+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Para os fabricantes de alimentos para animais, evitar a contaminação cruzada é algo central no processo de produção. Problemas de fluxo de material a granel, como fluxo funil (ratholing), arco coesivo (bridging) e outros bloqueios de material, diminuem o fluxo através do sistema de processo, o que pode contribuir para uma possível contaminação cruzada.
Além disso, esses problemas rapidamente se convertem em prejuízos. A diminuição do fluxo nos vasos, o aumento do tempo de inatividade para limpeza e o aumento do tempo de processamento aumentam os resultados financeiros.
Para combater esses problemas, várias opções de equipamentos de ativação de fluxo de material estão disponíveis, ainda assim, muitas empresas recorrem a ações como martelagem para estimular o material preso porque o sistema de ativação que escolheram não é eficaz para sua aplicação específica.
A martelagem causa danos e desgaste ao silo e também pode levar a problemas de segurança do operador, como problemas nos ombros e nas costas devido ao esforço contínuo dos martelos pesados.
A empresa Elmira Pet Products, maior fabricante canadense de rações secas com marca privada, produz marcas conhecidas para mercadorias em massa, alimentos e canais de especialidades para animais de estimação, bem como dietas exclusivas para distribuição em nichos de mercado.
Em 2014, a Elmira Pet Products adicionou duas caixas de preparação de mistura seca ao seu processo existente. Os dois novos equipamentos imediatamente tiveram problemas com o fluxo de produto devido à formação de arco coesivo na parte inferior dos tanques, especialmente acima da comporta deslizante.
A mistura de ração consistia em carne e farinha de vegetais, grãos moídos e minerais, com um teor de umidade de aproximadamente 7%. Vibradores e martelos pneumáticos foram empregados para ativar o fluxo do material e eliminar o arco coesivo. Porém, nenhuma das soluções foi eficaz.
Os operadores recorreram a martelar as paredes do equipamento para desalojar o material acumulado. Consequentemente, o tempo de inatividade aumentou, as caixas estavam sendo danificadas pela martelagem e os operadores tinham que subir dois andares de escadas para colocar o produto em movimento novamente, criando um risco à segurança.
Em 2018, eles pesquisaram um novo sistema de ativação de material para substituir seu sistema ineficaz. Sua pesquisa os levou ao Sistema de Ativação de Material AirSweep, marca da Control Concepts.
Riley Dahmer, especialista em engenharia de processamento da Elmira Pet, contatou a Control Concepts para entender sobre o sistema AirSweep® para substituir os vibradores e martelos pneumáticos. Projetado para quebrar a fricção, levantar e varrer o material estagnado de volta para o fluxo, o sistema AirSweep oferece rajadas poderosas de ar comprimido ou gás inerte em um raio de 360°, vedando imediatamente para evitar retorno do material. Cada bico do AirSweep pode ativar até 2,4 metros de material sem causar desgaste ou danos às paredes do vaso.
Com base nos desenhos fornecidos por Dahmer, Eric Esselstyn, gerente de vendas da Control Concepts, projetou os posicionamentos do AirSweep para cada vaso, prestando atenção especial à área acima do flange de descarga. O sistema recomendado consistia em três bicos de aço carbono, modelo VA-12 (1.½″) por recipiente de mistura a seco, estrategicamente colocado para estimular o fluxo em áreas que foram preenchidas com material.
Um controlador de sequência programável disparou pulsos de ar de 0,25 segundos a cada 20 segundos para ativar o material, em um fluxo first-in, first out.
Depois que uma avaliação de seus sistemas revelou que os finos de ração estavam sendo deixados para trás em uma transição inclinada cerca de 4 polegadas acima de uma eclusa de ar, a Elmira Pet Products novamente escolheu instalar um sistema AirSweep. “Como fabricante de ração seca para animais de estimação, eliminar a contaminação cruzada de ração é uma de nossas principais prioridades”, expressou Dahmer.
Uma unidade AirSweep de aço inoxidável 304 modelo VA-06 de 3/4” com acoplamento de montagem de 180° foi instalada em cada vaso para desalojar os finos de ração para fora de uma seção de transição do silo entre uma porta deslizante e alimentador de palheta durante seus ciclos de limpeza.
Com as partículas finas ainda presas nos cantos das caixas, Esselstyn trabalhou com a Dahmer and Rate Technologies, um distribuidor AirSweep no Canadá, para solucionar problemas do sistema.
Esselstyn recomendou mudar a montagem de 180° para a montagem padrão para um raio de jato de ar mais amplo de 360°, alterando a duração do pulso de 3 segundos para 0,25 segundos, verificando o tamanho e a pressão da linha de ar e garantindo que o VA-06 fosse definido para a adequada profundidade na caixa. “Os resultados iniciais foram positivos e as AirSweeps foram facilmente integradas em nossas limpezas automatizadas.”
Com essa série de aprimoramentos e a instalação de unidades AirSweep da Elmira Pet Products, para substituir os vibradores e martelos pneumáticos, mantém os ingredientes dos alimentos para animais fluindo através de seus sistemas de processo de forma eficaz e segura.
Grandes empresas são feitas de grandes parcerias. Por esse motivo, a Casa das Válvulas tem grande orgulho em ser representante exclusiva da AirSweep no Brasil, trazendo essa grande inovação para processo em diversos setores da indústria.
A solução Airsweep é uma ferramenta incrível que visa eliminar o acúmulo de material dentro de silos de grãos, minério, produtos químicos etc. Com uma série de bicos estrategicamente posicionados, que emitem uma rajada de ar comprimido de alta pressão, em alto volume, há 360 graus para levantar e varrer o material estagnado de volta para o fluxo – abrindo caminho para maior eficiência da fábrica.
Garanta mais autonomia e eficiência para seus processos e equipamentos com as soluções da Control Concepts USA. Fale com nosso atendimento e tenha toda a consultoria necessária para seu projeto!
Deixe um comentário