• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Sustentabilidade na indústria: um retrato de como o setor vem se transformando

Sustentabilidade na indústria: um retrato de como o setor vem se transformando

A sustentabilidade na indústria é um assunto recorrente no setor. A interação da sociedade com o meio ambiente se intensificou desde a Revolução Industrial e, agora, em plena era da Transformação Digital e após tantos anos de utilização indiscriminada, traz a preocupação com a escassez dos recursos naturais.

O ano ainda nem acabou e, segundo dados da Global Footprint Network (GFN), o consumo de recursos naturais já excedeu a capacidade regenerativa do planeta para 2019. Isso significa que, se mantivermos o atual ritmo de produção e consumo, até o final de 2019, a humanidade terá consumido 1,7 do Planeta Terra, o que fatalmente leva os ecossistemas à regeneração.

Sustentabilidade na indústria: redução da disponibilidade de recursos naturais

Sob esse panorama, a indústria brasileira dá seus primeiros passos com medidas mais assertivas em sustentabilidade, que engloba ética, transparência e respeito à sociedade e ao meio ambiente.

O intuito ganha consistência com incentivos fiscais e políticas públicas de fomento econômico, como a de baixo carbono e o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esse documento apresenta os principais desafios a serem superados pelo Brasil nos próximos anos, para a construção de uma indústria competitiva, inovadora, global e sustentável.

Ele cumpre uma diretriz estruturada para que o país desenvolva novas competências e realize mudanças práticas, considerando as do ambiente econômico mundial e nacional, para os próximos quatro anos.

Como se tornar uma indústria sustentável

Os desafios que o Brasil precisa enfrentar para superar sua crise em concorrência global e voltar a crescer de forma sustentada estão especificados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. Contudo, para que isso seja efetivado, um dos focos é incluir todo o processo de produção industrial na redução e conservação de impactos ambientais.

A Indústria 4.0, conceito denominado na primeira década dos anos 2000, introduz a sustentabilidade na indústria e suas ferramentas nessa história. Robótica, Internet das coisas, Big Data e outras tecnologias disruptivas não só impactam no crescimento e competitividade da indústria, mas a tornam mais sustentável.

Com a ajuda delas, práticas foram criadas a fim de criar uma indústria “verde”, que justamente utilize estrategicamente esses recursos tecnológicos de automatização para aumentar a produtividade com menos recursos naturais possíveis e reposição deles à natureza (projetos de reflorestamento, reciclagem, entre outros).

Sendo assim, o foco é modernizar equipamentos por meio da inovação da atual Era Digital, adotando energia limpa e renovável, responsabilizando-se quanto à destinação de seus resíduos sólidos, reutilizando água, tendo o correto descarte de resíduos químicos e criando um mindset da equipe envolvida nas operações.

Portanto, processos bem estruturados e conscientes são passos reais ao objetivo de ter uma indústria sustentável. O uso reduzido de água, sem desperdícios, é um exemplo prático disso. Esse desafio pode ser alcançado pelo uso de componentes de controle mais seguros, de qualidade e eficientes.

A Casa das Válvulas dá suporte nesse aspecto, fornecendo válvulas modernas, dos mais diversos modelos e tipos, melhores marcas do mercado e presentes em todos os principais setores da indústria. Entre em contato com nossa equipe

Deixe uma resposta