+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Válvulas esfera multivias, como a válvula esfera de 3 vias, fornecem várias soluções para aplicações de controle de processo. Essas válvulas oferecem mais flexibilidade quando a instalação lida com mais de um tipo de fluido.
No entanto, as válvulas multivias podem ser um pouco confusas em um primeiro uso. Assim, antes de entrar no mérito da válvula esfera de 3 vias, certifique-se de estar familiarizado com uma válvula esfera comum. Você pode encontrar diversos materiais sobre este modelo aqui em nosso blog.
E partindo para nosso tema, este artigo irá te orientar sobre o que são válvulas esfera de 3 vias e qual é o seu mecanismo de trabalho. Também discutiremos os diferentes tipos de válvulas esfera de 3 vias, bem como as aplicações para cada tipo. Vamos lá?
Os fornecedores de válvulas esféricas precisam criar designs que possam atender a vários processos sem precisar instalar mais de uma válvula. Assim, foram desenvolvidas válvulas esfera multivias.
Uma válvula de três vias tem três aberturas que podem atuar como entrada e saída ao mesmo tempo. A principal vantagem deste modelo é seu valor econômico, pois pode atuar tanto como válvula de controle quanto de bloqueio.
A configuração da tubulação desempenha um papel importante no controle de fluxo usando esse tipo de equipamento. Além disso, o tipo de projeto da válvula também determina o padrão de fluxo. Dito isto, existem dois tipos: o padrão T e o padrão L. Suas características são:
Como mencionamos, as válvulas esfera de três vias podem ter o padrão L ou o padrão T. Embora o funcionamento ainda seja o mesmo, a configuração da esfera para esses dois é bem diferente.
Padrão L
A válvula esfera com padrão L é caracterizada por uma porta localizada no meio, além das duas portas localizadas em extremidades opostas.
Padrão em T
O tipo de padrão T, às vezes chamado de misturador ou válvula esfera de 180 graus.
Como existem dois tipos de válvulas esfera de 3 vias, precisamos entender agora cada um dos mecanismos em detalhes. Eles são um pouco diferentes do mecanismo comum de válvula esfera. O tipo de padrão L (ou válvula desviadora) permite a mudança de fluxo de uma porta para outra através do giro da alavanca ou do atuador em 90 graus.
Supondo que a primeira posição tenha a porta inferior e a porta esquerda aberta. Um quarto de volta no sentido anti-horário faz com que a válvula desvie o fluxo para a porta à direita.
Outro quarto de volta na direção, fazendo toda a rotação de 180 graus no total, bloqueia o fluido como pode ser visto na imagem acima. Uma volta de 270 graus ainda bloquearia a passagem. No entanto, fazer a volta completa de 360° permite que a válvula retorne à sua posição original.
De certa forma, duas das três portas abrem ao mesmo tempo. Isso permite que a válvula tenha duas posições de fechamento com três opções de vazão.
O padrão T é chamado de válvula misturadora porque a fluido de dois fluxos de entrada pode ser combinado dentro da válvula. Em seguida, sai para a outra extremidade. De certa forma, todas as três portas podem ser abertas ao mesmo tempo.
A válvula esfera com padrão T também pode atuar como um desviador, funcionando de forma semelhante ao padrão L. Tudo isso é feito com um quarto de volta da alavanca. O padrão em T não pode fornecer um fechamento à prova de bolhas, mas pode limitar o fluxo a duas portas ou permitir a passagem para todas as três portas.
Como misturador, a válvula esfera com padrão em T pode dividir a fluido para fluir de 2 direções opostas. O design permite que o padrão em T divida o fluxo ou apenas permita um padrão de fluxo direto, assim como a válvula esfera de duas vias.
Para uma válvula esfera com padrão em T posicionada verticalmente, a porta comum estará sempre aberta. A única maneira que o fluxo desvia é girando-o um quarto de volta. Uma volta de 180° não alterará o fluxo.
Existem alavancas de travamento para que as válvulas possam se mover com um giro da alavanca; no entanto, essas travas estão em intervalos de até 360 graus para a válvula de 3 vias. Isto é para compensar o número de portas. Além disso, a porta que atua como ponto de entrada comum geralmente está localizada na parte inferior da válvula.
De um modo geral, as válvulas esfera têm batentes de alavanca que impedem que a válvula esfera exceda a volta de 90 graus. Isso é particularmente importante para válvulas de três vias devido ao número de aberturas do disco esférico dentro da válvula. Ao fornecer uma amplitude de movimento definida limitada para as alavancas, isso dá mais controle à quantidade de fluido que deve ser desviada ou combinada.
A válvula esfera de duas vias é principalmente usada em serviços de bloqueio. Esta tem duas aberturas, as quais estão ligadas aos tubos. Esta válvula tem um único orifício reto através do qual a fluido passa.
Por outro lado, as válvulas esfera de três vias possuem três conexões ou portas. Esta válvula é adequada para processos de controle mais complexos que a variante de duas vias não pode realizar. Enquanto a válvula de duas vias é mais uma válvula de fechamento, as válvulas esfera multivias, como o modelo de três vias, fornecem controle do fluxo e do fluido.
Com tudo o que vimos até aqui, podemos concluir que as válvulas esfera são uma das válvulas industriais mais versáteis do mercado. Mas se você quiser saber mais sobre essas válvulas e como elas podem ajudar o seu negócio, entre em contato com a equipe da Casa das Válvulas!
Deixe um comentário