Válvula Globo

Válvula Globo

A válvula globo é uma válvula de bloqueio de movimento linear nas quais o membro de fechamento é movido diretamente para dentro e para fora da sede. Normalmente, o membro é referido como um disco, independentemente da sua forma. A abertura do assento varia em proporção direta ao curso do disco. Essa relação proporcional entre a abertura da válvula globo e o curso do disco é ideal para tarefas que envolvem a regulação da taxa de fluxo. As válvulas globo são mais adequadas para estrangular e controlar o fluxo e geralmente são empregadas em tubulações de pequeno porte.

O projeto da válvula globo requer duas mudanças na direção do fluxo e isso causa resistência nas linhas de líquido e queda de pressão questionável. A instalação da válvula globo é feita de forma que o fluxo suba pelo anel da sede e contra o fundo do disco. Isso evita o acúmulo de sujeira e detritos acima do disco.

As válvulas globo podem ser usadas para a maioria das tarefas encontradas em sistemas de tubulação de processo de manuseio de fluidos. Embora a válvula globo possa ser usada como válvula de bloqueio ou de isolamento, ela é projetada principalmente para regular o fluxo na posição parcialmente aberta, enquanto as válvulas de gaveta são projetadas para a posição totalmente aberta ou totalmente fechada.

Ao considerar a válvula globo para serviço de isolamento on-off, a seleção do projeto deve receber muito atenção porque é difícil manter uma vedação firme contra a forte força que empurra o disco. A válvula globo, em comparação com a válvula gaveta, tem um curso curto da haste entre as posições aberta e fechada, tem relativamente pouco desgaste e é mais fácil de consertar.

Vantagens e desvantagens da

VÁLVULA GLOBO

Vantagens

  • – Boa capacidade de desligamento.
  • – Capacidade de estrangulamento moderada a boa.
  • – Percurso mais curto da haste entre as posições aberta e fechada em comparação com uma válvula de gaveta.
  • – Disponível em muitos padrões, cada um oferecendo recursos exclusivos.
  • – Fácil manutenção, pois os discos e assentos são prontamente recondicionados ou substituídos.

Desvantagens

  • – Queda de alta pressão ou perda de carga na passagem do fluxo.
  • – Válvulas globo de grande porte requerem energia considerável para operar e são especialmente barulhentas em aplicações de alta pressão.
  • – Grandes aberturas necessárias para a montagem do disco.
  • – Mais pesada do que outras válvulas com a mesma classificação de fluxo.

Formas e padrões da

VÁLVULA GLOBO

Existem três padrões de corpos primários ou modelo para válvulas globo, que são:

  • Padrão Reto (também conhecido como Padrão T)
  • Padrão Angular
  • Padrão Oblíquo (também conhecido como modelo Y)

Padrão Reto ou T

O projeto da válvula globo de corpo reto é o mais comum. A configuração horizontal da sede permite que a haste e o disco se desloquem perpendicularmente à direção do fluido. Devido à sua passagem de fluxo tortuoso, este projeto oferece a maior resistência ao fluxo entre todos os modelos disponíveis. Este projeto tem o menor coeficiente de fluxo e a maior queda de pressão. Eles são usados ​​em serviços de estrangulamento severos, como em linhas de desvio ao redor de uma válvula de controle. Válvulas globo de padrão reto também podem ser usadas em aplicações onde a queda de pressão não é uma grande preocupação e apenas o estrangulamento é necessário.

Padrão Angular

A válvula globo angular é uma modificação da válvula globo de corpo reto. As extremidades desta válvula globo estão em um ângulo de 90 graus e o fluxo de fluido ocorre com uma única volta de 90 graus.

Elas têm um coeficiente de fluxo ligeiramente mais baixo do que as válvulas globo padrão. São usadas ​​em aplicações que têm períodos de fluxo pulsante devido à sua capacidade de lidar com o efeito desse tipo de fluxo.

Padrão Oblíquo ou Y – Padrão

O design do corpo da válvula globo em Y é uma alternativa para a queda de alta pressão, inerente às válvulas globo. A sede e a haste são anguladas em aproximadamente 45 graus, o que proporciona um caminho de fluxo mais reto na abertura total e oferece menor resistência ao fluxo.

