+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Embora a Válvula Borboleta ou Válvula Esfera sejam usadas da mesma maneira, existem algumas diferenças importantes. As válvulas esfera fornecem melhores características de corte em aplicações de alta pressão. As válvulas borboleta requerem um esquema de balanceamento de pressão para regular o fluxo. Isso as torna mais adequadas para uma variedade de serviços.
Ambos os tipos de válvulas podem controlar o fluxo em diversas aplicações. As válvulas esfera podem lidar com altas pressões e temperaturas, enquanto as válvulas borboleta normalmente operam em pressões e temperaturas mais baixas.
Ambas as válvulas são projetadas para funcionar em controles proporcionais e on-off, mas as válvulas esfera geralmente são melhores para regular o fluxo. Além disso, as válvulas borboleta têm apenas duas portas, enquanto as válvulas esfera podem ter várias portas.
Mas se você quiser saber mais sobre as diferenças e se deve aplicar a válvula borboleta ou válvula esfera em seus sistemas, continue lendo este artigo.
É um tipo de válvula com um pequeno torque de abertura e fechamento. As válvulas borboleta são mais econômicas do que outros tipos de válvulas. O disco e a sede de uma válvula borboleta são geralmente feitos de metal ou material não metálico. A operação de uma válvula borboleta geralmente é realizada por meios manuais ou elétricos.
As válvulas borboleta são uma ótima opção para tubos de diâmetro maior. Seu design exclusivo os torna ideais para tubos de grande diâmetro pois possuem o menor peso e espaço em relação a outros modelos.
As válvulas borboleta podem ser usadas com parafusos prisioneiros ou flanges para se conectar aos flanges do tubo. Elas são incrivelmente simples de usar e instalar. Existem também muitos estilos diferentes de válvulas borboleta. Certifique-se de escolher um que atenda às suas necessidades e orçamento.
Entre os vários tipos de válvulas disponíveis, a válvula borboleta é o tipo mais comum. Por isso, acaba sendo uma das mais populares do mercado. Este tipo de válvula é usado com mais frequência no tratamento de águas residuais, purificação de água e indústrias farmacêuticas.
A válvula esfera é amplamente utilizada em várias indústrias. Pode vir em muitos tamanhos, formas e funções diferentes, e são usadas para inúmeros propósitos. Elas devem ser mantidas para operar adequadamente, e limpeza e lubrificação regulares são cruciais para sua longa vida útil.
As válvulas esfera são versáteis, fáceis de operar e baratas de manter. Elas podem lidar com pressões de até 1.000 bar e temperaturas tão altas quanto 400° C. Normalmente, essas válvulas são feitas de metal ou plástico e seus corpos são feitos de cerâmica ou metal.
O modelo mais comum é com esferas flutuantes cromadas. Você pode desmontá-las facilmente para reparo, se necessário. Essas válvulas podem ser usadas em diferentes indústrias para controlar e regular o fluxo.
Existem vários tipos de válvulas esfera, sendo as mais comuns as flutuantes e trunnion. As válvulas esfera flutuantes são o tipo mais popular de válvulas esfera, enquanto as válvulas de trunnion são geralmente mais caras.
Se você precisar controlar o fluxo de fluidos, precisará usar uma válvula borboleta ou válvula esfera, mas qual é melhor? Embora ambas as válvulas sejam eficazes e tenham suas vantagens, a diferença entre elas está no desempenho.
As válvulas borboleta são operadas manualmente ou automaticamente. As atuações manuais não requerem suporte e geralmente são mais acessíveis do que outros tipos de válvulas. Elas vêm em muitos designs diferentes, incluindo uma válvula borboleta de deslocamento triplo, que foi desenvolvida para ambientes de fluxo sujo e produtos químicos agressivos.
A posição da haste da válvula está diretamente relacionada à vazão. Ela também foi projetada para minimizar vazamentos e entupimentos. No entanto, as atuações manuais não são tão confiáveis quanto as automáticas.
Se você estiver comparando os dois tipos de válvulas para controle de fluxo, verá que a válvula borboleta tem muitas vantagens. Sua conexão sem flange permite que ela seja mais econômica do que uma válvula esfera. Também é menos suscetível à corrosão. Esta é uma consideração importante ao comparar a válvula borboleta ou válvula esfera para seu processo. Ambas têm muitos usos, portanto, certifique-se de saber o que precisa.
Quando se trata de tamanho, a válvula borboleta é relativamente leve e pode ser instalada em um espaço menor. Por outro lado, a válvula esfera é pesada e necessita de maior espaço para instalação. No entanto, enquanto a válvula borboleta é propensa a vazamentos, a válvula esfera oferece vedação estanque e vazamento zero.
Embora as válvulas esfera sejam geralmente preferidas para aplicações menores, elas podem ser usadas para aplicações de alta pressão. Este último tem a vantagem de baixo vazamento, mas pode ser difícil de limpar.
Quando se trata de automação, às vezes você precisa garantir que tudo funcione sem problemas. Especialmente quando você está lidando com tubulação de alta pressão e uma quantidade significativa de água.
Um processo adequado de seleção de válvulas também consideraria outros componentes usados ao longo do sistema. Lembre-se de que, embora as válvulas individuais sejam essenciais por si mesmas, elas também representam apenas partes de um sistema mais amplo e bem vedado.
A Casa das Válvulas atende a todos os segmentos da indústria. Trabalha com parceiros que prezam por tecnologia e inovação e tem um portfólio de válvulas e componentes que vai ajudar você com todas as demandas de projeto e manutenção.
Para conhecer a variedade de aplicações e processos, entre em contato conosco e confira!
Deixe um comentário