+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Flávio Penido, em conversa com a Casa das Válvulas, falou sobre as perspectivas da mineração na Exposibram. O evento reuniu especialistas da indústria extrativista, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019, em Belo Horizonte (MG).
Penido explicou quais medidas serão adotadas pelo setor em 2020 e que, consequentemente, refletirão no modus operandi de diversas áreas, tais como meio ambiente, segurança e tecnologia.
Na abertura do Congresso, a “Carta Compromisso do Ibram Perante a Sociedade“ foi apresentada como uma resposta da instituição diante dos últimos rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho (MG).
Por causa desses acontecimentos, fica esclarecido que é necessário melhorar a visão da sociedade acerca da mineração, ajudando as prefeituras locais a desenvolver um plano de negócio na economia, segurança e capacitação profissional. Esse documento foi produzido para determinar quais são as perspectivas da mineração sob a ótica do Ibram.
Segundo a carta, as indústrias minerais precisam ter um consumo mais consciente na utilização de água nas operações, ou seja, reduzir o volume para evitar desperdícios.
Também foi discutido quais procedimentos e práticas de segurança da estrutura de barragens e de trabalho podem ser adotados para diminuir acidentes envolvendo pessoas.
Durante uma das palestras, foi divulgado o índice de queda com acidentes fatais nos Estados Unidos em 106 anos de atividade de extração mineral no país – de 3.600 passou para 27, em 2018. Também foram mencionadas as medidas adotadas para chegar nessa redução – duas vistorias anuais em todas as plantas, quatro procedimentos do gênero nas instalações subterrâneas, além da categorização das barragens.
O presidente do Ibram ressaltou os avanços tecnológicos do setor. Inclusive, citou a evolução de máquinas controladas de maneira remota, a 9.000 quilômetros de distância entre a cabine e o local da operação.
Penido deu destaque aos equipamentos para aperfeiçoar diversos processos da mineração para um controle mais eficiente de poluentes, redução de resíduos, saúde e segurança dos trabalhadores.
Além disso, ele também falou das técnicas mais modernas por meio da informática para analisar qual tipo de minério está sendo sondado, como fazer as perfurações e onde a escavadeira trabalhará, entre outros fatores.
Para fechar, Flávio Penido também falou a respeito de um acordo feito entre o IBRAM e MAC (Associação de Mineração do Canadá) para ajudar no desenvolvimento de um plano sustentável e social no país para os próximos cinco anos, por meio do programa TSM (Towards Sustainable Mining).
Resumidamente, será um intercâmbio para trocar informações, discutir e adaptar o que está sendo feito no exterior para o Brasil. Outros países mineradores, como a Argentina, Chile e Peru, já participam do mesmo plano.
“O Ibram concentra 85% do produto mineral brasileiro e pretendemos chegar na pequena e média empresa. Existem 9.500 empresas de mineração no Brasil. Nosso empenho é para que elas tenham tecnologia, controle de qualidade, segurança e cumprimento das leis. Na medida que divulgamos tecnologia e conquistamos novos sócios, vamos poder distribuir os benefícios para um universo muito maior”, exaltou Flávio Penido.
Novamente na Exposibram, a Casa das Válvulas apoia as propostas feitas pelo Ibram para construir uma indústria mineral mais consciente, segura e sustentável. Trabalhamos com os melhores fabricantes internacionais, justamente no intuito de trazer melhor performance, desempenho e segurança a esse segmento industrial.
Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.
Deixe um comentário