+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Auxiliares de fluxo podem acabar com problemas de formação de pontes, arqueamentos e outros blocos de material, mas muitos oferecem resultados limitados e vêm com custos ocultos. Assim, em vez de resolver o problema, eles podem até criar novos problemas e prejudicar a produtividade e a receita.
Por isso, trouxemos neste artigo, um pouco do custo oculto que sua empresa terá com auxiliares de fluxo de material sem eficiência.
Martelos são os auxiliares de fluxo mais baratos que você pode encontrar – é isso que costumamos pensar. Porém, embora você possa adquirir um martelo por um valor irrisório, na verdade você está pagando pelas horas de mão de obra e pelo tempo de inatividade enquanto os trabalhadores limpam o material entupido dos vasos de armazenagem.
Isso pode sair muito caro. Além das várias horas perdidas, martelar também pode danificar os equipamentos e cria o risco de lesões ao trabalhador. Além disso, o martelo é muito ineficiente, pois o material ainda pode grudar nas paredes do recipiente, comprometendo a consistência do produto e até mesmo levando à deterioração.
Às vezes, os fluidizadores são os auxiliares de fluxo padrão porque já foram pré-instalados no recipiente. Os discos de borracha são conectados à tubulação de ar e usam uma combinação de vibração suave e aeração para ativar o fluxo de material.
Embora os fluidizadores funcionem para pós muito leves, como farinha, eles não podem ativar materiais pesados, úmidos ou pegajosos. Eles têm um pequeno raio de alcance, então você pode precisar instalar várias unidades, e como os discos funcionam continuamente, o consumo de energia também é alto.
Os fluidizadores instalados dentro dos vasos também podem se degradar e o material pode ficar preso dentro dos discos. Este é um risco para os processos sanitários e cria desafios de limpeza e manutenção.
Vibradores, como o nome indica, balançam o material para liberá-lo da parede do vaso e colapsar quaisquer pontes e blocos.
No entanto, muitos materiais podem realmente se tornar mais compactos quando agitados. De fato, os vibradores, às vezes, são usados para comprimir materiais antes de serem armazenados ou transportados. Isso é eficaz em um armazém, mas não em um silo ou tremonha onde você deseja que os materiais se movam.
Mesmo para materiais que respondem à vibração, esses auxiliares de fluxo ainda podem ser problemáticos. Podem causar fadiga do metal e, eventualmente, levar a danos nos vasos. Ele usa muito ar e energia para operar. Ele não libera completamente o material que gruda nas paredes ou tubos, então você ainda precisará fazer desligamentos periódicos para limpeza.
Estes auxiliares de fluxo sopram através dos blocos de material. Embora poderoso, nem sempre é eficaz. O ar pode canalizar através dos orifícios e diminuir seu efeito. Requer uma grande quantidade de ar e energia da planta para operar e ainda deixará muito material nos equipamentos, que precisam ser limpos manualmente.
As grandes unidades também são difíceis de instalar em pequenos vasos, e o recuo do metal contribui para o desgaste das chapas. O material flutuante ainda pode entrar no bico e na válvula solenóide, de modo que o sistema está sujeito a danos e problemas de manutenção.
Ao selecionar auxiliares de fluxo, não olhe apenas para o custo inicial da instalação. Observe os custos ocultos – tempo de inatividade e trabalho manual, consumo de energia e ar da planta, limpeza e manutenção e até mesmo o impacto financeiro e legal de um acidente de trabalho.
Saiba que, muitas plantas que usavam fluidizadores, vibradores e outros auxiliares de fluxo acabaram mudando para o AirSweep porque obtiveram melhores resultados. Melhorou a produtividade, a qualidade do produto e reduziu os custos de energia e manutenção.
Se você tiver dúvidas sobre o AirSweep ou precisar de mais informações sobre como ele pode funcionar em seu processo, entre em contato conosco para uma consulta ou proposta personalizada.
Deixe um comentário