• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Kit de sobrevivência do proprietário de válvulas industriais

Kit de sobrevivência do proprietário de válvulas industriais

As válvulas industriais são essenciais para uma indústria funcionar de maneira regular. Sua anatomia é composta por diversos itens para garantir o seu alto desempenho e performance.

Assim como o corpo humano, elas funcionam para controlar, interromper e movimentar o fluxo de líquidos, gases e materiais sólidos dentro das tubulações. Entretanto, esses componentes também precisam de cuidados para prolongar sua vida útil.

Sendo assim, a Casa das Válvulas desenvolveu este kit de sobrevivência do proprietário de válvulas industriais que abrange diversos aspectos de prevenção.

A seguir, vamos esmiuçar fatores que ajudam a preservar a durabilidade das válvulas industriais, desde a realização de testes até o momento de logística dos componentes. Neste artigo, também traremos fontes que podem agregar conhecimento para sua equipe de engenheiros e técnicos.

Válvulas industriais: quais providências podem ser tomadas para prevenção

“É melhor prevenir do que remediar”. Você provavelmente já escutou esta expressão de alguém. Com as válvulas industriais não funciona diferente, antes do problema vir à tona, busque solucioná-lo, a manutenção preditiva é melhor do que a reativa.

A manutenção preventiva engloba uma série de cuidados que precisam ser tomados para manter o desempenho regular das válvulas industriais. Portanto, decidimos fazer um checklist para falar das prevenções mais importantes que podem te ajudar no seu negócio:

 

  • Realização de testes: conhecido também como seguro adicional, serve para comprovar que o material foi devidamente testado, antes de ser usado;
  • Serviços de limpeza: são importantes porque utilizam produtos químicos, equipamentos e técnicas especiais de inspeção. Após a limpeza, cada peça é verificada e remontada em um ambiente livre de poeira e óleo;
  • Manuais de recomendações: podem ser dos próprios fabricantes, assim como guias gerais internacionais/nacionais, por exemplo, ISA, MSS, API, Asme, ISO e, por último, a ABNT. Essas organizações são fontes de conhecimento que podem ajudar a equipe a esclarecer os reparos necessários, conforme as exigências de padronização;
  • Reparação: substituir válvulas industriais pode, em alguns casos, ser um processo longo e de alto custo. Então, é recomendável procurar pelo serviço de assistência da fabricante ou uma empresa credenciada para avaliar qual é a melhor decisão a ser adotada;
  • Cuidados: independentemente do modelo da válvula industrial, alguns cuidados são básicos. A começar pela proteção das partes internas, elas devem estar dentro de embalagens originais (paletes, estrados ou caixas). Em segundo lugar, manter as partes móveis lubrificadas e deixá-las na posição fechada em local abrigado e seco sobre um estrado de madeira. Evite dar golpes que possam danificar as partes externas, como volante ou hastes. E, por último, é recomendável que as válvulas industriais estejam armazenadas em uma temperatura entre -22°C e 40°C;
  • Logística: o transporte, armazenamento e a instalação influencia diretamente na durabilidade de válvulas industriais. Tendo em vista que a temperatura, impactos, vibrações ou até mesmo a sujeira são variações que podem comprometer o funcionamento delas. Para componentes de reposição de estoque é recomendável verificar se não houve nenhum dano ao corpo durante o envio e se as cavidades internas estão limpas. Por essa razão, é importante que o envio seja feito por uma empresa especializada ou que a válvula venha desmontada com as instruções para a sua instalação.

 

A Casa das Válvulas é parceira da NewCon Co.

Como vimos, trabalhar com válvulas é saber que a supervisão e o monitoramento de seu funcionamento, como reparos, manutenções e substituições, serão frequentes por questões de segurança e produtividade.

A Casa das Válvulas é distribuidora exclusiva da fabricante NewCon Co., empresa americana com mais de quatro décadas de experiência no setor. Suas válvulas industriais podem chegar a durar mais de 10 anos, sem a necessidade de manutenção por consequência da durabilidade e baixo índice de vazamento. Por isso, são indicadas para operações abrasivas.

Para saber mais, entre em contato conosco por meio do nosso site. Nossos consultores estão aptos para lhe atender e aconselhar sobre qual é o melhor tipo de válvula industrial para o seu negócio.

Deixe uma resposta