+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Quando a pureza é necessária nos processos higiênicos mais restritos, as válvulas sanitárias oferecem desempenho superior. Projetadas para uso em aplicações que dependem de processamento limpo ou esterilizado, como alimentos e farmacêuticos, as válvulas sanitárias são o meio mais eficaz de garantir que os produtos sejam adequados para o consumo humano.
É importante que as válvulas sanitárias certas sejam usadas com as aplicações certas. Aqui na Casa das Válvulas, por exemplo, temos orgulho em permitir que nossos clientes façam escolhas de forma bem informada. É por isso que criamos este guia, para auxiliar no seu processo de tomada de decisão.
Explicaremos os diferentes tipos de válvulas sanitárias disponíveis, suas características exclusivas e as aplicações a que se adaptam. Acompanhe!
Vamos começar entendendo um modelo bem comum entre as válvulas sanitárias. Válvulas de retenção sanitárias são usadas para evitar o refluxo nos processos higiênicos. Como padrão, elas apresentam duas portas para permitir a entrada e a saída, respectivamente, o que significa que o fluxo costuma ser linear.
Muito parecidas com as válvulas de retenção tradicionais, as versões sanitárias são geralmente automatizadas. Isso significa que os operadores da planta podem confiar que essas válvulas façam o trabalho por eles. No processamento sanitário, as válvulas de retenção normalmente são fabricadas em aço inoxidável 316L para garantir um serviço Clean in Place (CIP) livre de contaminação.
As válvulas de retenção sanitárias geralmente apresentam um design sem mola, eliminando quaisquer preocupações com a contaminação do meio ou de partículas e são totalmente drenáveis. As aplicações farmacêuticas, em particular, se beneficiam com o uso de válvulas sanitárias, como as válvulas de retenção UNI-CHEK dos líderes do setor, CRANE. Esta válvula de retenção compacta de aço inoxidável apresenta um design compacto com montagem e desmontagem mais fáceis para ajudar a reduzir o tempo de inatividade.
Embora as válvulas de retenção sanitárias sejam acionadas de forma independente, os processos higiênicos mais altamente sensíveis exigirão a máxima atenção aos detalhes. As válvulas sanitárias de controle permitem o controle direto de taxas de fluxo e quantidades de processo, como pressão.
Tradicionalmente, elas exigem apenas uma manutenção simples e, portanto, oferecem aos operadores da planta uma solução CIP econômica. Além dos recursos CIP, as válvulas sanitárias de controle também podem ser aplicadas a serviços de vapor, garantindo a esterilização com limpeza a vapor no local.
Um desses exemplos são as válvulas da fabricante mundial FITOK, que possui sua linha de válvulas de medição de média e alta pressão, com aço inoxidável 316 SS, pertencentes à sua linha de alta pureza.
Um dos tipos de válvula sanitária mais comumente usados é a válvula de esfera sanitária. As válvulas de esfera sanitárias são abertas girando as alças presas às esferas dentro da própria válvula. Essas esferas possuem portas no meio que, quando alinhadas com as duas extremidades da válvula, permitem que o fluxo ocorra. Quando fechado, esse orifício é vertical até o final da válvula e, como resultado, bloqueia o fluxo.
As válvulas de esfera sanitárias apresentam um design de passagem que permite o fluxo total do fluido com uma queda de pressão mínima. Esse recurso exclusivo torna as válvulas de esfera sanitárias uma seleção ideal para líquidos viscosos ou líquidos que contêm partículas. Esses líquidos são frequentemente encontrados nas indústrias de alimentos e bebidas, química e farmacêutica.
Outra vantagem que as válvulas de esfera sanitárias oferecem é a durabilidade. A maioria dos modelos é projetada para fornecer desligamento perfeito, mesmo após anos de desuso. Isso as torna uma das variações mais difíceis de válvulas sanitárias disponíveis no mercado hoje, daí sua popularidade.
Finalmente, temos válvulas borboleta sanitárias. Este tipo de válvula sanitária é normalmente usada para fazer com que o fluido pare ou comece a fluir através de seções de um tubo. Elas estão entre as válvulas sanitárias mais comuns vistas em aplicações de processo. Seu design simples permite que o fluxo seja bloqueado e, em seguida, liberado sempre que necessário.
As válvulas borboleta sanitárias oferecem excelente durabilidade e facilidade de uso para uma ampla variedade de processos higiênicos. Uma de suas grandes vantagens é que são fáceis de instalar e manter, o que significa que são extremamente econômicas.
Além disso, as válvulas borboleta sanitárias possuem a capacidade de fechar sob pressão, formando uma vedação estanque. Esse atributo destaca ainda mais sua durabilidade, outra característica vantajosa para quem precisa desse tipo de válvulas sanitárias.
Embora possamos encontrar diversos produtos, como conexões e válvulas sanitárias pelo mercado, é muito importante estarmos atentos aos melhores fabricantes, garantindo maior controle do processo e pureza do sistema.
A Casa das Válvulas busca constantemente oferecer as melhores opções para seus clientes, trazendo o que há de melhor ao redor do mundo para seu portfólio. Esse compromisso constante está presente em grandes parcerias, como por exemplo, a já citada FITOK Group, desenvolvedora e fabricante líder da indústria de válvulas e acessórios de instrumentação.
A empresa que trabalha com produtos de alta pureza e ultra alta pureza, traz materiais superiores, processos de limpeza rigorosos a fim de atender às necessidades dos clientes e ajudar a superar os desafios atuais.
Um dos destaques da marca são produtos em inox 316/316L aprimorado. Os teores de Ni, Cr e Mo do material estão próximos dos valores superiores definidos nos requisitos ASTM, entre os quais, o teor de molibdênio ultrapassa 2,6%. Com o aumento do teor de molibdênio, o material apresenta maior resistência à corrosão e melhor desempenho em ambiente corrosivo contendo cloretos.
Conheça mais de nossas válvulas sanitárias e outros produtos com nossos representantes
Comentários
Saulo
Interessantes informações básicas. Sou eeletricista mas trabalho calculando redes hidráulicas de proteção contra fogo; sei pouco sobre o tema válvulas; suas informações são úteis.