• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Válvula de esfera com sede em metal x válvula com sede macia

Válvula de esfera com sede em metal x válvula com sede macia

A válvula de esfera com sede em metal ou de sede macia, integram a categoria das válvulas de bloqueio. Em linhas gerais, esse tipo de componente é designado para controlar ou bloquear o fluido que circula dentro das tubulações.

Antes de explicar as diferenças de ambas, precisamos entender o que é uma válvula de bloqueio. O segundo passo é saber a função desempenhada pela sede.

Válvulas de bloqueio e sede: quais suas funções?

As válvulas de bloqueio são indicadas para evitar vazamentos. Elas funcionam de duas formas apenas: abertas ou fechadas. A sede ou assento é um componente que trabalha em conjunto com o membro, outra peça da anatomia do produto.

Juntos, os dois conseguem inibir a passagem de qualquer tipo de material. Inclusive, a maioria é revestida com borracha ou teflon para uma vedação mais firme.

As válvulas de bloqueio são utilizadas nos seguintes setores: farmacêutico, químico, borracha, papel e celulose, sistemas de tratamento de água, tecelagens e fábricas de processamento de alimentos, entre outros.  

Válvula de esfera com sede em metal

As válvulas de esfera com sede em metal são recomendáveis para as indústrias de petróleo, gás e geração de energia. Elas são indicadas para evitar vazamentos comprometedores à infraestrutura de segurança.

Apesar do preço, válvulas com assento em metal oferecem um serviço ininterrupto com padrões máximos de desligamentos, maior durabilidade capaz de suportar temperaturas elevadas, erosão, corrosão, flashes extremos, choque hidráulico e fluido de processo abrasivo. 

Além disso, são endurecidas com revestimentos especializados por stellite, carboneto de cromo, carboneto de tungstênio e níquel por eletrólise, aumentando a sua resistência.

Válvula de esfera com sede macia

A válvulas de esfera com sede macia não são aconselháveis para o processamento de fluidos abrasivos ou sujos. Esses componentes acabam quebrando por não suportar materiais que estão além de sua estrutura. O que, consequentemente, resulta em vazamentos.

Esses componentes são feitos de termoplásticos: polipropileno, polietileno, polimetil-metacrilato, policloreto de vinil, entre outros.

Com esse material, significa que a válvula de esfera com sede macia pode ser moldada quando submetida a uma alta temperatura por causa da viscosidade. Seu uso é recomendado em lugares em que a compatibilidade química é essencial ou para uma vedação mais firme.  

A Casa das Válvulas trabalha com válvulas de esfera 

A Casa das Válvulas distribui diversos tipos de válvulas industriais e modelos dos melhores fabricantes, inclusive válvulas de esfera com assento em metal ou macia para o seu segmento. Um dos nossos parceiros é a MGA, sinônimo de segurança, confiabilidade e extrema durabilidade desde 1991.

A fabricante oferece uma linha de válvulas esféricas com sede em metal, feitas com precisão para atender às exigências de condições de serviço em processos corrosivos, abrasivos, de alta temperatura, gases, químicos, mineração e farmacêuticos, entre outros.

Para saber mais, entre em contato com um dos nossos consultores e comprove a qualidade dos produtos.

Deixe uma resposta