O que é a Internet Industrial das Coisas e como isso afetará suas válvulas?

O que é a Internet Industrial das Coisas e como isso afetará suas válvulas?

Já tratamos aqui como a Indústria 4.0 vem revolucionando diversos setores da indústria e como a Internet Industrial das Coisas (IIoT) será fundamental para melhorar a manutenção das válvulas de controle. Usando dados e análises, as empresas poderão cronometrar o serviço e o reparo com mais precisão, o que reduzirá custos e eliminará o tempo de inatividade.

Neste artigo, exploramos exatamente o que é a “Internet Industrial das Coisas” e quais as implicações que esse novo nível de conexão terá para os equipamentos de válvulas nas instalações de fabricação e ao longo das tubulações.

O que é a Internet Industrial das Coisas?

O termo Internet das Coisas (IoT) refere-se aos bilhões de sensores e dispositivos conectados à Internet em nosso mundo hoje. Esses dispositivos são frequentemente chamados de “inteligentes”.

Por exemplo, agora você pode controlar a temperatura e até a iluminação da sua casa com seu smartphone. Há uma raquete de tênis que fornece aos jogadores dados sobre seus golpes, potência e impacto. Até Johnnie Walker aderiu à Internet das Coisas, com garrafas inteligentes que podem detectar quando cada garrafa é aberta e quando é consumida. De acordo com o Gartner, haverá 30,9 bilhões de “coisas” conectadas na IoT até 2025.

A Internet Industrial das Coisas é a aplicação de tecnologias de IoT ao setor de manufatura, adicionando sensores aos equipamentos e rastreando os dados por meio de software. O efeito disso será enorme.

“Dentro de uma década, a Internet Industrial valerá mais que o dobro da Internet do consumidor, e uma nova geração de empresas industriais digitais proporcionará inovação e crescimento mais rápidos do que a indústria jamais viu antes”. – Jeff Immelt, CEO da GE

Alguns benefícios da Internet Industrial das Coisas:

  • Maior eficiência operacional
  • Melhor inteligência de negócios
  • Capacidade de encontrar e resolver problemas mais cedo
  • Melhor controle de qualidade
  • Rastreabilidade e eficiência da cadeia de suprimentos
  • Economia de custos em manutenção, energia e muito mais

O que isso significa para as válvulas?

De acordo com o consultor da ARC Advisory Group, Peter Reynolds, uma das principais implicações da IIoT para válvulas são os cronogramas de manutenção aprimorados. Isso exigirá a combinação de dispositivos e softwares conectados para coletar e analisar os dados.

Por exemplo, ValvKeep é um sistema de gerenciamento de válvulas que permite que você acompanhe todas as válvulas em suas instalações e ao longo de sua tubulação. Os dados incluem todo o histórico da válvula, incluindo problemas e reparos, trabalhos de manutenção, documentação e muito mais.

Ao rastrear os dados da válvula, você pode prever melhor quando a manutenção provavelmente será necessária para válvulas individuais. Isso ajuda você a fazer reparos antes que você tenha um problema sério em suas mãos e também diminui a quantidade de tempo e dinheiro que você gasta em manutenção desnecessária.

Agora imagine o quanto suas operações seriam mais eficientes se as válvulas estivessem conectadas e transmitindo constantemente dados de desempenho em tempo real!

Atualmente, o principal local em que vemos a tecnologia inteligente é nas válvulas de controle, onde é usada para diagnósticos. À medida que a IIoT evoluir nos próximos anos, provavelmente veremos a adoção de tecnologia inteligente para outros tipos de válvulas e atuadores. É um momento emocionante!

Quer saber sobre mais possibilidades? A Casa das Válvulas dá suporte nesse aspecto, fornecendo válvulas modernas, dos mais diversos modelos e tipos, melhores marcas do mercado e presentes em todos os principais setores da indústria. Entre em contato com nossa equipe!

Deixe uma resposta

*