Válvula Globo

Válvula Globo

A válvula globo é uma válvula de bloqueio de movimento linear na qual o membro de fechamento é movido diretamente para dentro e para fora da sede. Normalmente, o membro é referido como um disco, independentemente da sua forma. A abertura do assento varia em proporção direta ao curso do disco. Essa relação proporcional entre a abertura da válvula globo e o curso do disco é ideal para tarefas que envolvem a regulação da taxa de fluxo. As válvulas globo são mais adequadas para controlar o fluxo e geralmente são empregadas em tubulações de pequeno porte.

O projeto da válvula globo requer duas mudanças na direção do fluxo e isso causa resistência nas linhas de líquido e considerável queda de pressão. A instalação da válvula globo é feita de forma que o fluxo suba pelo anel da sede e contra o fundo do disco. Isso evita o acúmulo de sujeira e detritos acima do disco.

As válvulas globo podem ser usadas para a maioria das tarefas encontradas em sistemas de tubulação de processo de manuseio de fluidos. Embora a válvula globo possa ser usada como válvula de bloqueio ou de isolamento, ela é projetada principalmente para regular o fluxo na posição parcialmente aberta, enquanto as válvulas de gaveta são projetadas para a posição totalmente aberta ou totalmente fechada.

Ao considerar a válvula globo para serviço de isolamento on-off, a seleção do projeto deve receber muita atenção porque é difícil manter uma vedação firme contra a forte força que empurra o disco. A válvula globo, em comparação com a válvula gaveta, tem um curso curto da haste entre as posições aberta e fechada, tem relativamente pouco desgaste e é mais fácil de consertar.

Vantagens e desvantagens da

VÁLVULA GLOBO

Vantagens

  • – Boa capacidade de desligamento.
  • – Capacidade de regulagem moderada a boa.
  • – Percurso mais curto da haste entre as posições aberta e fechada em comparação a uma válvula gaveta.
  • – Disponível em muitos padrões, cada um oferecendo recursos exclusivos.
  • – Fácil manutenção, pois os discos e assentos são prontamente recondicionados ou substituídos.

Desvantagens

  • – Alta queda de pressão ou perda de carga na passagem do fluxo.
  • – Válvulas globo de grande porte requerem energia considerável para operar e são especialmente barulhentas em aplicações de alta pressão.
  • – Grandes aberturas necessárias para a montagem do disco.
  • – Mais pesada do que outras válvulas com a mesma classificação de fluxo.

Formas e padrões da

VÁLVULA GLOBO

Existem três padrões de corpos primários ou modelo para válvulas globo, que são:

  • Padrão Reto (também conhecido como Padrão T)
  • Padrão Angular
  • Padrão Oblíquo (também conhecido como modelo Y)

Padrão Reto ou T

O projeto da válvula globo de corpo reto é o mais comum. A configuração horizontal da sede permite que a haste e o disco se desloquem perpendicularmente à direção do fluido. Devido à sua passagem de fluxo tortuoso, este projeto oferece a maior resistência ao fluxo entre todos os modelos disponíveis. Este projeto tem o menor coeficiente de fluxo e a maior queda de pressão. Elas são usadas na regulagem de serviços severos, como em linhas de desvio ao redor de uma válvula de controle. Válvulas globo de padrão reto também podem ser usadas em aplicações onde a queda de pressão não é uma grande preocupação e apenas o controle é necessário.

Padrão Angular

A válvula globo angular é uma modificação da válvula globo de corpo reto. As extremidades desta válvula globo estão em um ângulo de 90 graus e o fluxo ocorre com uma única volta de 90 graus.

Elas têm um coeficiente de fluxo ligeiramente mais baixo do que as válvulas globo padrão. São usadas ​​em aplicações que têm períodos de fluxo pulsante devido à sua capacidade de lidar com o efeito desse tipo de fluxo.

Padrão Oblíquo ou Y

O design do corpo da válvula globo em Y é uma alternativa para a queda de alta pressão, inerente às válvulas globo. A sede e a haste são anguladas em aproximadamente 45 graus, o que proporciona um caminho de fluxo mais reto na abertura total e oferece menor resistência ao fluxo.

