O que é flange de encaixe e como ele é utilizado

O que é flange de encaixe e como ele é utilizado

Acessórios bastante utilizados em tubulações industriais, os flanges servem como elemento para unir dois componentes do sistema de tubulação. Eles apresentam diversas funcionalidades, que variam de acordo com a grande diversidade de modelos existentes, a fim de atender a toda uma cadeia industrial.

Neste artigo, vamos nos ater ao que é o flange de encaixe, conhecido também como Socket-Weld (SW), esclarecendo suas características principais, em quais situações e indústrias seu uso é recomendado e os benefícios em utilizá-los.

 

O que é flange de encaixe e quais são as suas características? 

Para começar, vamos explicar o que é o flange de encaixe.  Ele tem este nome exatamente por ser dotado de um encaixe aplicável em pequenas bitolas, que recebe a tubulação a ser soldada, utilizando somente a solda externa.

Trata-se de uma peça, unida por parafusos e montada em pares, que veda a conexão de forma eficaz, facilitando a condução de fluidos, gases e vapores e, consequentemente, impedindo suas vazões.

O flange de encaixe é fabricado em aço (carbono, inoxidável ou liga de carbono), passando por tratamentos para resistir a variações térmicas. Possui alguns tipos de ranhura, como a espiral, excêntrica, concêntrica, MSS SP6, 500 RMS, 125 RMS e 63 RMS.

Há uma grande variedade de medidas e tipos de conexões de flange de encaixe, que pode ser usado em bitolas de diversos tamanhos, de ½ a 24 polegadas, e diferentes classes, de 150# a 2500#, além de schedule 40, 80, 160, XXS e face RF, FF, RTJ e macho-fêmea, seguindo as normas construtivas ASME/ANSI 16.5.

 

Em quais situações e indústrias é indicado o uso do flange de encaixe

O uso dos flanges de encaixe é indicado para quaisquer condições de temperatura, desde que não esteja sujeito a severos gradientes térmicos e situação de pressão moderada. Entretanto, não é recomendada a sua utilização para serviços de alta corrosão.

Os flanges de encaixe atendem, de maneira ágil e eficiente, aos interesses de diversas indústrias, tais como:

– Química
– Petroquímica
– Petrolífera
– Papel e celulose
– Açúcar e álcool
– Alimentícia
– Farmacêutica
– Metalúrgica

 

Os benefícios do flange de encaixe

Entre as vantagens de se optar pela aquisição do flange de encaixe, podemos destacar:

– Maior resistência: uma vez que o produto possui um encaixe completo para a solda, que precisa ser realizada apenas na parte externa, o que resulta em uma menor tensão residual.
– Melhor conexão: alcançada exatamente em consequência da maior resistência à pressão e ao calor.
– Fácil desmontagem: pois não há a necessidade de realizar operações destrutivas para sua manutenção.
– Custo-benefício: sem a exigência de operações destrutivas, é poupado tempo, gerando maior economia para a empresa, pois a peça pode ser aplicada e retirada de maneira prática.
– Segurança: a instalação segura  resulta na diminuição de problemas e redução de manutenções recorrentes.

Se você ainda tem dúvidas sobre em que situações usar o flange de encaixe em sua empresa, procure a Casa das Válvulas. A empresa dispõe de profissionais qualificados para esclarecer todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

*