expansão tem um papel fundamental no bom funcionamento de uma tubulação. Fabricada em aço inox ou borracha, tem como principal função identificar dilatações térmicas lineares de uma tubulação pela movimentação dinâmica de combustão interna, reduzindo e eliminando qualquer tipo de vibração mecânica.

Também conhecida como junta de movimento, a junta de expansão absorve de maneira segura a expansão e a contração da tubulação à qual está ligada. Em paralelo, compensa desalinhamentos. Portanto, sua missão é a absorção de movimentos que sejam prejudiciais a uma tubulação e demais peças.

Composição da junta de expansão

Basicamente, uma junta de expansão metálica é formada pelo fole flexível (instrumento que produz correntes de ar), neutralizando a dilatação/expansão ou a contração.  Esses movimentos da junta podem ser axiais, de rotação ou laterais, quando neutralizados pelo fole.

Esses acessórios mecânicos protetores de fácil instalação possuem alguns componentes específicos. São eles:

O fole

Pode ser considerado o principal componente da junta, com uma ou mais corrugações(ondulações). Normalmente fabricado com material de espessura mais fina que o resto da junta, possui anéis de reforço, instalados na raiz das corrugações para reforço dos foles; e anéis equalizadores, que além de resistir às pressões internas, limitam o movimento axial de compressão, impedindo o esmagamento das corrugações.

Guia interna

Reduz os efeitos da velocidade do fluido no fole, assim como turbulência, erosão e vibrações.

Terminações

As terminações mais comuns de juntas de expansão são: flangeadas, pontas para solda e flanges soltos.

Tirantes

São os componentes que resistem à força de pressão, caso ocorra alguma falha das ancoragens. Permite apenas movimentos laterais.

Dobradiças

Permitem somente o movimento angular em um plano. Resistem bem à pressão.

Anel cardânico

Permite movimentos angulares em qualquer pano.

Ligações pantográficas

Distribuem o movimento de maneira uniforme entre dois foles. Elas têm também a função de impedir o esmagamento do fole inferior.

Proteção

São coberturas sobre o fole que o protegem contra danos como impacto de objetos e danos de manuseio.

Isolamento térmico

Quando a temperatura exceder o nível recomendado, o isolamento térmico age entre o fole e a guia interna.

Conexões para drenos

São usados na parte inferior das corrugações para drenar o fole.

Conexões para purga

A injeção de fluido é utilizada para limpar a cavidade entre o fole e a guia interna e impede a entrada de materiais particulados.

Aplicação

É importante levar em conta que cada tipo de aplicação é determinado pela escolha do material e modelo da junta. Essa especificação terá de ser feita pelo responsável técnico, considerando as seguintes variáveis:

  • As dimensões: o diâmetro da tubulação ou dimensões de dutos e comprimento total influem diretamente em todo o projeto, pois limitam a sua pressão de trabalho e a capacidade de absorver movimentos;
  • A pressão: a pressão máxima, mínima e de teste devem ser consideradas, já que as consequências podem comprometer o resultado final;
  • A temperatura: a temperatura afeta a variável anterior – pressão. Nesse aspecto, deve ser avaliado também o tipo de junta a ser utilizada;
  • Os fluidos: o produto que passará pela junta pode causar corrosão e até erosão na junta. Portanto, o material da parte interna da junta de expansão precisa ser adequado;
  • O tipo do movimento: nesse ponto, o profissional deve avaliar mudanças térmicas, vibrações e desalinhamentos. Além da movimentação, que está ligada à absorção do fluido, se axial, lateral ou angular.

As juntas de expansão estão presentes na indústria naval e setores de mineração, papel e celulose, vidro, estufas, caldeiras, usinas de açúcar, álcool, petróleo, entre outros.

A Casa das Válvulas é atuante em todos esses segmentos e conta com um portfólio completo de conexões, que incluem juntas de expansão, assim como válvulas e os mais diversos equipamentos hidráulicos.

A empresa fornece as melhores soluções e produtos para que as instalações e sistemas de tubulação tenham segurança e eficiência na circulação dos mais diferentes fluidos. Consulte nosso site!

Deixe uma resposta