Válvulas flangeadas: principais vantagens desses modelos

Válvulas flangeadas: principais vantagens desses modelos

A importante missão das flanges é conectar válvulas industriais entre si. E, a partir do momento que estes componentes podem receber a conexão de determinada flange/junta, são chamadas de válvulas flangeadas.

Portanto, são peças industriais que permitem a conexão, sem a necessidade de cortar ou soldar o material, por meio de um processo de montagem ou desmontagem.

A flange é a peça ideal para evitar problemas de vazamento. A junta rígida, que compõe o sistema desta tubulação, é capaz de suportar as cargas de pressão do tubo. E, entre os modelos de válvulas industriais que podem receber a conexão de flanges, podemos citar as válvulas alívio, borboleta, controle, esfera, globo e de retenção.

Válvulas flangeadas – onde podem ser instaladas, conforme padrões e modelos

Apesar da sua instalação e substituição ser considerada fácil, uma montagem precipitada pode causar escoamentos. Então, é recomendável limpar a conexão, antes de ligá-la com as válvulas industriais.

Quanto à aplicação das válvulas flangeadas, podemos notar sua presença em setores da  indústria, como alimentos e bebidas, química, farmacêutica, petroquímica e serviços de gerenciamento de águas residuais, em razão das flanges servirem para inúmeros dispositivos.

Na escolha destes componentes, é indicado optar pelas que obedecem normas técnicas da American National Standards Institute (ANSI), American Society for Testing and Materials (ASTM), Deutsches Institut für Normung (DIN), ASME (The American Society of Mechanical Engineers) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Abaixo, confira alguns modelos de flanges com ou sem ranhuras e sua capacidade de pressão:

 

  • Flange cego: fabricada conforme a norma da ANSI B 16.5 e DIN, para as classes de pressão 150 a 1500 lbs, com ressalto de 1/16”, acabamentos da junção ranhura tipo standard (stak finish), ranhura espiral (spiral serrated), ranhura tipo 124 RMS (smoth finish) e ranhura concêntrica (concentric groove). São produzidas em aço carbono forjado ASTM A 105, com as seguintes bitolas de ½ a 24” e classe 150# a 2500#;
  • Flange pescoço: fabricada conforme a norma ANSI B16.5 e DIN, para as classes de pressão 150 a 1500 lbs, com ressalto de 1/16”, acabamentos da junção ranhura tipo standard, espiral, 125 RMS e concêntrica. Também é produzida em aço carbono forjado, com as seguintes bitolas de ½ a 24” e classe 150# a 2500#;
  • Flange encaixe: fabricada conforme a norma ANSI B16.5, com ranhuras espiral, excêntrica, concêntrica, MSS SP6, 500 RMS, 125 RMS e 63 RMS, disponível nas bitolas de ½ a 24”, classe 150# a 2500#, schedule 40, 80, 160, XXS, face RF, FF, RTJ e macho-fêmea. São produzidas em aço carbono forjado ASTM A 105;
  • Flange solto: produzida em aço carbono forjado ASTM A 105, com bitolas ½ a 24”, classe 150# a 2500#, atendendo à norma ANSI B 16.5;
  • Flange roscado: fabricada conforme a norma ANSI B16.5, para as classes de pressão 150 a 1500 lbs, com ressalto de 1/16”. Pode ter acabamento da junção ranhura tipo standard, espiral, tipo 125 RMS e concêntrica. São produzidas em aço carbono forjado ASTM A 105, nas bitolas de ½ a 24”, classe 150# a 2500#;
  • Flange sobreposto: fabricada conforme a norma ANSI B16.5, nas classes de pressão 150 a 1500 lbs, com ressalto de 1/16”. São produzidas em aço carbono forjado ASTM A 105.

 

A Casa das Válvulas é referência na distribuição de flanges

As válvulas flangeadas servem para propósitos diferentes e com utilização em diversas indústrias. A Casa das Válvulas, como referência neste segmento, distribui modelos variados de flanges e de válvulas industriais, suprindo com excelência estas demandas.

Entre em contato conosco para saber com quais modelos de válvulas flangeadas trabalhar. Nossa equipe de consultores comerciais está pronta para lhe atender e tirar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

*