Indústria petroquímica: conheça as válvulas de uso geral

Indústria petroquímica: conheça as válvulas de uso geral

A indústria petroquímica refere-se à produção de gasolina, querosene, diesel, óleo lubrificante e gás liquefeito de petróleo e outros derivados de petróleo utilizando petróleo e gás natural como matérias-primas.

Também inclui a indústria moderna que produz olefinas e hidrocarbonetos aromáticos usando óleo leve como matéria-prima e depois produz resinas sintéticas, fibras sintéticas, borracha sintética e várias matérias-primas químicas.

A indústria petroquímica inclui refinarias de petróleo, plantas de etileno, plantas de fibras químicas, plantas químicas, plantas de fertilizantes etc. O equipamento de produção da refinaria é dividido em processamento primário, processamento secundário, equipamento de processamento terciário e equipamento auxiliar de produção.

Vamos conhecer cada um deles agora.

Processo primário e secundário da indústria petroquímica

O processamento primário usa destilação direta física para processar petróleo bruto. O produto obtido é denominado produto de destilação direta e o dispositivo utilizado é um dispositivo de destilação atmosférica e a vácuo.

O processamento secundário utiliza os produtos já processados ​​para reprocessamento, que é uma etapa físico-química. O objetivo é aumentar o rendimento de hidrocarbonetos leves, melhorar a qualidade do produto, aumentar as variedades de petróleo e melhorar a eficiência econômica das refinarias. Os dispositivos utilizados incluem craqueamento catalítico, hidroacabamento, hidrocraqueamento, coqueamento retardado e dispositivos de produção de óleo lubrificante.

Planta de etileno: Na planta de produção na indústria petroquímica, o craqueamento de etileno é um elemento líder. Os dispositivos a jusante incluem séries de resinas como polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila, poliestireno e ABS. As séries de fibras químicas incluem poliéster, acrílico, vinilon e nylon.

Uso de válvulas na indústria petroquímica

As válvulas são a maioria dos equipamentos em uma planta de produção petroquímica. Todos os tipos de meios gasosos e líquidos na produção petroquímica devem passar por várias válvulas e ser bloqueados ou transportados para vários recipientes e equipamentos de processo de acordo com a etapa de produção.

As válvulas comumente utilizadas na indústria petroquímica são divididas em válvulas gerais e válvulas especiais. As válvulas gerais incluem válvulas gaveta, válvulas globo, válvulas esfera, válvulas de retenção, válvulas borboleta, válvulas de alívio de pressão, válvulas de segurança, válvulas reguladoras, entre outras.

As válvulas especiais petroquímicas incluem a válvula mangote e válvula borboleta de alta temperatura na área de craqueamento catalítico. A válvula esfera de quatro vias no processo de coqueamento retardado. A válvula de gaveta plana de alta temperatura e a válvula de baixa temperatura no craqueamento de etileno. E com amônia sintética, válvulas globo tipo ângular de alta temperatura e alta pressão e válvulas borboleta.

Tipos mais comuns de válvulas na indústria petroquímica

As válvulas usadas em toda a indústria de petróleo e gás são classificadas em várias categorias diferentes. Isso inclui tipo de disco, material do corpo, tipo de atuação e design.

Alguns dos modelos mais importantes na indústria petroquímica com base em seu design incluem:

1. Válvula Plug

Esta válvula cilíndrica ou em forma de cone funciona para permitir ou parar (também conhecido como “tampão”) o fluxo. Ela alterna entre a posição “aberto” e “plugado” por meio de rotação.

Na posição aberta, as passagens ocas internas são abertas e permitem que o líquido e/ou produtos químicos fluam. Na posição “plugada”, a válvula é girada para bloquear as passagens internas ocas e interromper o fluxo.

Como são válvulas de alta capacidade que podem lidar com altas temperaturas e funcionam melhor em aplicações de baixa pressão, elas são frequentemente usadas em oleodutos.

2. Válvulas Globo

As válvulas globo funcionam apenas em uma direção, portanto, certifique-se de instalá-las corretamente. Elas podem ser usadas ​​para parar e iniciar o fluxo com alta precisão, o que regula efetivamente muitos sistemas de tubulação.

Esses tipos de válvulas são frequentemente usados ​​para controle e transporte de óleo, combustível e produtos químicos na indústria petroquímica. Elas são versáteis em seu design e fáceis de manter, o que é ótimo para este setor.

3. Válvulas Guilhotina

O petróleo é uma substância viscosa e espessa, razão pela qual as válvulas de guilhotina são frequentemente usadas. As válvulas de guilhotina podem facilmente cortar substâncias e fluidos mais espessos, como petróleo. No entanto, eles não são bons sob alta pressão, o que limita sua versatilidade.

Para situações mais intensas ou para uso com pós secos, grânulos, pellets, etc., é usado modelos de faca passantes com placa deslizante, ao contrário da lâmina comum em uma válvula de guilhotina, para interromper o fluxo de materiais secos.

4. Válvulas esfera 

As válvulas esfera são as válvulas padrão da indústria que são usadas para aplicações on-off. Em outras palavras, elas são usadas ​​para abrir e fechar o fluxo do fluido. Geralmente são mais leves e compactas que as válvulas gaveta, que cumprem uma função semelhante.

5. Válvulas Borboleta 

Estas válvulas têm a mesma finalidade que as válvulas esfera, no entanto, estão disponíveis em um projeto concêntrico ou excêntrico, com um formato muito mais compacto. Como tal, elas se tornaram muito mais procuradas do que as válvulas esfera.

6. Válvulas de Alívio de Vácuo

As válvulas de alívio de vácuo também são chamadas de válvulas de “respiro” porque fornecem alívio de pressão e temperatura para tubulações e tanques.

Muitas áreas da indústria petroquímica resultarão na construção de alta pressão e temperatura que precisam ser aliviadas para evitar explosões, danos e outras consequências.

Casa das Válvulas + Instrumentação e controle

Além de uma imensa linha de produtos hidráulicos, com mais de 4.000 itens em seu inventário, a Casa das Válvulas também conta com uma linha especial para instrumentação e controle de processos.

São duas frentes que entregam grande inteligência aos sistemas das indústrias: válvulas e acessórios de instrumentação de qualidade superior da FITOK para linhas de alta pureza e uma linha completa de produtos como Conversor de Potência, Indicador de Pressão, assim como Transmissores de Nível e Pressão.

Conheça mais de nossos produtos ou entre em contato com um de nossos especialistas para te ajudar a encontrar a melhor solução para seus processos.

Deixe uma resposta

*