Uma válvula de retenção pode parar o golpe de aríete?

Uma válvula de retenção pode parar o golpe de aríete?

As válvulas de retenção são projetadas para evitar o refluxo a montante, usando um mecanismo que fecha automaticamente o acesso se o fluxo se mover na direção errada.

Esta é uma função crítica para muitas fábricas de processamento onde o equipamento protege o sistema ou evita a contaminação por causa de refluxos da linha.

Mas e quanto aos riscos potenciais criados por uma válvula de retenção? Nós descobrimos se uma válvula de retenção irá parar o golpe de aríete, bem como o que é o golpe de aríete e como ele é causado. Acompanhe!

O que é o golpe de aríete?

Como qualquer outra massa em movimento, a água corrente tem impulso. Quando ocorre uma mudança repentina no fluxo, ondas de choque são geradas e espalhadas pelo sistema. Essas ondas de choque e seus efeitos no equipamento dentro de um sistema de tubulação contendo fluido são chamados de “golpe de aríete”.

Essas mudanças de fluxo são geralmente causadas pela operação de válvulas e pela parada e partida de bombas. Quando ocorrem essas rápidas mudanças no fluxo, a energia dentro da água corrente é repentinamente transformada em pressão naquele local. Esse excesso de pressão é conhecido como pressão de pico e é maior com grandes mudanças na velocidade.

O golpe de aríete é geralmente causado em sistemas de água de alta pressão quando uma válvula de ação rápida interrompe repentinamente a água que se move através da tubulação e cria uma onda de choque na água, fazendo com que os tubos vibrem e “tremam”. Com isso, o golpe de aríete pode ser mais intenso se houver válvulas gastas e tubulações inadequadamente apoiadas.

Por que é importante impedir a ocorrência do golpe de aríete?

Casos recorrentes de golpe de aríete podem causar sérios danos aos tubos, juntas, gaxetas e outros componentes do sistema, como manômetros ou medidores de vazão. No ponto de impacto, esses picos de pressão podem facilmente exceder a pressão de trabalho do sistema em até dez vezes. Isso pode colocar uma quantidade enorme de estresse no sistema, resultando em vazamentos nas juntas, fraturas nas paredes dos tubos e deformação dos suportes físicos.

Pode ser extremamente caro reparar ou substituir componentes e equipamentos danificados em certas indústrias, e o custo pode crescer exponencialmente se o derramamento resultar em um problema ambiental. Todas essas são boas razões pelas quais é preferível impedir a ocorrência de golpes de aríete.

As válvulas de retenção param o golpe de aríete?

Na verdade, não. Em muitos casos, as válvulas de retenção podem ser a causa do golpe de aríete devido ao impacto de um fechamento imediato da válvula em face de uma onda de fluido, particularmente se você considerar, por exemplo, uma válvula de balanço, que pode fechar repentinamente.

As válvulas de retenção podem ser equipadas com inibidores mecânicos que ajudam a reduzir o efeito, mas isso geralmente inclui uma válvula de alívio de pressão ou um tanque de compensação.

Um meio-termo é usar uma válvula de retenção com mecanismo de mola; eles minimizam quaisquer ondas de choque causadas pelo golpe de aríete porque fecham mais lentamente, tendo menos impacto na onda de água.

Válvulas de retenção que param o golpe de aríete

Alguns fabricantes desenvolvem produtos especificamente capazes de evitar a perda da escorva da bomba assim como o golpe de aríete. Você pode consultar nossa equipe para avaliar esse tipo de necessidade.

A Casa das Válvulas possui em estoque uma variedade de válvulas de retenção, assim, se você procura por boas soluções que possam parar o golpe de aríete, qual seria a válvula de retenção mais adequada para sua aplicação ou gostaria de saber mais sobre nossa linha de válvulas de retenção, entre em contato com um de nossos especialistas, nós podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

*