+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Existem muitos fatores envolvidos ao falarmos de Válvula Esfera Automatizada e é importante entendê-los antes de escolher uma solução final.
Os atuadores de válvulas são usados para controlar o fluxo de ar, líquidos ou gases em várias aplicações industriais.
Já as Válvulas Esfera são equipamentos que possuem como agente de controle uma esfera, que obstrui ou libera a passagem do fluxo de acordo com sua rotação dentro do corpo.
As Válvulas Esfera são um dos tipos mais comuns de válvulas usadas em aplicações industriais e comerciais, incluindo sistemas de tratamento de água. Elas também são usadas em certas aplicações domésticas, como aquecedores de água, máquinas de lavar e lava-louças.
As válvulas de esfera podem ser instaladas em tubos verticais ou horizontais, pois são bidirecionais, portanto, a direção do fluxo não é estritamente necessária. No entanto, geralmente é recomendado que o manípulo da válvula seja orientado de forma a abrir na direção do fluxo.
O esquema do sistema de controle é o elemento mais importante na Válvula Esfera Automatizada. Isso se deve ao fato de garantir o funcionamento seguro da válvula e evitar mau funcionamento. O sistema de controle inclui um controlador, limitador, sensor e atuador. O controlador envia sinais para o limitador e sensor.
A chave fim de curso envia um sinal ao controlador quando detecta um erro ou condição de falha. Além disso, o sensor detecta a posição da válvula esfera e a envia um sinal ao controlador. O atuador se move de acordo com as instruções dadas pelo controlador e abre ou fecha a Válvula Esfera Automatizada.
A compatibilidade de ativos refere-se ao tamanho do tubo no qual a Válvula Esfera será instalada. Este é um fator importante porque determinará se o seu equipamento existente pode ou não suportar um determinado tipo de válvula. A confiabilidade refere-se a quão robusta é a Válvula Esfera contra o desgaste ao longo do tempo.
A criticidade é outro fator importante que impulsiona o mercado de Válvula Esfera Automatizada. As Válvulas Esfera são usadas em equipamentos que requerem alto grau de precisão ou onde uma falha pode resultar em ferimentos graves ou danos ao equipamento.
Uma Válvula Esfera pode ser feita de vários materiais diferentes, incluindo aço, plástico e inox. Eles estão disponíveis em diversos tamanhos, materiais e configurações. Elas são frequentemente usadas em aplicações de alta pressão porque possuem uma superfície de vedação maior do que outros tipos de válvulas.
O tipo de material usado determina quanta força é necessária para abrir ou fechar a válvula. O preço de uma Válvula Esfera dependerá de seu tamanho, bem como do fabricante que a produz, mas, de modo geral, Válvulas Esfera costumam ser uma das mais baratas entre as demais.
Existem quatro tipos comuns de atuadores de válvula de controle em aplicações da indústria de processo: atuadores elétricos, atuadores pneumáticos, atuadores manuais e atuadores hidráulicos. Dependendo da aplicação a ser instalada a Válvula Esfera Automatizada, um ou mais desses tipos de atuadores podem ser usados para controlar o equipamento.
No atuador de válvula manual, uma alavanca é fixada na extremidade de uma haste. A haste está conectada a um pistão que se move de um lado para o outro, fazendo o movimento necessário para abertura e fechamento. A haste é conectada por um pivô à alavanca, que opera a válvula.
Os atuadores de válvula manual com trava estão disponíveis em vários tamanhos com operação manual e alavanca de travamento. O recurso de travamento é acionado automaticamente quando a alavanca é liberada, evitando a operação acidental da válvula.
Os atuadores de válvula manuais com alças ovais são usados em muitas aplicações. Eles são projetados para operar manualmente, portanto, não requerem nenhuma fonte de alimentação externa. Podem ser usados em uma gama de aplicações, incluindo tubulações domésticas e comerciais.
