• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Como selecionar o material e a vedação apropriada das válvulas

Como selecionar o material e a vedação apropriada das válvulas

Para garantir uma válvula de longa duração, o tipo correto do material de vedação precisa ser escolhido com cuidado. A utilização de uma substância incorreta ou de qualidade inferior à recomendada acarretará em um desgaste na operação, devido à corrosão e controle de pressão, além de diminuir a vida útil da operação. Levar em consideração o ambiente da válvula e conhecer as principais características e as opções de material garantirão que a vedação correta e o material da caixa sejam escolhidos corretamente.

Informações de aplicação para escolher o alojamento e o material de vedação da válvula

Em primeiro lugar, ao selecionar o material apropriado, é necessário reunir as informações sobre a temperatura ideal para o material, possibilidade de corrosão, características de desgaste e pressão. Essa análise já restringe a pesquisa de materiais antes de analisar as características ambientais. Observe se a válvula está em um ambiente corrosivo, se o material do restante do sistema de tubulação causa corrosão galvânica e se a durabilidade suporta impactos mecânicos.

Circunstâncias especiais

Nem toda aplicação é direta, especialmente na indústria química. Alguns sistemas podem receber diferentes tipos de compostos por meio de uma válvula. Intervalos de manutenção para limpeza, agentes de limpeza, flutuações de temperatura externas e internas à válvula, concentração de função e outros fatores podem afetar a seleção do material. Além disso, o tipo de válvula pode impactar o material de vedação. Se houver alguma incerteza, é importante discutir a aplicação com um fornecedor para conhecer as opções disponíveis.

Aplicações químicas

Como uma infinidade de aplicações químicas normalmente utiliza mais de um tipo de fluído, a seguir estão os tipos de funções mais comuns:

Álcool (etílico e metílico): além de bebida alcoólica, os álcoois também podem ser usados como solvente, fonte de combustível, perfume e limpeza;

Etil e Metil: NBR é a solução de vedação mais econômica para o etil/metila e, junto a um invólucro de latão ou aço inoxidável, a válvula será adequada para a aplicação;

Outros álcoois: para uma solução única para quase todos os álcoois, o PTFE pode ser usado como vedante associado a um invólucro de latão ou aço inoxidável.

Como selecionar o alojamento e o material de vedação apropriado das válvulas

  •         As principais aplicações do glicol: glicol é utilizado para anticongelantes, líquidos refrigerantes, fluidos de freio e, na indústria de plásticos, servem como precursor de polímeros.
  •         Etileno e propileno: qualquer um dos quatro materiais de vedação comuns se sustenta nessas aplicações. , juntamente a um invólucro de PVC ou aço inoxidável. A escolha, por isso, se resume a custo e disponibilidade
  •         Fluido de freio: uma válvula com um invólucro de nylon ou aço inoxidável, associada a uma vedação de EPDM ou PTFE, manterá a válvula operando com um fluido de freio semelhante a uma mídia.
  •         Hidrocarbonetos: os hidrocarbonetos têm uma variedade de aplicações, desde gás natural e combustível até a indústria médica e plástica.
  •         Petróleo: NBR é econômico e funciona bem com o petróleo, mas PTFE e FKM também podem ser usados. Do ponto de vista da habitação, depende da concentração/pureza do petróleo. Se estiver baixo, qualquer um dos quatro materiais de alojamento será suficiente. Caso contrário, o aço inoxidável deve ser usado.
  •         Ácidos inorgânicos: amplamente utilizados nas indústrias de limpeza, farmacêutica e agrícola.
  •         Ácido nítrico: o aço inoxidável 316 deve ser usado como material da carcaça e, dependendo da concentração, diferentes vedações devem ser usadas. Para maiores concentrações, PTFE; caso contrário, o FKM pode ser usado.
  •         Ácido sulfúrico, clorídrico e fosfórico: FKM, EPDM e PTFE podem ser usados como material de vedação para essas aplicações. No entanto, se o ácido sulfúrico tiver uma alta concentração, tipicamente o EPDM não é usado. PVC ou aço inoxidável têm bom desempenho e podem ser usados como material de caixa.
  •         Acetona: ela é capaz de dissolver gorduras, resinas e ésteres de celulose, por isso é usada durante a fabricação de fibras artificiais e como intermediário químico na indústria farmacêutica. EPDM e nylon podem ser usados em algumas poucas acetonas; no entanto, as válvulas são comumente especificadas com vedações de PTFE e invólucros de aço inoxidável para essas aplicações.
  •         Cloro: normalmente usado para tratar a água e durante a produção de corantes, antissépticos, medicamentos e produtos de papel. Como um líquido puro, as caixas de aço inoxidável precisam ser usadas. Em outras formas e pureza, o PVC deve ser usado e o PTFE somente como vedante para todos os tipos de cloro.

Investimentos em tecnologia e qualidade andam juntos. Nesse ponto, a qualidade do alojamento e o material de vedação faz parte dessa medida preventiva, com ênfase na escolha dos melhores fabricantes destes componentes.

A Casa das Válvulas possui expertise e uma gama de produtos que suprem essa necessidade. Empresa moderna e inovadora, fornecemos as melhores soluções com excelência e dentro das normas do segmento, direcionadas ao tipo de válvula que o cliente solicitar.

Deixe uma resposta