Válvula de Esfera Trunnion e Válvula de Esfera Flutuante: entenda cada uma

Válvula de Esfera Trunnion e Válvula de Esfera Flutuante: entenda cada uma

As válvulas são usadas para gerenciar o fluxo de fluidos em um sistema. Elas desempenham um papel fundamental em fábricas, dutos e até mesmo em aplicações domésticas, como sistemas de água e gás. Elas, entretanto, vêm em designs diferentes para atender aos requisitos de aplicações específicas.

Uma válvula de Esfera Trunnion e uma Válvula de Esfera Flutuante são exemplos de projetos de válvula feitos para atender às necessidades de sistemas de controle de fluido específicos. Embora ambas sejam válvulas de esfera, cada uma tem características únicas que as distinguem. E para que você possa pesar qual é a melhor para o seu projeto, aqui está uma comparação das duas para te orientar.

Diferenças entre a Válvula de Esfera Trunnion e um Válvula de Esfera Flutuante

Uma Válvula de Esfera Trunnion consiste em uma esfera montada na parte inferior e unida a uma haste na parte superior. Essas peças são geralmente soldadas, razão pela qual esse tipo de válvula, às vezes, é referido como uma Válvula Esfera Tripartida Trunnion ou uma Válvula de Esfera Trunnion totalmente soldada. Dado que a esfera está montada e experimenta menos fricção e força de pressão do fluido, esta válvula requer menos torque para operar.

Uma Válvula de Esfera Flutuante, por outro lado, compreende uma esfera ligada a uma haste na parte superior, mas flutua livremente na parte inferior. Ela é mantida no lugar pela pressão do fluido e anéis de sede, em vez de ser montada em um Trunnion. Como tal, requer alto torque para operar. É, no entanto, uma válvula de corte bidirecional confiável.

Como funciona uma Válvula de Esfera Trunnion

A Válvula de Esfera Trunnion consiste em 4 partes principais:

  1. Uma alavanca atuadora
  2. Uma haste
  3. Uma esfera
  4. Um trunnion

O Trunnion forma a base sobre a qual a esfera é montada. Na extremidade superior, a esfera é conectada à haste e a haste é conectada a uma alavanca externa. Em uma Válvula de Esfera Trunnion flangeada, há sedes com mola e uma inserção de anel de polímero entre o Trunnion e a esfera. As molas pressionam a esfera para mantê-la no lugar. Junto com o anel de polímero, eles também reduzem o atrito quando a esfera está girando.

Para facilitar o fluxo, a esfera é vazada no meio. Pode ser uma perfuração completa ou parcial. Um furo completo é uma esfera cuja parte oca é do mesmo tamanho da tubulação em que está instalada. Enquanto em um furo parcial, o diâmetro da parte oca é menor do que o diâmetro da tubulação.

Quando o atuador é girado, a haste conectada a ele também gira. Essas ações fazem com que a esfera gire no Trunnion para uma posição aberta ou fechada. Durante e após a passagem do fluido, as vedações nas sedes e na haste evitam vazamentos para fora da tubulação. Uma caixa de gaxeta ajustável também auxilia a válvula a assumir diferentes capacidades de pressão. Uma Válvula de Esfera Trunnion típica também teria 2 sangradores para fins de despressurização.

A estrutura de uma Válvula de Esfera Trunnion a torna ideal para aplicações com fluidos de alta pressão e alta temperatura. É o caso como na indústria química, de borracha, papel e celulose, tecelagens e setor de óleo e gás.

Como funciona uma Válvula de Esfera Flutuante

Uma Válvula de Esfera Flutuante compreende 3 partes principais:

  1. Uma alavanca atuadora
  2. Uma haste
  3. Uma esfera flutuante

A alavanca do atuador é a parte mais externa usada para abrir ou fechar o fluido. Quando é girado em um ângulo de 90 graus, ele gira a haste que gira a esfera para uma posição aberta ou fechada.

Na base da válvula, a esfera permanece desmontada e é suportada apenas por um anel de polímero estacionário e sedes.

Quando a válvula é fechada, a pressão do fluido empurra a esfera firmemente contra as sedes. Isso fornece uma vedação estanque e interrompe o fluxo imediatamente. No entanto, dado que a esfera não tem suporte, altos níveis de pressão não podem ser distribuídos na base para diminuir a força na esfera. Uma válvula de esfera flutuante, portanto, só é recomendada para aplicações de baixa a média pressão com temperaturas médias. Quando necessário, ela também pode ser personalizada para funcionar em aplicações criogênicas.

Com relação ao controle de vazamentos, uma Válvula de Esfera Flutuante de qualidade deve ter um design de haste antiestática e anti- estouro. Isso significa que, nos casos em que a pressão é elevada ou durante picos de fluido, a haste permaneceria no lugar sem vazamentos. Uma sede macia flexível é igualmente essencial, pois cria vedação ao redor da esfera flutuante para interromper o fluido.

Por suas características, a eficiência da Válvula de Esfera Flutuante as torna ideais para aplicações como: Sistemas de desligamento de emergência, Sistemas de água e Alívio da pressão da tubulação.

Escolha entre a Válvula de Esfera Trunnion e a Válvula de Esfera Flutuante

É seguro dizer que a Válvula de Esfera Trunnion e a Válvula de Esfera Flutuante possuem suas próprias características em termos de recursos. Dito isso, quando dividido entre as duas opções, uma maneira fácil de escolher um dos modelos seria considerar sua aplicação em relação aos seus recursos. Isso te ajudaria a identificar qual delas atenderia melhor às necessidades de seu projeto.

Finalmente, e talvez o mais importante, vise um bom fabricante de Válvula de Esfera Trunnion e Válvula de Esfera Flutuante, que use insumos de alta qualidade e siga os melhores padrões de fabricação de válvulas. A Casa das Válvulas é a maior distribuidora em todo o estado de Minas Gerais e uma das maiores do país de válvulas MGA, uma empresa com 30 anos de história e uma das maiores fabricantes nacionais.

Você também pode sempre contar com o apoio de nossa equipe especialistas, para te orientar na escolha do melhor modelo e material!

Deixe uma resposta

*