Elas podem ser abertas por longos períodos sem erosão severa. São amplamente usadas ​​para controle de fluxo durante operações sazonais ou de inicialização. Podem ser úteis ​​para remover detritos quando usadas ​​em linhas de drenagem que normalmente ficam fechadas.

Além dessas principais Válvulas Globo, ainda podemos listar:

  • Aerodinâmicas: proporciona mínima perda de carga possível em condições mais severas.
  • Fundo de tanque: sua função é liberar e reter o produto.
  • Agulha: é recomendada para fazer um fino controle do fluxo.
  • Globo não retorno: bloqueia e protege o equipamento contra o fluxo reverso.

Projetos do disco da

VÁLVULA GLOBO

As válvulas globo são feitas em três modelos básicos de disco, que são:

  • Disco convencional (ou disco de bola)
  • Disco de composição
  • Disco Tipo Plug

Disco convencional ou disco de bola

O tipo de disco convencional é o tipo mais antigo de construção de disco e sede, feito de um disco de metal em forma de bola com uma conicidade curta que se encaixa contra uma sede de superfície plana no corpo. Este tipo de válvula globo é mais barata e popular em serviço de baixa pressão, onde não é necessário bloqueio severo.

É capaz de controlar o fluxo, mas é usado principalmente para interromper e iniciar o fluxo. Tal válvula, de preferência, deve ser usada totalmente aberta ou totalmente fechada com pouca modulação de fluxo, uma vez que o disco cônico curto está sujeito a forte erosão e trefilação. A sede e as superfícies do disco podem ser facilmente retificadas se não estiverem muito danificadas.

Disco de composição

O projeto do disco de composição usa um anel de inserção não metálico rígido. O anel de inserção cria um fechamento mais apertado. Os discos de composição são usados ​​principalmente em aplicações de vapor e água quente. Eles resistem à erosão e são suficientemente resilientes para fechar em partículas sólidas sem danificar a válvula. Os discos de composição são substituíveis.

A válvula globo com disco de composição é uma melhoria em relação ao disco convencional ou tipo esfera para muitos serviços, mas ainda não é adequada para fins de bloqueio. Vários tipos de discos de composição estão disponíveis, tornando esse tipo adaptável a muitos serviços diferentes. Esta válvula pode ser reparada de forma fácil e rápida e requer menos energia para se encaixar firmemente. Não é provável que partículas pequenas ou corpos estranhos causem danos, pois provavelmente se incrustarão no disco relativamente macio.

Disco tipo plug

O tipo plug ou válvula globo de disco é o melhor dos três tipos para regulagem e serviço pesado. O disco é um plug de metal afilado longo assentando em um cone que produz uma ampla superfície de assentamento. Esta superfície não é facilmente afetada por corpos estranhos ou trefilados e fornece fluxo total quando a válvula está totalmente aberta. A construção desta válvula permite a substituição fácil e rápida da sede e do disco, se necessário.

Áreas de aplicação da

VÁLVULA GLOBO

Como as válvulas globo oferecem um bom controle para regular o fluxo de líquido ou gás, elas geralmente são utilizadas em operações frequentes de abertura e fechamento de linhas, como acontece com a indústria de gás e petróleo, a qual exige um efetivo controle de vazão em qualquer nível desejado.

Conheça nossos

PRODUTOS DE VÁLVULA GLOBO

Artigos

RELACIONADOS

ENVIE SUA MENSAGEM

    Download

    MATERIAIS ÚTEIS

    GUIA COMPLETO DE ARMAZENAMENTO E CUIDADOS

    Antes mesmo de realizar a compra, entenda o processo no transporte e armazenamento até a instalação.

    EBOOK ATUADORES E CONTROLES

    A automação das válvulas melhora drasticamente o controle, precisão e eficiência das operações.

    CATÁLOGO TÉCNICO

    Tenha em mãos um catálogo completo com características de materiais, modelos e especificações de projeto.