• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

O que é e como funciona a válvula de gaveta?

O que é e como funciona a válvula de gaveta?

A válvula de gaveta é um componente utilizado para iniciar ou interromper o fluxo dentro das tubulações. Fácil de ser instalado e preservado, esse dispositivo pode ser encontrado em diversos sistemas de distribuição em decorrência da sua capacidade de cortar líquidos.

Instaladas acima do solo ou no subterrâneo, as válvulas de gaveta precisam de uma superfície larga para serem instaladas por causa do seu tamanho ao longo do eixo da tubulação.

Para uma vedação mais firme, esse dispositivo requer um contato com a superfície de 360° entre o disco e a sede. O seu corpo é o item mais importante e, por meio dele, é possível conectar tubos de entrada e saída.

Modo de operar da válvula de gaveta

Categorizada como válvula de bloqueio, a operação da válvula de gaveta é simples.

O seu sistema on/off funciona de duas maneiras: aberta ou fechada, por consequência do movimento do disco portão ou cunha dentro do dispositivo.

Com duas funções bem claras, o seu uso não exige operações diferentes. Inclusive, não são recomendáveis para controlar o fluxo, tendo em vista que a vibração gerada pela pressão do fluido contra o disco pode danificá-lo.

A abertura e fechamento lento da válvula de gaveta evita o efeito martelo hidráulico. Significa que ao ser aberta, move-se para dentro do corpo do dispositivo.

Aplicabilidade da válvula de gaveta

Para aproximar esse tema da nossa realidade, podemos encontrar a válvula de gaveta nas torneiras de casa. A partir desta referência, conseguimos entender melhor para que servem – abrir ou fechar.

Por sua versatilidade, o modelo é aplicado em setores químicos, mas o seu uso não se limita somente para essas áreas. O componente também pode ser utilizado na engenharia hidráulica para condução de diversos tipos de líquidos (água potável, efluentes, líquidos neutros etc.), indústria alimentícia, mineração, usina, entre outros.

É usada principalmente quando a perda de pressão é mínima e a perda de fuso livre é necessária. Por fim, sua temperatura ideal está entre -20 e +70°C.

Princípio de funcionamento da válvula de gaveta

O funcionamento de uma válvula ocorre quando a roda de manivela do dispositivo é girada no sentido horário, anti-horário e, por último, semiaberta.

  • Sentido horário: o vapor e a gaveta são movidos na direção descendente para evitar o vazamento de fluido; 
  • Anti-horário: a válvula será aberta e o portão será movido na direção ascendente através do fluido;
  • Semiaberta: não é recomendável abri-la assim, por causa da erosão da gaveta como fluido, que será atingido.

A Casa das Válvulas trabalha com válvula de gaveta

A Casa das Válvulas possui em seu portfólio uma variedade de componentes industriais, entre eles, a válvula gaveta dos melhores fabricantes do mercado.

Um dos seus diferenciais está relacionado com o fornecimento de hastes ascendentes (forjada, fundida, ferro e bronze) e fixas (aço, bronze e ferro), além de um fecho rápido feito de bronze.

Vale salientar que cada tipo de válvula possui uma funcionalidade diferente. Visitando o nosso site, você consegue saber as especificidades técnicas. 

Em caso de dúvidas, os nossos consultores comerciais estão prontos para lhe atender e aconselhar sobre qual é o melhor modelo para o seu negócio. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta