• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Qual a melhor composição das válvulas industriais para o meu negócio?

Qual a melhor composição das válvulas industriais para o meu negócio?

Uma das preocupações no uso de válvulas industriais é conseguir qualidade, resistência e durabilidade do produto em suas mais diversas aplicações.

Como estes componentes estão nos mais variados segmentos da indústria, é preciso que sua composição consiga suprir a demanda solicitada. Por exemplo:

Se um cliente busca segurança e durabilidade, sugerimos as seguintes opções: válvulas feitas de aço inoxidável (o material mais resistente), ferro, plástico, alumínio e cobre.

Contudo, resistente para qual contexto? É justamente esta pergunta que pretendemos responder aqui, levando em conta qual fluido que essa válvula vai comportar (reter ou bloquear) para que sua missão seja cumprida.

Tipos de válvulas industriais para variadas aplicações

Embora não dê para designar o tipo de material da válvula para cada aplicação específica, já que os fatores que determinam seu destino são os fluidos, temperatura e o ambiente, citaremos os tipos de insumos existentes no mercado e alguns exemplos de atuação e aplicabilidade.

Válvulas de carbono, ferro fundido(A126), ferro modular (A536), aço carbono e aço Inox

Basicamente, estas válvulas são utilizadas para bloqueio e controle de fluidos e gases, com emprego em água, óleo, gás e vácuo.

Nesses materiais são fabricados diversos tipos de válvulas, como a esfera, gaveta, globo, borboleta, de retenção, fundo de poço, agulha, redutora de pressão, diafragma, guilhotina, junta de expansão, solenoide, automatizadas, em bronze e forjadas para alta pressão.

As de inox, em especial, são atuantes na indústria química, farmacêutica e alimentícia, as quais exigem um nível de pureza maior no conteúdo que será transportado.

Válvulas de plástico

As válvulas termoplásticas, de PVC (policloreto de vinila), CPVC (policloreto de vinila clorado) e PP (polipropeno) são utilizadas em situações nas quais os acessórios de metal oferecem resistência insuficiente para substâncias agressivas.

Os plásticos são até 10 vezes mais resistentes a abrasão do que o aço e têm menor custo de manutenção. Como não liberam partículas, possibilitam a separação de substâncias, evitando assim a contaminação.

Seu uso é mais adequado à aplicação em água, químicos e gases.

Válvula de bronze

As válvulas de bronze usualmente são dos tipos globo, gaveta, válvula de retenção, filtro Y, para hidrante e esguichos reguláveis.

Devido a estas características, uma das suas funcionalidades é compor sistemas de combate a incêndio.

Conhecimento e assertividade na escolha do produto

“Um projeto bem dimensionado e completo deve fazer uso da maior parte dos modelos de válvulas industriais. Para isso, é preciso conhecer as peculiaridades de cada uma, assim como suas funcionalidades e, principalmente, sua composição”, afirma João Mauro, diretor de operações da Casa das Válvulas.

Para uma escolha assertiva, você pode contar com a equipe da Casa das Válvulas, que lhe ajudará na orientação e fornecimento destes componentes tão imprescindíveis nos mais diversos segmentos da indústria.

Deixe uma resposta