Manômetro hidráulico: saiba mais sobre a função desse medidor no sistema

Manômetro hidráulico: saiba mais sobre a função desse medidor no sistema

O manômetro hidráulico está presente diretamente em nosso dia a dia, como na medição de combustível do carro, na água que chega em nossas torneiras e quaisquer sistemas que usam bombas e compressores de pressões elevadas.

E, como tudo que permeia o universo dos equipamentos e componentes de automação industrial, cada item tem sua própria característica.

O manômetro hidráulico tem a missão de medir e monitorar a pressão de um sistema de fluidos fechado, assegurando que não tenha vazamentos ou mudanças de pressão no decorrer do caminho.

Inteligência e aplicabilidade

Em termos técnicos, o manômetro hidráulico mede a pressão em relação à pressão atmosférica circundante (ou ambiental), com o intuito de garantir um desempenho ideal do processo, ou seja, mensura a pressão de um sistema de fluido, evitando fugas ou alterações

Sua aplicação é forte nas indústrias do petróleo, combustível, água e sistemas que usam bombas e compressores. Os medidores hidráulicos estão disponíveis em muitos níveis de qualidade e com características operativas distintas.

Esses componentes são fabricados para diferentes tipos de pressões e de fluidos, utilizados inclusive naqueles altamente corrosivos, como titânio, ligas de metal e plásticos quimicamente resistentes.

Um manômetro hidráulico geralmente é instalado para ser permanente. Seus indicadores também podem ser adquiridos como unidades portáteis e manuais.

Depois de um período predeterminado de utilização, será necessário que esse manômetro hidráulico passe por manutenção, feita por calibração.

O processo de calibração é realizado por meio de outro manômetro de teste, em combinação com um dispositivo que aplica uma pressão de fluido a ser testada.

Entendendo um pouco sobre o manômetro hidráulico

Manômetros administram a pressão ideal para um determinado fluido pertinente a sua finalidade. Há dois tipos de pressão que sofrem medição humana: absoluta e relativa (manométrica).

A pressão absoluta corresponde à soma da pressão atmosférica. Já a relativa é a indicada pelos manômetros, isenta da pressão atmosférica. É por meio dela que as conversões de energia acontecem.

Para administrar essa força, existem dois tipos principais de manômetros no mercado:

  • Os manômetros capsulares, normalmente para medições de 0 – 1000 mBar, indicados para baixa pressão, precisão e durabilidade. Eles são normalmente usados em indústrias de papel, celulose, gráficas, chaminés e outras. Podem ser construídos em diversos materiais e variadas precisões.
  • Manômetros Tipo de Bourdon são aqueles nos quais o funcionamento é baseado no Tubo de Bourdon, invenção de Eugene Bourdon, patenteada em 1849 na França. Bourdon fundou a Bourdon Sedeme Company para fabricar a sua invenção que é, até os dias atuais, um dos instrumentos mais utilizados em todo o mundo para a medição de pressão.

A Casa das Válvulas traz um rico portfólio de produtos e soluções voltados à automação industrial. Entre em contato conosco, pois podemos ajudar sobre esse e vários outros componentes do setor industrial.

Comentários

Almir silva

Boa tarde gostaria de saber se vcs trabalham com manometros de gaz

Responder
    Casa das Válvulas

    Olá Almir, que bom ter você por aqui. Trabalhamos sim, basta entrar em contato com nossa equipe comercial.

    Responder

Deixe uma resposta

*