Os volantes são o menor, mais leve e mais barato tipo de atuador de válvula manual. Eles são usados para girar as válvulas manualmente, com correntes ou com uma alça. O volante é anexado ao fuso de uma válvula manual e permite ao operador abrir ou fechar a válvula girando a roda.
Essas chaves fim de curso usam uma articulação mecânica que é ativada por um operador girando uma manivela. O operador gira o manípulo até atingir sua posição máxima, quando a articulação abre ou fecha a válvula conforme necessário.
Atuadores Rotativos pneumáticos são comumente usados para converter a pressão de ar comprimido (na forma de um curso de cilindro) em um movimento giratório oscilante. Como outros componentes pneumáticos, eles são duráveis, oferecem simplicidade e alta força para seu tamanho e podem operar em ambientes perigosos.
Atuadores de dupla ação têm duas portas: uma para entrada de gás ou líquido e outra para saída de gás ou líquido. A válvula abre movendo um pistão dentro do cilindro, o que permite que a porta seja aberta ou fechada.
Os atuadores com retorno por mola são usados para controlar a pressão em um sistema. Eles podem ser normalmente fechados ou normalmente abertos. Estes dispositivos permanecerão em seu estado atual até que seja alterado manualmente por um operador, momento em que retornará ao seu estado padrão.
As partes dos atuadores de válvulas elétricas incluem um motor, caixa de engrenagens, sensor de posição e chicote de fios. O motor gira a caixa de engrenagens que gira a haste do atuador elétrico da válvula. O sensor de posição detecta quando a haste atinge a posição desejada e envia um sinal para o sistema de controle que pode então desligar ou ligar a válvula.
Os atuadores de válvulas lineares são controlados por um sistema eletromecânico. O controlador converte o sinal do sistema de controle em um movimento mecânico. Isso é feito usando um motor linear, que compreende uma bobina elétrica e um rotor magnético. A bobina elétrica atrai o rotor magnético em sua direção, fazendo com que ele se mova linearmente. A velocidade em que isso acontece depende da potência do motor e de sua capacidade de carga.
Atuadores lineares com uma conexão de cabo push-pull são o tipo mais comum de atuador elétrico, usado para abrir ou fechar uma variedade de válvulas, incluindo válvulas borboleta, Válvulas Esfera, válvulas globo e válvulas gaveta. Esses tipos de atuadores elétricos estão disponíveis com vários recursos e incluem interruptores de acionamento manual para operação à prova de falhas.
Os atuadores hidráulicos usam um fluido pressurizado para controlar o movimento da válvula. O fluido hidráulico usado é água ou óleo e é alimentado em um ou em ambos os lados de um pistão para causar movimento.
As válvulas hidráulicas fornecem operação de válvula automática e semiautomática.
Os atuadores hidráulicos são frequentemente usados para operar as válvulas principais de parada e controle para tubulações de turbinas a vapor de alta pressão. A capacidade do atuador de operar a válvula contra o vapor de alta pressão, bem como a capacidade de fechar rapidamente a válvula na perda de óleo de controle, torna os atuadores hidráulicos adequados para esta tarefa.
Quando se trata de automação, às vezes você precisa garantir que tudo funcione sem problemas. Especialmente quando você está lidando com tubulação de alta pressão e uma quantidade significativa de água. É por isso que recomendamos o uso de uma Válvula Esfera como seu dispositivo de controle primário.
Um processo adequado de seleção de válvulas também consideraria outros componentes usados ao longo do sistema. Lembre-se de que, embora as válvulas individuais sejam essenciais por si mesmas, elas também representam apenas partes de um sistema mais amplo e bem vedado.
A Casa das Válvulas atende a todos os segmentos da indústria. Trabalha com parceiros que prezam por tecnologia e inovação e tem um portfólio de válvulas e componentes que vai ajudar você com todas as demandas de projeto e manutenção.
Para conhecer a variedade de aplicações e processos, entre em contato conosco e confira!
Deixe um comentário