Elas podem ser abertas por longos períodos sem erosão severa. São amplamente usadas ​​para controle de fluxo durante operações sazonais ou de inicialização. Podem ser úteis ​​para remover detritos quando usadas ​​em linhas de drenagem que normalmente ficam fechadas.

Além dessas principais Válvulas Globo, ainda podemos listar:

  • Aerodinâmicos: proporciona mínima perda de carga possível em condições mais severas.
  • Fundo de tanque: sua função é liberar e reter o produto.
  • Agulha: é recomendada para controlar o fino controle do fluxo.
  • Globo não retorno: bloqueia e protege o equipamento contra o fluxo reverso.

Projetos de disco da

VÁLVULA GLOBO

As válvulas globo são feitas em três modelos básicos de disco, que são:

  • Disco convencional (ou disco de bola)
  • Disco de composição
  • Disco Tipo Plug

Disco convencional ou disco de bola

O tipo de disco convencional é o tipo mais antigo de construção de disco e sede e é feito de um disco de metal em forma de bola com uma conicidade curta que se encaixa contra uma sede de superfície plana no corpo. Este tipo de válvula globo é mais barata e popular em serviço de baixa pressão, onde não é necessário bloqueio severo.

É capaz de controlar o fluxo, mas é usado principalmente para interromper e iniciar o fluxo. Tal válvula, de preferência, deve ser usada totalmente aberta ou totalmente fechada com pouca modulação de fluxo, uma vez que o disco cônico curto está sujeito a forte erosão e trefilação. A sede e as superfícies do disco podem ser facilmente retificadas se não estiverem muito danificadas.

Disco de composição

O projeto do disco de composição usa um anel de inserção não metálico rígido no disco. O anel de inserção cria um fechamento mais apertado. Os discos de composição são usados ​​principalmente em aplicações de vapor e água quente. Eles resistem à erosão e são suficientemente resilientes para fechar em partículas sólidas sem danificar a válvula. Os discos de composição são substituíveis.

A válvula de disco de composição é uma melhoria em relação ao disco convencional ou tipo esfera para muitos serviços, mas ainda não é adequada para fins de bloqueio. Vários tipos de discos de composição estão disponíveis, tornando esse tipo adaptável a muitos serviços diferentes. Esta válvula pode ser reparada de forma fácil e rápida e requer menos energia para se encaixar firmemente. Não é provável que partículas pequenas ou corpos estranhos causem danos, pois provavelmente se incrustarão no disco relativamente macio.

Disco tipo plug

O tipo de plug ou válvula globo de disco é o melhor dos três tipos para regulagem e serviço pesado. O disco é um plug de metal afilado longo assentando em um cone que produz uma ampla superfície de assentamento. Esta superfície não é facilmente afetada por corpos estranhos ou trefilados e fornece fluxo total quando a válvula está totalmente aberta. A construção desta válvula permite a substituição fácil e rápida da sede e do disco, se necessário.

Área de aplicação da

VÁLVULA GLOBO

Como as válvulas globo oferecem um bom controle para regular o fluxo de líquido ou gás, elas geralmente são utilizadas em operações frequentes de abertura e fechamento de linhas, como acontece com a indústria de gás e petróleo, a qual exige um efetivo controle de vazão em qualquer nível desejado.

Conheça nossos

PRODUTOS DE VÁLVULA GLOBO

Artigos

RELACIONADOS

ENVIE SUA MENSAGEM

    Download

    MATERIAIS ÚTEIS

    GUIA COMPLETO DE ARMAZENAMENTO E CUIDADOS

    Antes mesmo de realizar a compra, entenda o processo no transporte e armazenamento até a instalação.

    EBOOK ATUADORES E CONTROLES

    A automação das válvulas melhora drasticamente o controle, precisão e eficiência das operações.

    CATÁLOGO TÉCNICO

    Tenha em mãos um catálogo completo com características de materiais, modelos e especificações de projeto.