• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Indústria de papel e celulose: crescimento e tendências de mercado

Indústria de papel e celulose: crescimento e tendências de mercado

2018 foi um ano positivo para o segmento de papel e celulose. A receita bruta do setor cresceu de R$ 71,1 bilhões para R$ 73,8 bilhões no último ano, gerando 3,7 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo informação da Indústria Brasileira de Árvores –Ibá.

Conforme dados do Portal da Indústria, em 2025 o patamar de produção deve ser elevado para mais de 500 MM toneladas, o que representa crescimento anual de 1,6%.

Embora a digitalização de documentos faça a categoria de papéis gráficos recuar, papéis para higiene ou materiais de embalagens avançarão em todas as regiões do mundo.

Para garantir a evolução e a competitividade, essa indústria precisa manter e aumentar seus investimentos em novas tecnologias e ser assertiva nessas escolhas e processos.

Máquinas, equipamentos e componentes fazem parte desse orçamento de inovação e aprimoramento do setor.

O papel das válvulas para a indústria de papel e celulose

Nesse setor, as válvulas agem no controle dos fluídos químicos e pastosos que demandam materiais especiais. A elas é dada a missão de lidar com aplicações desafiadoras, onde são sujeitas à lama, incrustações, altas velocidades, alta ou baixa ciclagem, entre outras dificuldades.

Portanto, a escolha da válvula tem como norte sua aplicabilidade e assertividade diante desses desafios. Um exemplo prático é quando uma válvula de controle não opera de maneira rápida, precisa e previsível. Essa falha compromete toda a aplicação e linha de produção.

Lembrando que todo segmento industrial que passa por processo químico precisa ter a atenção quanto à corrosão, erosão e abrasão, perigos que podem acontecer durante a aplicação.

Nesse contexto, o desempenho mecânico de uma válvula primeiramente é determinado pelo tipo do componente, assim como sua pressão, dimensão, acessibilidade, faixa de temperatura e compatibilidade química para operar com eficiência.

A Casa das Válvulas possui expertise necessária para ajudar na escolha da solução hidráulica ideal para sua empresa, com atendimento personalizado para o setor. Agende uma reunião com nossa equipe!

Deixe uma resposta